Como vender melhor online: a importância do Branding e do MKT de conteúdo, na quarentena

0

Empreendedores que pensam rápido em soluções saem na frente neste momento econômico, por causa do Covid-19

Em cada livro de negócios há, ao menos, um grande empresário explicando sua história de sucesso. Nenhum deles conta um começo fácil ou um ‘céu de brigadeiro’ na carreira. Ao contrário. E, em épocas como a atual, é fácil ver quem realmente tem a visão empreendedora e a inteligência emocional para aproveitar uma situação de ‘crise’ e transformá-la em oportunidade.

Enquanto muita gente perde tempo nos grupos de WhastApp compartilhando teorias de conspiração sobre o vírus e aumentando ainda mais a pandemia psicológica, um outro grupo de empresários, com mente empreendedora, saiu na frente.

Estes empreendedores alteraram fluxos de negócios e modelos comerciais para seguir no atendimento a seus públicos com produtos e serviços, alavancam as vendas e ainda reforçam o branding e o pós-vendas das respectivas marcas.

Reforço de autoridade, MKT de conteúdo e valor agregado

A Lillas en Provence, das irmãs Lucia e Silvia Barros, é uma delas. A marca premium de loungewear e pijamas trabalha com o conceito de wellness (bem-estar) e pensou rapidamente em como seria possível reforçar a autoridade da marca nas redes para agregar valor aos clientes, neste período de quarentena.

Vamos começar a oferecer na Lillas algumas meditações e dicas de construção de felicidade em situações tão desafiadoras como a nossa atual

“Neste momento, estamos intensificando esse trabalho com o objetivo de levar conteúdo relevante de bem-estar para as pessoas, para ajudá-las a atravessarem esse momento de crise. Criamos o Pillow Talk e os Pillow Tips, conteúdos de bem-estar que a Lillas em Provence leva, gratuitamente, aos clientes no Instagram e no IGTV”, explica Lucia, sócia da marca.

Lucia também é escritora e pesquisadora na área de bem-estar, especialmente mindfulness e felicidade. Perceber o efeito desta parada brusca na rotina e compreender como as clientes da marca associam o conforto, a estadia em casa à necessidade de aproximação, foi vital para criar um modelo alternativo de negócios que favorecesse a ambos os lados.

“Vamos começar a oferecer na Lillas algumas meditações e dicas de construção de felicidade em situações tão desafiadoras como a nossa atual”, conta.

Crédito da imagem: IG da Lillas en Provence

Em paralelo ao reforço de autoridade, está investindo em campanhas de anúncios no Instagram, apresentando as peças. “Pensamos na gestante, também, um público bem importante para a Lillas, já que fazemos o enxoval para a gravidez e a fase de aleitamento materno”, diz Lucia.

Se interessou? Siga a Lillas em Provence no Instagram

Ofereça experiência, credibilidade e coloque-se no lugar no cliente

Outro empreendedor que foi rápido na estratégia comercial é Thiago Messias, da Magic Fest Brinquedos. A empresa, que está há 20 anos no segmento de aluguel de brinquedos infantis, é comandada por ele e pela esposa e tem know-how em brinquedos infláveis para festas infantis, comemorações e eventos corporativos.

Lidamos com o universo mágico de alegria e diversão e sabemos que os pais encontram pela frente um grande desafio

Desde o final de semana, Thiago não pensa apenas no gargalo das locações. Foi além. Ele se colocou no lugar dos pais que estão com crianças em casa na cidade de São Paulo e que, em algum momento, vão demonstrar incômodo com os mesmos brinquedos e sem área comum para diversificar atividades.

“Lidamos com o universo mágico, de alegria e diversão e sabemos que os responsáveis encontram pela frente um grande desafio, principalmente, para as famílias que moram em apartamento. As crianças, no primeiro momento, até acham incrível verem os responsáveis em casa, é tudo novo, diferente da rotina delas. Mas, em alguns dias, o cenário muda. Como eu sei? Sou pai!”, conta, descontraído.

O modelo de negócios da Magic Fest rapidamente mudou o set up de conteúdos digitais e o fluxo de atendimento. Thiago criou um segmento alternativo para esta fase, “Diversão em casa”.

“Providenciei brinquedos menores, que caibam em espaços pequenos como um quarto de apartamento, por exemplo, para que os responsáveis possam alugar por diárias. Assim, as crianças têm uma ‘novidade’, interagem e o tempo passa de forma mais leve”, conta Messias.

Crédito da imagem: Magic Fest Brinquedos

A Magic Fest que sempre teve reputação altíssima no nível de cuidado e manutenção dos brinquedos, inclusive no quesito higienização, duplicou esta etapa na montagem dos brinquedos, na casa dos clientes. “Já trabalhávamos com produtos Premium porque lidamos com crianças e isso era o correto a ser feito. Agora, duplicamos a fase de higienização, pós-montagem, para dar total segurança aos pais. Os brinquedos são entregues e retirados na casa do cliente para segurança de toda a família”.

Os pais podem contactar a Magic Fest para informações de valores e brinquedos disponíveis via número de WhastApp (11) 94517-0574 e os canais sociais da marca: Facebook e Instagram.

Comunicação como ferramenta de integração

Para finalizar esse artigo, vou deixar uma dica para você, a dica que eu mesma usei como Comunicadora e Estrategista Digital. Abri os stories no meu Instagram (@sitedacris), durante todo o período de quarentena, para que pequenos produtores e empreendedores possam ter uma vitrine a mais de seus produtos e serviços. Gratuitamente.

Quem é Creator (criador de conteúdo) capitaliza com as conhecidas publis institucionais ou comerciais em espaços como este site aqui e ferramentas sociais, como o Instagram, o Facebook ou o Youtube, por exemplo.

Sabendo da rasteira que muita gente levou logo agora, às vésperas do Dia das Mães, e com estoque parado por causa do cancelamento de eventos e bazares, pensei em como poderia usar a minha matéria-prima, minha comunicação e meus espaços, para ajudar a essa galera. Criei uma campanha no Instagram (post é esse aqui), #sitedacrisdivulga, e abri gratuitamente meu espaço nos stories e em um Destaque específico para a ação, chamado PUBLIAMOR.

Espero que com estas inspirações você também pense em alguma coisa bem bacana para promover ao seu público!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here