Higi&Lave: a empresa que é case de sucesso de empreendedorismo, em plena crise

0

Neste artigo você verá um case de sucesso de empreendedorismo e como um estrategista de MKT Digital levantou uma empresa do zero e, em menos de 2 semanas, recuperou o investimento todo e continua faturando. Em plena crise.

O criscardoso.com é uma multiplataforma que, em termos de conteúdo, toco absolutamente sozinha, você já sabe disso. Mas, tem um nome sobre o qual falo muito com vocês aqui, no IG e no canal, há 10 anos: Marcelo de Souza.

O Marcelo foi, por anos, meu mentor em Estratégia Digital. Muito do que sei sobre SEO, técnicas de estratégia e conhecimento de tecnologia para a minha marca deriva dos meus estudos com ele, somado à minha experiência de conteúdo, MKT e branding. Sabia escrever e criar campanha de MKT e posicionar marcas. Não entendia nada do que ele fazia. E foi ali, ano a ano, que nossos conhecimentos se completaram. Seguimos até hoje.

Hoje, ele ainda me dá suporte na parte estrutural do site, é quem atualiza as versões de template, avalia plug ins bacanas e a pessoa com quem troco muito conhecimento sobre internet e indicamos parcerias e clientes um ao outro. E é sobre esta vertente dele como Case de Sucesso em Empreendedorismo que falo com vocês, hoje.

Depois de anos atuando com Estratégia e Inteligência de internet em empresas, ele finalmente deu o passo e fundou a SearchPro. Tem absolutamente todas as certificações Google, domina como poucos estratégias de campanhas e ainda dá consultoria de negócios aos clientes, visando sempre o posicionamento digital de e-commerces e empresas.

Quando a pandemia ainda era uma ameaça por aqui mas já fato no exterior, o Marcelo me apresentou uma ideia que ele começava a estudar.

Era um business plan de um negócio novo, uma alternativa à Search Pro.

Ele estava receoso de que este novo momento levasse o negócio à uma possível retração de mercado o que impactaria, invariavelmente, os negócios dele. Se as marcas recuassem em vendas, o efeito dominó geraria uma diminuição na demanda estratégica de anúncios.

Marcelo, como sempre, viu lá na frente e não esperou a hipótese virar fato.

Ele me apresentava a Higi&Lave, empresa de Limpeza e Higienização de sofás, poltronas, colchões. O projeto que ele me mostrou pelo whatsapp veio como um típico produto empacotado, perfeitamente dentro da visão empreendedora que ele sempre teve com tudo: para atender a uma demanda reprimida de mercado.

“Cris, tem muita casa e muita empresa que está o caos com todo mundo junto; muitos estofados (sofá, poltrona, colchões) super sujos por causa do confinamento”.

Ele estudou o que o momento de mercado pedia, tratou rapidamente de estruturar o negócio de ponta a ponta e, em duas semanas, levantou a empresa.

Com investimento inicial de menos de 3mil reais, ele comprou o primeiro equipamento, devorou todos os cursos e e-books a respeito do serviço, conversou comigo sobre diferenças e peculiaridades de tecidos e treinou 2 pessoas.

Em quanto tempo? Três semanas.

Também me mandou para opinião as opções da ID (Identidade Visual) da empresa, em logomarca, cartão de visita, uniforme e crachá. Conversamos sobre o material que ele criaria, a partir de agora, tanto para os clientes como para outras parcerias.

Das duas pessoas treinadas, uma atua com ele em São Paulo, como assistente. A outra, está no sul, como Representante da primeira filial da empresa.

Em menos de 2 meses, a Higi&Lave já conta com um portfolio com 100% de satisfação em mais de 50 serviços realizados.

Investimento recuperado

Perguntei a ele em quanto tempo o investimento foi recuperado: 2 semanas. E, antes que eu fizesse a próxima pergunta, o Marcelo já falou “usei o dinheiro para comprar outro equipamento melhor ainda”.

Neste período, ele trabalhou de segunda à sexta-feira, estruturando os horários para conciliar os clientes da SearchPro com os atendimentos da Higi&Lave.

Como você pode se inspirar no sucesso da Higi&Lave

Ao longo deste artigo, algumas frases foram destacadas em bold e azul.

E fiz isso de propósito. Elas são a resposta a este tópico.

O caminho das pedras que o Marcelo percorreu (inclusive com as lições que eu retribuí a ele com o que sei de Comunicação Digital) está todo aqui.

  • Houve planejamento e estudo de mercado – estudo do que este momento de mercado pedia, sobre serviços;
  • Ele estruturou a empresa de ponta a ponta: estudou um setor que era 100% desconhecido para ele, confrontou tudo que aprendeu com o que sentia falta (pensou como cliente “qual é a minha dor, como cliente, aqui em casa?”) e, aí sim, criou a empresa dele;
  • Não pulou nenhuma etapa: nem a do serviço, nem a do conteúdo. Fez tudo, do zero: Comunicação, MKT digital, campanhas (usou o próprio know-how para ele, agora);
  • Treinou pessoas e foi a campo (outro erro que muitos empreendedores comentem quando colocam o dinheiro mas não querem sujar a mão no dia a dia e delegam tudo quando a empresa ainda precisa deles, na verdade);
  • Conversou com as pessoas, entendeu o que elas realmente buscavam e esperavam deste tipo de serviço. Ouviu clientes;
  • Aprimorou tudo que podia;
  • Não torrou o dinheiro comprando coisas. Reinvestiu no próprio negócio;
  • Coordenou horários para que o plano A não perdesse qualidade enquanto levantava o plano B;
  • Hoje, já emprega mais pessoas (pessoas que estavam desesperançosas e sem emprego devido à crise) e está em expansão em outras cidades, para filiais.

Se você chegou até aqui e se inspirou / interessou pelo negócio, sugiro bater um papo com o Marcelo por 2 motivos:

#1 O modelo de sucesso que ele adotou para alavancar uma empresa do zero, com investimento baixíssimo se comparado ao retorno financeiro obtido, pode ser ensinado a você. Ele tem expertise nisso.

#2 A Higi&Lave pode ser a franquia que você procurava como saída, aí, onde você vive.

A lição que a gente extrai do exemplo do Marcelo de Souza é bem clara: ou a gente olha o problema e se conforma com ele e entra pro coro da reclamação, ou, a gente olha o problema, e, rapidamente, procura formular soluções.

Ele foi pro segundo caso e, pelo andamento da coisa toda, deduzimos que tenha feito uma super escolha, certo?

Visite:

Site: Higi&Lave 
IG: Higi&Lave
Contato com o Marcelo para franquia: marcelosouza81@gmail.com

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here