Pele madura: maquiagem – olhos

0

Na sequência dos materiais da série #pelemaduraSitedaCris chegamos aos olhos.

Tudo que está no entorno dos olhos tem peso dobrado porque o contato visual é o primeiro que estabelecemos quando olhamos alguém. Portanto, a relevância da maquiagem dos olhos e das pálpebras inferiores (olheiras) também entra aí.

Olhos na pele madura

Os danadinhos de Tandera (quem via Thunder Cats?) são nossa área mais delicada, com pele muito fininha. Então, os cuidados na escolha de produtos e cores podem levantar ou nocaltear a maquiagem.

Não curto emplastar a região com primer nem corretivo como algumas pessoas sugerem. Se nas pálpebras mais lisas já tendem a acumular, imagine o efeito de um corretivo hidratante em uma pálpebra superior que pisca infinitas vezes ao dia.

A tendência é que tudo isso acumule nas marcas de expressão e nas dobras da pálpebra. Por melhor que seja a aplicação dos produtos, se você não tiver muita técnica, vai se aborrecer com o passar das horas. Sugiro testar, antes.

Malu Mader, rainha da maquiagem natural desde sempre!

Pó para selar os olhos – não gosto

Assim como expliquei minha defesa anti-pó (aqui) para o rosto, redobro o cuidado para os olhos.

O pó seja ele compacto ou solto tem função, claro que tem! E muita gente usa e adora. Mas não fica com o mesmo resultado em todos os tipos de pele e não deixa um aspecto de ‘tudo no lugar’ para todo mundo.

Aliás, conheço muito mais pessoas que reclamam do que pessoas que amam usar pó na maquiagem. Repito: escolha marcas de excelente reputação no mercado e TESTE EM VOCÊ porque nem tudo que fica bom na amiga casa conosco também.

Sombras

Viola Davis, esplêndida, na cerimônia do Emmy Awards 2019

Não sou a pessoa que vai dizer pra vc casar com a paleta dos tons neutros “porque colorido não fica bem para mulheres acima de 50 anos” e se você me acompanha no Youtube e no Instagram já sabe disso! A questão é apenas segurar a produção.

Trouxe um exemplo para ficar mais pé no chão a nossa conversa. Olhem só a Angie, do HotandFlashy em um dos vídeos dela, mostrando os resultados de um esfumado na parte inferior dos olhos:

Angie, do HotandFlashy

Não curto certo x errado, mas achei legal para vocês verem a diferença de efeito.

Se a gente sai rezando a cartela geral do “esfuma e abre no canto externo” em qualquer formato de olho, o resultado pode ficar como o que a Angie mostrou nela, como errado (esquerdo no vídeo). Um formato de olho que cai um pouco na parte externa e que ainda por cima tem um esfumado carregado para fora, tende a pesar pra baixo.

Portanto, se a sua intenção é a de gerar o efeito lifting, fazer como a Angie fez na imagem da direita no vídeo, é a mais interessante.

Agora, vamos falar de técnica: para efeitos de conhecimento, sombras cintilantes e as opacas muito escuras tendem a gerar um resultado que não agrada à maioria das pessoas de pele madura. As muito escuras são sempre a orientação para quem quer gerar profundidade no canto externo e disfarçar pálpebra caída, mas pedem uma atenção especial em esfumados em pele madura, exatamente para não gerarem o efeito contrário e pesar mais do que ajudar.

Delineados

Sou do time que prefere delinear os olhos e não tenho problema em não usar o delineador convencional (gel ou caneta).

Quando quero um delineado mais suave para maquiagens de dia, por exemplo, uso um pincel bem fininho e faço um traço igualzinho faria com o delineador, só que com sombra. Adoro e fica lindo! Conforme falei nos stories (rola muita dica por lá, então me segue no @sitedacris)

Se seu traço não ficar ultra retinho com o delineador (tanto pela firmeza das mãos como a flacidez da pálpebra), teste um traço mais fininho com sombra, mais rente aos cílios. Dá o efeito de olho contornado sem pesar, sem deixar o olho com jeitinho de triste.

Sobre marrom ou preto pro delineado: com qual cor você se sente mais você? Estou numa vibe mais marrom…

Leia também

Pele Madura: Características da pele madura
Pele Madura: Flacidez na pele madura
Pele Madura: Volume e Triângulo
Pele Madura: cuidados na preparação de pele
Pele Madura: cuidados no iluminador e no contorno

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here