Tudo sobre a técnica FOIL para TECIDO | Como fazer DETALHE METALIZADO na ROUPA

0
28
5/5 - (1 vote)

Se você reparou bem, muitas grifes seguem apostando na tendência dos metalizados para 2024 e, pouco a pouco, uma das técnicas gringas mais famosas para gerar o efeito nas roupas, chega ao Brasil: Foil Têxtil ou Foil para Tecidos.

Já conhecia a técnica por acompanhar o dia a dia do mercado e das tendências lá de fora (tenho dezenas de alunas no Ponto de Performance que são profissionais liberais e preciso estar em dia com o mercado para orientar a comunicação e o posicionamento de marca delas) e para ajudar em uma publicação na rede social, comentei explicando a técnica para uma seguidora.

Meu comentário tem interação todos os dias, já passou de 215… Então, decidi gravar um vídeo completo para o canal no youtube explicando tudo que você precisa saber sobre a técnica, materiais e onde comprar.

O que é Foil para tecido

Uma técnica para gerar o efeito metalizado total ou parcial em roupas que funciona por termoativação (calor). Pronuncia-se /fóioul/ (lembre-se de óleo).

Materiais para fazer Foil em tecido

Peças: como jeans e malha (camisetas) são as mais usadas por apresentarem uma ótima aderência da folha de foil ao tecido.

Folha de foil: A maioria dos revendedores comercializa o Foil como folha e você não precisa cobrir a peça inteira. Aliás, o charme do projeto é ter áreas com e sem a cobertura.

Cola específica para aplicação de foil no tecido: Não tente no ‘jeitinho’, compre a cola específica, tá?

Ferro de passar: A técnica funciona por termoativação.

Folha de papel manteiga ou tecido (como um lençol claro que você não usa mais): Há pessoas que mostro no vídeo que não usam nada e passam o ferro direto na folha do Foil. Não recomendo, principalmente, se você tem um ferro de passar para tudo.

Como fazer o efeito metalizado na roupa (foil em tecido)

  1. Estique a peça na mesa
  2. Aplique a cola na área em que você quer o efeito (no vídeo, explico como fica mais legal)
  3. Espero o ponto de mordência, quando a cola já começa a pegar no dedo e não está tão mole (siga a orientação do fabricante, conforme embalagem)
  4. Aplique a folha de foil com o lado metalizado para baixo (em contato com a cola)
  5. Passe para que a termoativação aconteça
  6. Puxe a parte plástica como se fosse um decalque das antigas.
  7. Sua peça esplêndida está pronta!

Pesquisa de fornecedores:

Foil para tecido na Amazon*: https://amzn.to/3uZgIbx

Kit para Foil em tecido no Mercado Livre: https://lista.mercadolivre.com.br/kit-foil-para-tecido

Assista o vídeo completo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui