Pele madura: hidratação, cuidados e características

1

Não sou muito adepta – e vocês sabem – das categorizações que enfiam pessoas em faixas e condições de corpo/ pele por causa do bendito número do RG. Já vi tantas, mas tantas peles na casa dos 20 mais detonadas do que peles na casa dos 40 que, sinceramente, não sou mais influenciada por categoria de pele x idade.

A tendência é a de que nosso corpo ‘gaste’ firmeza, tônus e hidratação no passar das décadas. Por isso, efetivamente, os especialistas considerem ‘pele madura’ a pele que, cronologicamente, está na casa dos 45 anos em diante.

E como este tema foi o mais pedido por vocês nos stories e no canal do youtube começamos aqui a série sobre Pele Madura. Antes de entrarmos em maquiagem e truques, a gente precisa entender como é que a nossa pele chegou ao estado atual, quais são os cuidados que podemos tomar para garantir saúde e hidratação e, acima de tudo, gente, entender que há beleza em qualquer número de RG.

Tudo junto e misturado = qualidade da pele

A qualidade da pele não depende exclusivamente da faixa etária, mas de um complexo que envolve: estilo de vida (fumante/ não fumante), qualidade de sono (estou lascada), exercícios, alimentação (saudável ou não), hidratação (água), cuidados na rotina diária (cosméticos e filtro solar) e genética, claro.

O fato é que sim, o passar das décadas traz transformações ao nosso corpo, sejamos homens ou mulheres. E estas transformações, se não cuidadas, acentuam mais ainda o estado de degradação das fibras de colágeno, levando ao surgimento de flacidez, perda de viço da pele e a formação de rugas e de vincos que acontecem pela quebra celular. Embora todo o corpo sinta as mudanças, é o rosto que mais chama a atenção de muitas pessoas.

Meu objetivo é diminuir essa neurose com tudo que é ‘anti-aging’ como se viver fosse ruim e o passar do tempo fosse uma catástrofe. Não é. Isso é uma falácia.

Os produtos anti-aging existem para trazer qualidade à pele, para que ela envelheça com o máximo de saúde possível, lembrando que não é de nenhum cosmético a responsabilidade que começa dentro de nós, com tudo que ingerimos e vivemos. Produtos de uso tópico ajudam mas todos os pontos que abordamos acima são os principais para que o trabalho dos cosméticos e de qualquer procedimento estético aconteça a contento.

Rugas e linhas de expressão

Dentre tantas substâncias maravilhosas, nosso corpo também produz colágeno e ácido hialurônico. Conforme as décadas de vida passam, essa produção decai gerando o comprometimento da elasticidade – que responde ao movimento e à musculatura facial – e a plasticidade, que é responsável pela mecânica de voltar ao estado inicial do movimento da pele. O resultado disso somado às marcas que nossa feição tem por natureza é a ruga.

O estilo de vida pode acentuar o aparecimento precoce das rugas assim como os cuidados com a proteção solar e o uso de cosméticos com supervisão de especialistas podem retardar o surgimento delas e garantir um envelhecimento saudável da pele. Você já deve ter notado pessoas que, mesmo idosas, na casa dos 70, 80 anos, apresentam uma condição de pele de dar inveja a muitas pessoas de 50 anos, certo?

Manchas

As manchas são um dos primeiros sintomas que indicam o envelhecimento da nossa pele. Em peles ‘maduras’, as manchas podem surgir como consequência do excesso de exposição ao sol sem proteção. Elas têm um nome: melanoses solares e aparecem nos lugares em que a gente realmente mais fica exposto: rosto, ombros, mãos e colo, por exemplo. Devem ser acompanhadas de perto e por especialistas em Dermatologia.

Como prevenir manchas de sol

Filtro solar. E, ao contrário do que muita gente acredita, inclusive em dias nublados ou chuvosos. Encare o filtro solar como a rotina de escovar os dentes. Já que o tema é a ‘pele madura’, imagine que ela fica muito mais exposta às consequências causadas pelos danos da radiação solar. Ou seja: se a área já está com deficiência de produção de substâncias como o colágeno e com propensão à ruga e flacidez, por exemplo, nosso cuidado deve ser redobrado para restabelecermos o equilíbrio na saúde da nossa pele.

Leia também:

Pele Madura: Características da pele madura
Pele Madura: Flacidez na pele madura
Pele Madura: cuidados na preparação de pele
Pele Madura: cuidados na maquiagem dos olhos
Pele Madura: cuidados no iluminador e no contorno

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here