Pergunta super comum que a gente sempre ouve: afinal, existe diferença entre deck de tarô e oráculo? Sim, existe.
A confusão não acontece à toa. Em termos gerais, o tarô é considerado uma espécie de oráculo, assim como as Runas e qualquer ferramenta que forneça previsão de informações.
Mas, se falamos em deck (baralho), o Tarô e o Oráculo são diferentes entre si, sim.
Tarô
O deck de Tarô obedece os 2 segmentos de Arcanos Maiores e Arcanos Menores e, via de regra, o número de 78 cartas. As leituras (tiragem) podem funcionar por esquemas diferentes, de acordo com cada tarólogo e as cartas se complementam para uma informação mais definida.
Confira diversas opções de tarôs aqui (uso a Amazon como referência de links)
Oráculo
O deck de um Oráculo (ou seja, o baralho em si), não tem um número pré-definido de cartas e pode variar em vários aspectos. As leituras de Oráculos podem escolher, intuitivamente, 1 carta que trará a orientação, o conselho, para determinada pergunta/ situação.
Ultimamente, a quantidade de decks de oráculos tem crescido demais, no mundo todo. São variações de temas, ilustrações e formatos desde cartas bem pequenininhas até grandes grandes, maiores do que a palma de uma das mãos.
Confira diversas opções de oráculos aqui (uso a Amazon como referência de links)
Como já temos material aqui falando de tarô e toda segunda-feira subo no canal um vídeo “Energia da Semana”, preferi trazer hoje 3 oráculos que estão na minha mira para adquirir, neste conceito de baralho fantástico:
Beautiful Creatures Tarot (Inglês)
Nesta versão mais recente de Beautiful Creatures Tarot, contamos com 80 cartas (incluindo 2 cartas ‘selvagens’ extras e 4 imagens novas) representando criaturas míticas e lendárias.
Eu sou apaixonada por este tipo de ilustração que lembra desenhos japoneses, e são cheias de cor e detalhes, olha só que linda:
Beautiful Creatures Tarot (Inglês)
The Faerytale Oracle: An Enchanted Oracle of Initiation, Mystery & Destiny
Inspirado nas tradições dos contos de fadas, The Faerytale Oracle revela os significados e lições por trás de histórias como The Little Match Girl, Bela Adormecida, Cinderela, e Hansel e Gretel. Ilustrado por Jasmine Becket-Griffith e escrito por Lucy Cavendish, The Faerytale Oracle é um baralho de grande profundidade e beleza:
Clique na imagem para ver mais informações e comprar o seu
Oracle of the Shapeshifters
A terceira sugestão de hoje, dentro da linha de baralhos mágicos é Oracle of the Shapeshifters. São 45 cartas acompanhadas de um guia de 176 páginas, de Lucy Cavendish, revelando a história, lendas e a magia dos metamorfos – incluindo spreads práticos para leituras precisas. As ilustrações também são de Jasmine Becket-Griffith:
Você já tem algum desses ou outras sugestões de Oráculos? Conta pra gente!