Subi o vídeo com meu suco verde – nível hiper ultra iniciante (aqui) e prometi colocar aqui no blog os benefícios da couve, o principal ingrediente que usei como base do suco.
Minerais da couve
A couve (também chamada de couve-manteiga) é um vegetal rico em minerais tanto nas folhas quanto nos caules. Ela contém complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina. Também nos traz cálcio (ótimo para os ossos), ferro, fósforo, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco. É também fonte de vitamina E e proteína.
Benefícios da couve
A couve apresenta teor calórico muito baixo e é rica em ômega-3, fibras, antioxidantes e nas vitaminas que falamos acima.
Os especialistas em Nutrição dizem que a couve ajuda na melhora das funções do nosso organismo e na prevenção de várias doenças. Na pesquisa que fiz, li que a couve foi usada na Grécia e Egito antigo como medicamento para tratar problemas estomacais e indisposição física.
Fibras – Na hora de produzir o vídeo, encontrei opiniões que eram a favor e outras contra tomar o suco sem coar. Isto porque as fibras melhoram o trânsito intestinal (ajudam a evitar a prisão de ventre) mas os nutrientes do suco ficam presos às fibras vegetais e nosso organismo acaba não aproveitando tão bem assim a maioria deles. Sinceramente, tomo com ou sem coar.
Emagrecimento – Li também que a couve contribui para evitar o acúmulo de lipídeos no corpo, possui ação anti-inflamatória, antibiótica e é um anti-irritante natural, o que é fantástico para tratar gastrite e úlceras.
Sendo rica em antioxidantes, combate a ação dos radicais livres no organismo (auxilia na prevenção ao envelhecimento precoce da pele e até o desenvolvimento de tumores), reduz o inchaço e diminui o surgimento de acnes.
Tem mais cálcio do que o leite (não sabia disso), o que é fantástico para os ossos e para os dentes. Tem mais ferro que muitas carnes, o que ajuda a renovação celular e no transporte do oxigênio no sangue.
O magnésio, fósforo e selênio auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, na regulação da pressão arterial e no controle da contração dos músculos;
Como usar a couve
No vídeo, mostrei o uso da couve em suco, mas podemos consumi-la de várias maneiras: crua, cozida e como ingredientes de receitas de omeletes e tortas.
Lá em casa, meu pai sempre nos estimulou a consumir os vegetais o mais natural possível (crus), para aproveitarmos melhor os nutrientes. Se você evita a formação de gases, o consumo de 100g por dia já é o ideal.
Também pesquisei que as folhas amarelas indicam que a couve está imprópria para consumo.
Se você quiser uma receitinha bem fácil de suco verde, é só dar o play e se inscreva no canal: https://youtu.be/7Vo3_HZkARA
Fontes de pesquisa:
Beleza e Saúde
AtivoSaúde