Olha o bicho papão aí, Gente! Depois de falarmos sobre as características, os cuidados e a hidratação da pele madura (aqui) , chegamos em um dos fantasmas mais temidos pela geral: flacidez facial.
Flacidez por quê, Mon Dieu?
Nossa pele é o maior órgão do corpo humano e carrega memórias dos hábitos de saúde que mantivemos, além da carga genética e da nossa fisiologia.
Com a redução progressiva de colágeno e da elastina (ambos são fibras de sustentação), a pele fica enfraquecida e perde elasticidade, tônus e volume facial.
De um lado, temos clientes e pacientes e, de outro, a indústria cosmética e a medicina elaborando métodos mais avançados, com o intuito de reduzir esses efeitos naturais do tempo, mantendo a qualidade de vida.
É por isso que tantos produtos e tratamentos específicos com função de estimular nosso organismo na produção de colágeno e outras substâncias, são ricos em vitaminas A, B, C e E (e derivados), por exemplo.
Ressalto que não acredito em milagre externo se a gente seguir fingindo que água não faz falta “só hoje”, que protetor solar não faz falta “só hoje” e por aí vai. A conta todinha do ‘só hoje’ chega e vem alta.
Beleza, já entendemos que a matemática da pele não brinca em serviço. Então, quais cuidados podemos adotar para garantir uma firmeza de rosto saudável?
Massagem facial ajuda: Você faz? Temos pontos de drenagem na face, também e estimulá-los pode ajudar a desinchar bolsas, pálpebras, além de fortalecer a firmeza do rosto. Fora que é delicioso!
Cuidar mais da alimentação ajuda: Não é segredo e não é balela. Tudo que a gente vê do lado de fora é reflexo do que a gente manda pra dentro. Portanto, cuide da sua alimentação, preste atenção aos alimentos ricos em vitaminas e consulte seus médicos regularmente.
Hidratação ajuda: A hidratação pode (e deve) acontecer de 2 formas: a que a gente ingere (água, principalmente) e a de uso tópico. Como é que anda sua vida aí, hein?
E o Sol…
Sem hipocrisia, tá? Estou produzindo esta série em novembro e contando que nem criança esperando o dia do Papai Noel, para minha semana de recesso chegar e eu ficar estirada na minha piscina. Mas dá pra fazer tudo com moderação, em horários que façam meu corpo feliz e com protetor solar. Dá o dedinho aqui e vamos firmar um pacto! kkkkk.
Com o verão, lembre de ir a um dermato para avalie quais opções são melhores para o SEU tipo de rosto. Não deixa pra depois…Pense que se você cuidar agora, com ACOMPANHAMENTO, sua pele chega à idade madura com muito mais saúde.
Qual dos cuidados acima é seu ‘todo dia’?
Leia também:
Pele Madura: Características da pele madura
Pele Madura: Volume e Triângulo
Pele Madura: cuidados na preparação de pele
Pele Madura: cuidados na maquiagem dos olhos
Pele Madura: cuidados no iluminador e no contorno
Sempre digo aos “quatro aos cantos” quando me perguntam qual é o meu segredo para não aparentar meus quase 44 anos e sempre repito “bebo muita água”! Claro que existe uma infinidade de cuidados que faço desde novinha, mas resumindo escolhi a água porque é de graça e cura até doença! Rsrs
Concordo total com vc… aliás, não adianta besuntar o rosto de produto se a hidratação nº 1 que é a água que a gente toma não rolar…
Verdade temos que tomar muita água, pois nosso corpo inteiro grita por ela. Trabalhando e produzindo produtos voltados aos cuido da pele e do intestino ( fibras, colágenos e chás) sempre falo aos meus clientes e parceiros não adiante apenas tomar o colágeno e a fibra você precisa da água para fazer tudo funcionar. Até uma frase que usamos é ” A beleza que vem de dentro” se cuide internamente para refletir para fora.
Exatamente, Andreia! Concordo 100% com você! Beijo