Pele madura: iluminador e contorno

0

Chegamos ao 6º e último post da série #pelemaduraSitedaCris com o segundo tema mais pedido (o primeiro era olhos e está neste post aqui, pra você que chegou agora). Os links da série completa estão no final deste texto.

O princípio de luz e sombra

Na maquiagem o princípio de luz e sombra é implacável: tudo que a gente quiser ressaltar a gente ilumina. Tudo que a gente quiser esconder, disfarçar, jogar pra trás, a gente escurece.

Com qualquer cor? Não

Artifícios de luz e sombra surgiram para devolver à face as sombras o brilho naturais, teoricamente, removidos ou reduzidos ao aplicarmos a base.

Ainda que tenha sido pelas mãos de Kim Kardashian e seu maquiador que estas técnicas ganharam mundo, ambas pinturas já existem desde a década de 50 quando a TV colorida nasceu.

Até então, com a TV P&B, a coisa era bem menos engenhosa: tacavam pancake na carita da galera e buenas.

Quando a televisão ficou colorida, percebeu-se a necessidade urgente de pintar o rosto considerando as 3 dimensões e foi aí que a indústria cosmética sambou nos 30 para nunca mais parar…

O equívoco dos excessos

As técnicas de luz e sombra não foram criadas para as ruas. Foras criadas para set de filmagem, estúdios de foto e vídeos. Ou seja: foram criadas para reagir à luz artificial. Mas o mundo todo começou a apelar tanto para iluminadores e contornos (sim, Kim – a rainha que herdou o toque de Midas- contribuiu muito pra isso) que não demorou nada para vermos a última década como a década das chineladas no rosto: pessoas errando a mão na intensidade, forçando as cores em tiras e jogando ladeira abaixo o glamour das sutilezas…kkkkkk

O chique é…

O chique de iluminar e contornar é exatamente não deixar claro que tem iluminador e contorno ali… é devolver as formas ao rosto só ressaltando beleza e não deixando a mulherada como a abertura do Fantástico, quem lembra do “Olhe bem, preste atenção…”?

Os iluminadores e os contornos

Tanto iluminadores como contorno existem em várias versões no mercado: líquidos, cremosos, em bastão, compactos.

Para peles com muitos poros abertos ou marcas de linhas mais ressaltadas, é importante não seguir cartilha do “tem que ser”. TESTE os tipos para sentir o que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

Pele linda e sofisticada: contorno e iluminação aplicados, sem marcações (foto mdemulher)

Iluminadores

Via de regra, a tecnologia do iluminador compacto me agrada muito mais do que os demais. Ao contrário do pó compacto, o iluminador compacto espalha muito bem e não marca nada. Deixa uma luminosidade sofisticada e interessante.

Testei iluminadores líquidos diretamente na pele, não gostei muito do resultado para mim. Marcaram poros e realçaram as linhas do canto externo. Ou seja: me senti com maquiagem de caracterização de uns 20 anos a mais… Quando misturei com o hidratante e aplique com batidinhas, o efeito foi muito mais legal.  Tem vídeo sobre isso, aqui

A fórmula do iluminador interfere muito no resultado. Os mais antigos têm pigmento grande, parecem que são o creme/ a pasta com purpurinas… Os mais modernos já trazem o efeito luminoso bem chique e sutil e são esses que eu recomendo para você.

Se você não se sentir muito confortável com o produto, há opções como o corretivo que já faz esta primeira camada de luminosidade, como é o caso do Age Rewind, da Maybelline. Sou muito fã deste produto e uso demais (deixei o link das americanas.com porque lá sempre rolam excelentes preços do produto).

Um dos meus corretivos favoritos, o Age Rewind tem efeito de luminosidade e já alivia muito marcas e linhas de expressão.

Como aplicar iluminador em pele madura

A direção vai conforme o formato de rosto tanto para o iluminador como para o contorno, mas temos lugares em comum na face como o topo da maçã, por exemplo. Meu formato de rosto não pede aquele C em volta dos olhos, mas gosto de iluminar queixo e o ‘arco do cupido’ na boca, além do alto da maçã.

Imagens gerais que rolam na internet sobre pontos de contorno e iluminação

Pelos exemplos acima, temos uma ideia geral (que é melhor do que nada) dos pontos de luz e sombra. Acontece que cada formato de rosto tem sombra e luz em pontos específicos. Como falei acima, meu rosto é diamante (eu achava que era triângulo invertido e a @isabelabassimakeup que é especialista em visagismo me mostrou outra possibilidade). Se eu faço o contorno nos moldes gerais, afino ainda mais meu rosto em uma área desnecessária, o que daria um efeito óptico desforme.

Dica aqui vale para todos os formatos de rosto com pele madura:

Se você se incomoda com rugas, flacidez e linhas de expressão, não suba tanto com o iluminador a ponto dele passar em cima dessas marcas porque, com o passar das horas e a transpiração natural da sua pele, os resíduos vão acumular nas linhas.

Contorno

A variação de cores hoje em dia já atende a muitos subtons de pele. O mais legal aqui é você escolher o tom que suba até 2 acima do seu tom de pele, é um guia para evitar que você escolha uma cor escura demais e que seja difícil de dissolver…

Cliente maquiada pela Amanda Pastore, no Youtube

Como aplicar

Assim como o iluminador, a direção de aplicação varia conforme seu formato de rosto. Se você achar complexo usar uma cor específica, uma ideia que dou é testar uma base mais escura no lugar do iluminador e com auxílio de uma esponja, você aplica nas regiões certas que quer gerar profundidade. Ficará bem natural.

E assim chegamos ao final desta série #pelemadurasitedacris com todos os pedidos de pauta atendidos. Comente, compartilhe e mande sugestões para nossos próximos posts! Espero que tenham aproveitado bastante. Se você chegou por aqui agora, me segue no IG, no Youtube e no Spotify e Soundcloud

Leia também

Pele Madura: Características da pele madura
Pele Madura: Flacidez na pele madura
Pele Madura: Volume e Triângulo
Pele Madura: cuidados na preparação de pele
Pele Madura: cuidados na maquiagem dos olhos

* Este post não é patrocinado. Alguns links são afiliados de marcas e lojas parceiras, ou seja; comprando algum produto por estes links, o blog recebe uma pequena comissão. Você contribui com a continuidade dos nossos conteúdos gratuitos e te agradeço demais por isso! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here