Futurismo é uma das tendências mais fortes da moda do momento e isso é bem compreensível – para não dizer óbvio, mas, para não cairmos em ciladas de compras desnecessárias, quanto mais entendermos conceitos e juntarmos ao nosso estilo e armário, melhor.
Se juntamos a função principal da moda que é a de retratar épocas traduzindo-as em expressões por cores e formas e somamos a isso ao que vivemos no dia a dia contemporâneo (inovação em tecnologias e muito uso do termo… futurismo) claramente entendemos porque os elementos metalizados voltam com tanta força.
As chamadas macrotendências duram bem mais que as microtendências (leia aqui) e com o futurismo não deve ser diferente. Para onde quer que a gente olhe, ou lê ou ouve sobre metaverso, IA (Inteligência Artificial) ou Realidade Aumentada.
O futurismo e como tudo isso se encaixa na moda
Assim como sempre vimos retratados nos filmes de ficção científica, o futurismo é expresso em metalizados, texturas, novas surpresas têxteis – como os tecidos que mudam de cor e até a roupa construída ‘ no corpo’ como rolou recentemente, em uma apresentação fashion.
De uma forma ou outra, ele também fala em ‘camadas’ e essas camadas furta-cor chamam outra memória, as escamas que, por sua vez, chamam as sereias.
Para dar aquela força extra, um tipo de pele (técnica de maquiagem) viralizou geral no Tik Tok: a mermaid skin, produzida com mais brilho e mais glitter em um shimmer muito, mas muito fininho (um iluminador em micropartículas) que deixa um aspecto glow molhado (daí o mermaid) como a pele da sereia é retratada desde sempre.
Inclusive, quem acompanha tendências de beleza já teve ter visto que uma das apostas de cor para o ano é o ruivo. Nenhuma semelhança é apenas mera coincidência.
A onda dos metalizados não é deste ano.
Ela já vem há pelo menos 2 anos em acessórios e looks nas grifes mais antenadas mas está mais em alta, está com mais força e é garantida pelas empresas de tendências para 2024 também.
No canal, converso mais sobre isso com você: