Oh, yes, baby!
Sempre comparo a pele de cada humano a um planetinha (quem está no meu canal do Youtube ouve isso em quase todos os vídeos): integrada a tudo que nos diz respeito, reagente a tudo que acontece dentro e fora dela e em constante renovação.
A pele é um órgão que funciona como “barreira” ao meio externo a ela – a nós, obviamente.
Cada vez que lavamos o rosto, o manto hidrolipídico é removido. O hidratante atua na camada superficial composta de proteínas, lipídeos, água e as células mortas.
Melhores hidratantes de 2019, segundo a Forbes
Como o hidratante age
A ação do hidratante na nossa pele ocorre de duas formas: oclusão e umectação.
Hidratantes à base de óleos vegetais, vaselina, silicone ou lanolina, agem por oclusão (formam uma camada que diminui a perda de água pela pele).
Hidratantes à base de glicerina já agem diferente, por umectação (auxiliam a pele a captar umidade e manter a hidratação).
A responsabilidade de reter a água no estrato córneo pode ser do hidratante. Sabe a película que, muitas de vocês me contam que o hidratante da marca X deixa no rosto? Esta película é um ‘filme’.
Também podemos entender porque o uso do hidratante traz aquele aspecto de pele mais ‘preenchida’: usando produtos de boa formulação, auxiliamos o extrato córneo a manter-se mais volumoso, na quantidade de água e, como consequência, percebemos redução, por exemplo, das linhas finas.
Textura do hidratante
Outra pergunta que recebo regularmente: qual é a melhor textura que recomendo?
Resposta: A que você sentir mais bem-estar usando.
Hoje, temos hidratantes em forma de loção, em gel, em creme, em óleo… Embora todos hidratem, cada um traz uma experiência diferente.
O fuá todo acontece quando as marcas, para atender à demanda do mercado, começam a mesclar multifuncionalidades a um mesmo produto.
Sérum, tônico hidratante, hidratante, cremes hidratantes específicos para olhos, para face… Temos um universo de produtos à disposição para escolha.
Entenda que nada disso é ruim. Não acho.
Acho maravilhosa a diversidade que temos, porque, como disse lá no começo e repito há anos aqui: cada pele é um planetinha. E, talvez, o produto hypado que minha melhor amiga amou nem passe no meu gosto e vice-versa.
Por isso, conhecer as opções é ter riqueza de conhecimento para escolhas mais assertivas, conforme seu gosto, sua preferência sensorial e seu bolso!
Imagem The Best Moisturizers of 2019 (Forbes) – aqui