O que são macrotendência e microtendência

0

Há duas épocas no ano em que a gente ouve muito falar sobre ‘tendências’: na divulgação das temporadas primavera-verão e outono-inverno.

No meio das novidades que as grifes começam a emplacar nas vitrines, nos e-commmerces e nas divulgações das redes sociais, estão as macro e as micro-tendências ou, simplesmente, tendências.

O que é uma tendência

Já conversamos sobre a minha definição de moda, certo? Uma forma imagética de retratar momentos, posicionamentos sócio-culturais e história, por cores e formas.

A palavra tendência vem do verbo “tender” a alguma coisa.

Tendência é o termo para o que estamos propensos a aderir, escolher.

Embora muitas áreas tenham absorvido o verbo para o uso no tempo presente (inclusive birôs de Cool Hunting), uma tendência não se refere a algo já estabelecido, mas algo que tende a ser (futuro).

Quando um item, como por exemplo, a pantacourt, emplaca e ganha as ruas e o uso de coletivos, ela torna-se uma peça ESTABELECIDA, não mais uma tendência.

Tendência é o termo para o que estamos propensos a aderir, escolher. São previsões do que nós, consumidores, possivelmente escolheremos para vestir ou comprar. No fio condutor dessa definição, existem os comportamentos que todos nós – indivíduos – formamos, quando vivemos em grupos.

As ações de coletivos ao redor de todo o mundo frente às circunstâncias de vida abastecem e geram, simultaneamente, novos acontecimentos. Também endossam a comunicação globalizada totalmente online e real time, enriquecendo o estudo das macrotendências.

Macrotendências

Macrotendências são referências globais, são as identificações e os posicionamentos de comportamento que geram grande impacto na sociedade e apontam caminhos de transformação. São a análise de grandes movimentos ou correntes socioculturais que nos influenciam por um período mais longo.

Além de representarem posicionamentos de comportamento, as macrotendências apontam e norteiam toda a cadeia da moda quanto à produção para o consumo, ou seja; impactam diretamente na criação de novos produtos.

Com uma duração de cerca de 10 anos, esses caminhos de transformação refletem em tudo: no consumo e na moda (enquanto expressão do vestir-se como código imagético), na economia, na música, na literatura, nas artes, na decoração, na arquitetura…

Falando especificamente da moda, as macrotendências são o pilar para todo o segmento porque delas derivam as as estratégias e diretrizes das microtendências.

Quem determina o que são ou serão as macrotendências de um determinado período?

De alguns anos para cá, começou-se a falar de uma nova profissão: o Cool Hunting ou caçador de tendências.

Birôs no mundo todo possuem especialistas que analisam absolutamente tudo: comportamentos em redes sociais, pessoas e grupos nas ruas, nas instituições de ensino. A partir de todas as análises comportamentais, estes profissionais conseguem estimar o que será tendência para os próximos 2, 3 anos. Eles sempre trabalham para frente. Embora seja um nome ‘novo’, a profissão de análise existe há muito tempo…

Macrotendências atuais

No momento atual, são alguns exemplos de macrotendências: tecnologia, sustentabilidade e movimentos como o no gender (sem gênero) e o feminismo.

As macrotendências dependem de gente, de vida. Elas se formam pelos comportamentos que nós – indivíduos – temos, escolhas que fazemos. Delas e por elas extrai-se material de análise para as definições das próximas tendências.

Tendências ou Microtendências

Microtendências são mudanças que exercem influência sobre a sociedade no dia a dia. São a forma mais palpável e mais comercial de apresentar as macrotendências ao público-alvo consumidor. Com duração inferior às macrotendências, microtendências tendem a ter um ciclo de cerca de 3 a 5 anos.

Microtendências ou tendências podem ser roupa, acessórios como calçados, bolsas, cintos, bijoux, óculos… podem ser os tipos de material e os formatos atuais no gosto de determinados públicos.

No desmembramento das macrotendências, as microtendências são o raciocínio que movimenta a indústria da moda e que cria a conexão com nossos gostos de compra.

Microtendências atuais

O metalizado, a pantacourt, o veludo, a calça cargo, tramas naturais etc.

Confira as 20 tendências para o inverno 2020

Moda: 20 tendências de inverno 2020

Laços
Gola
Babados
Manga bufante
Transparências & lingerie
Bolsos
Trench coat
Calça cargo
Saia com camadas
Saia midi
Militar
Plissado
Calça elástico
Metalizados
Vinil
Couro colorido
Tricô
Xadrez
Jeans com pesponto colorido

* Este post não é patrocinado. Alguns links são afiliados de marcas e lojas parceiras, ou seja; comprando algum produto por estes links, o blog recebe uma pequena comissão. Você contribui com a continuidade dos nossos conteúdos gratuitos e te agradeço demais por isso! 😉

Crédito da imagens: portal Who, What, Weart

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here