Carmen Dell´Orefice: sem tempo para envelhecer

0

Carmen Dell´Orefice acaba de entrar para o Guinness Book como a modelo com mais tempo de carreira no mundo. Aos 84 anos.

Quando bati o olho no texto do MdeMulher contando a história dela, eu fiquei bom minutos refletindo sobre isso.

É, eu sou a pessoa aqui no blog que esquece o ano em que nasceu (já fiz isso várias vezes), sou também a que detesta classificar pessoas por idade ou peso e sou a que prefere mil vezes usar o que a ideia sugere ao que é ‘devido’, a não ser em situações óbvias de dresscode mandatório.

Então, ler um artigo de uma senhora que, aos 84 anos, está ativa no mercado de trabalho fez pensar em muitas coisas. Lembrei de uma frase que a minha mãe sempre me diz: ‘a idade das pessoas está na cabeça, Filha’. Lembrei de pessoas (homens e mulheres) que, pelo simples fato de terem chegado aos 40, já incorporam a carapuça da meia idade com discursos como “Não tenho mais idade para vestir isso ou aquilo” ou o “Depois de certa idade…”.

A gente vive diariamente para perpetuar uma juventude e não vou sair com a frase gasta de que “a sociedade cobra (ou impõe padrões…) porque a sociedade não é deidade.

A sociedade é um “grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum; coletividade”, ou seja; um coletivo formado por mim, por você e por todas as outras pessoas.

Somos nós que classificamos o que é ‘certo ou errado’ que uma pessoa vista, somos nós que determinamos que ‘tal lugar é pra gente nova’ e, assim por diante. Somos nós que nos encarceramos e matamos sonhos, objetivos e anseios.

Carmen foi descoberta aos 13 anos pela esposa do fotógrafo Herman Landschoff quando ia para a aula de ballet, em Nova Iorque.

Aos 15, estrelava a capa da Vogue americana. Criada pela mãe, Carmen passou apuros financeiros quando nova e tinha uma situação de vida bem difícil porque, naquela época, ser modelo não era o bastante para sustentar a ela e sua mãe. Mas a moça persistiu.

Em 1978, após seu terceiro divórcio, ela voltou a modelar e não parou mais.

CarmenDO_1957_Oct_Bazaar_Dior_R

Carmen Dell´Orefice, 1957, clicada por Richard Avedon para edição da Bazaar / Paris

carmen-dell-orefice-81

Aos 81 anos e ainda modelando

carmen-dell-orefice-83a

Desfile aos 83 anos

Carmen-DellOrefice-2-DFW-Creative-PR

Ela não esconde as cirurgias plásticas que fez e diz que “Sempre há uma coisinha aqui ou ou outra ali para arrumar” mas declarou em entrevista que a estética não é tudo: tanto o corpo quanto a mente precisam estar em “forma”. Achei muito material dela retocado de photoshop e, por incrível que pareça, foram as fotos sem retoque que mais curti:

Alberta Ferretti: Pitti Immagine Uomo 79

Aos 81 anos, em Florence/ Itália

attends the Sherri Hill fashion show during Mercedes-Benz Fashion Week Fall 2015 at The Plaza on February 19, 2015 in New York City.

Aos 83 anos (2015), na Semana de Moda de NY

Entrevista que Carmen concedeu à Aline Pimentel, colaboradora da Harper’s Bazaar Brasil em NY (maio/ 2015):

Belo exemplo de vida para todos nós…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here