Sabonete Dove Micelar – Resenha versões barra e líquida

0

O produto Dove Água Micelar

O produto está disponível em 2 versões: barra e líquida e atende ao uso para o rosto e para o corpo.

O apelo de marketing juntou, em um produto, 2 questões que estão em alta no momento: a água micelar (como produto em alta para limpeza facial) e o tema ‘stress’, questão do século.

Confesso que achei BEM confusa a junção dessas 2 coisas e fiquei alguns segundos intrigada no supermercado tentando entender o que seria um sabonete com proposta anti stress (o asterisco em cosmético sempre me faz arregalar o olho) e, logo abaixo, vir a palavra “micelar”.

O asterisco em anti-stress aparece no verso com a frase “Produto cosmético sem ação terapêutica”. Está em vermelho (cor que chama a atenção do cérebro) e a gente só tem uma luz no fim do túnel para entender o que “té tem a ver com né”, como se diz no popular, quando consegue INTERPRETAR no verso que a questão do anti-stress talvez esteja relacionada com a função de limpeza facial das micelas.

Entende o que quero dizer? Foi muita sopa de letra perdida…e olha que eu amo a linha de sabonetes da Dove, mas, de verdade… esse aí me ganhou pela curiosidade. Não pela promessa de resultado.

Mesmo achando um apelo de marketing meio confuso, comprei porque queria testar e resenhar pra vocês. Peguei um em barra e o líquido em refil, coloquei no carrinho e segui.

Embalagem

A versão líquida do sabonete Dove Micelar está disponível em 2 formatos: regular com tampa flip-top (250ml) e refil (200ml).

Americanas.com AQUI

A versão barra é o padrão Dove, com 90g

Americanas.com AQUI

Comprei a barra e a versão líquida em refil pelo simples fato de custar metade do preço da outra no supermercado aqui perto de casa e porque eu uso o sabonete líquido para a pia do banheiro e já tenho um porta-sabonete específico. Achei desnecessário, mas seguem as imagens para você, caso prefira a embalagem regular:

Americanas.com AQUI

Fragrância

Adorei a fragrância de ambos. É suave e não briga com perfumes ou cremes que a gente aplica depois. Não me remeteu a nada específico (herbal, frutas… nada) mas achei agradável.

Fórmula/ Composição

Pontos para leigos em Farmácia ou Fórmulas:

Há uma diferença clara na comunicação das 2 versões:

Enquanto a versão em barra enaltece o ¼ de creme hidratante (apelo de MKT desde sempre, na Dove), a versão líquida só fala em Nutrion Moisture, “uma combinação única de hidratantes e nutrientes naturais da pele”.

O que são micelas

Micelas são moléculas solúveis tanto em água quanto em óleo que possuem inteligência de grudar nas impurezas da pele (de sujeira, maquiagem e a oleosidade excessiva) e removê-las sem desregular o Ph da pele e sem irritar.

Leia também
Comprei e testei: água micelar Purified Skin da Neutrogena

Agora, quem entende cientificamente das fórmulas, sabe e explica que toda mistura de surfactantes que forme micelas pode ser chamada de micelar. Sendo assim, todos os sabonetes líquidos da marca são micelares. Entende porque achei que a marca forçou a barra no marketing?

Análise técnica fornecida pelo site Cabeleira em pé

Como principal surfactante, a Dove escolheu a famosa Cocamidopropyl Betaine, um surfactante anfótero, conhecido pela suavidade e que se popularizou muito nos últimos anos justamente por aliar essa delicadeza com um ótimo potencial de detergência.

Ingredientes Dove Água Micelar: Sabonete sem Sulfato para o corpo e rosto
O principal coadjuvante no grupo de limpadores do Dove Água Micelar sabonete é o Sodium Lauroyl Isethionate, um detergente aniônico conhecido pela boa capacidade de formar espuma e pela suavidade quando usado em barras syndet (sabonetes em barra sem sabão) e sabonetes líquidos. Esse surfactante faz parte de um blend estudado pela Unilever e aplicado a uma série de produtos da Dove.

Na questão hidratante, ainda temos duas substâncias higroscópicas: a Glicerina e o PPG-9.

Sobre NutriumMoisture

A marca esclarece que trata-se de uma combinação (blend) de hidratantes. Tecnicamente, reduz os danos à camada mais externa da epiderme, danos esses normalmente causados por produtos para limpeza.

Então, como resultado, esse complexo diminui o ressecamento da pele, o que nos leva a entender que também reduz a perda de água desta camada.

Aplicação

A habitual para um sabonete em barra ou líquido, tanto para quem prefere umedecer as mãos e aplicar sobre elas o produto ou para quem prefere uma esponja. Requer enxague.

Como é a versão líquida

Com a mão seca:

Com a mão umedecida e atrito entre as mãos por alguns segundos:

Como é a versão em barra

Avaliação e Resultados

Bom, vamos à sinceridade de sempre:

O Dove original é um sabonete que até dermatos recomendam com tranquilidade para limpeza facial. Logo, já temos um selo de qualidade tendencioso pra toda a linha.
Gostei muito, muito da fragrância e do sensorial de aplicação do produto nas duas versões ‘anti-stress micelar’, principalmente, porque saio do banho ou da lavagem das mãos na pia com uma sensação gostosa.

A pele fica limpinha sem aquela impressão de ficar esticada prestes a rachar, sabe?

Creio que será uma ótima pedida nos dias mais frios, já que muita gente não gosta da sensação pegajosa de vários hidratantes ou tem preguiça de usá-los e aí um produto que já tem promessa de hidratação é melhor do que nada.

Agora, não senti absolutamente nada de extraordinário, nem de micelar anti-stress. De verdade. Me senti muito vitiminha de marketing da marca que, na minha opinião, não tem a menor necessidade de apelar desse jeito para vender um produto.

A marca da Unilever já tem um branding super estabelecido, produtos com boa reputação no mercado… Para quê fazer isso com este produto, honestamente, não entendi mesmo.

Compro de novo porque curti a fragrância e estou considerando mais uma opção de ‘perfume’ da linha Dove, não pelos apelos de embalagem que, reforço, não achei bacana com o consumidor, mesmo adorando a linha Dove.

Encontrei bons preços (base de ref março/ 2020) online, nas Americanas.com .

Como curiosidade, já que minha pele é tratada permanentemente e não apresentava nenhuma anormalidade pré-teste para resenha de uso, trago uma imagem que está no Cabeleira em pé:

“Imagem de pele da perna de paciente branco com 27 anos participante de um dos estudos da Unilever. A primeira antes do uso de tecnologia semelhante ao sabonete Dove Água Micelar, a segunda imagem após a primeira semana de uso e a última imagem na terceira semana de uso”. Crédito da img cabelereiraempe.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here