Os modelos do breezy dress fizeram a festa no verão americano e europeu e, pelo que vemos, não será diferente por aqui.
O que é Breezy Dress
Na tradução literal, breezy significa alegria. Levando o termo inglês para o segmento fashion, falamos de vestidos fluidos, volumosos, com um toque boho chique nada clichê. Na maioria das marcas, o breezy vem ao mercado com babados e com múltiplas cores.
Fiquei apaixonada pelo estilo dos vestidos acima da La Chocolê, marca aqui de SP
Sempre relembro a vocês uma info bem importante (porque tem gente nova por aqui todos os dias): quando as microtendências apontadas no hemisfério norte são absorvidas por marcas nacionais, a gente não pode perder o foco da ‘leitura’ e das adaptações que as marcas brasileiras fazem, considerando, fundamentalmente, 2 aspectos: conceito de marca e perfil de público.
É por isso que a gente sente uma diferença grande no volume que a maioria das marcas gringas aplicou para o breezy dress do verão passado (já estão no outono a caminho do inverno, ao contrário de nós) em relação ao que nossas marcas estão começando a apresentar em vitrines e catálogos. Olha só (captações Pinterest):
Emplaca geral no Brasil?
Vou arriscar um palpite, tá? Para quem curte moda e não se importa tanto com cintura marcada e proporções mais volumosas, será um senhor aliado para os dias mais quentes.
Agora, sabemos: a brasileira em geral tem cultura de corpo mais marcado, volume de tecido que, se não é mais para justo, chega a um ‘reto’ sem excessos. Talvez por conhecerem tanto os gostos da maioria das brasileiras, a gente já nota que o breezy brasuca de fato, tem menos volume de tecido.
Sou bem suspeita, tenho 3 que nem são desta temporada e os uso demais! Mas, gosto desse lego que a moda propõe e não me sinto desconfortável porque a cintura não está enfatizada no look, assim como não ligo a mínima de usar o longo com rasteira, como já mostrei no IG para vocês.
Alturas do breezy dress verão 2021
Vemos 3: os mais curtos, os de comprimento midi e os longos.
Modelo azul, no site da Dafiti, AQUI
Vestido midi, no site da C&A, AQUI
Modelo longo, em seda, no site da ABrand, AQUI
Tecidos
Falamos de Brasil, né, Showzinho… País que, em muitas cidades, o calor de janeiro é digno de fritar ovo em calçada. Logo, dê preferência para os tecidos de fibras naturais e que permitam que sua pele respire, por favor, como o algodão, o linho e a viscose, por exemplo.
De olho na etiqueta de composição
E, caso o seu vestido tenha forro, o mesmo lembrete: cheque a etiqueta de composição porque não adianta nada a marca usar como chamariz um super tecido e o forro ser aquele horror que faz as gotas de suor descerem perna abaixo ou pelas costas.
Falando em calor, me chamou a atenção o fato de que muitas marcas (quase todas, na verdade) trouxeram modelos do breezy dress com mangas. Leituras e variações de volume das bufantes, quebrando o boho com um suave romantismo.
Modelo em xadrez, no site da Shein, AQUI