Álcool 70 é melhor como bactericida. Por quê?

0

É certo que nunca falamos tanto em álcool ou álcool gel na vida, como agora. Dentre tantas ofertas no mercado, talvez você já tenha se questionado sobre o porquê do Álcool 70 ser melhor como bactericida, inclusive, melhor do que o álcool absoluto.

Álcool é a referência a dois compostos químicos com características germicidas (por causa das concentrações) e que são solúveis em água – álcool etílico (etanol) e álcool isopropílico.

Na concentração 70, o álcool destrói bactérias vegetativas, fungos e vírus (envelopados, como o vírus Influenza H1N1). Segundo a Engenheira Química Daniela Lopes, o vírus do Covid-19, por exemplo, é envolvido por uma capa proteica.

“O vírus como dito por diversos especialistas da área é envolvido por uma capa proteica, essa capa é facilmente destruída pelo álcool. No entanto, o álcool puro evapora muito rapidamente, o que pode não dar tempo de eliminar o vírus das superfícies ou das mãos. Dessa forma, a água presente no álcool 70% tem a importante função de retardar a evaporação do álcool dando tempo de destruir o vírus. Esta proporção de álcool e água já foi testada por especialistas, sendo a de maior eficácia”, explica.

Vamos lembrar que, no caso do Covid-19, a lavagem adequada das mãos usando sabão ou sabonete é suficiente para matar o vírus que, por ventura, tenha entrado em contato com as mãos. O uso do álcool (líquido ou gem) a 70 é uma excelente opção e apropriada para quem não tem acesso imediato à água com sabão, por exemplo, mas não é a única forma de higienização.

O que é melhor: álcool ou álcool gel?

Na quarentena, queixas relacionadas ao ressacamento das mãos têm sido uma constante. Ainda que muita gente atribua esse ressecamento ao maior uso de materiais como sabonete líquido e o próprio detergente (já que, em casa, o uso de pia, louça e lavagem é intensificado), Daniela também aborda a questão.

“Outro ponto chave na questão de higienização das mãos é que o uso contínuo de álcool, mesmo 70%, pode ressecar a pele e por isso recomenda-se o uso do álcool gel, que normalmente possui em sua composição substâncias que ajudam a minimizar este ressecamento.”

A Natura, por exemplo, investiu no lançamento do Álcool Gel Antisséptico para as Mãos Erva Doce 70 INPM – 250g (tamanho família) que tem, dentre os benefícios, a promessa de não ressecar as mãos (AQUI)

Cuidados

Além de manter as mãos mais hidratadas, é muito importante mantê-las longe do fogo até que estejam completamente secas, depois da aplicação do álcool ou do álcool gel.

Leia também
Natura lança Álcool Gel Antisséptico Natura Erva Doce

 

Pesquisas:
Imagem – Humberto Cunha para a Food Safety Brazil (aqui)
Quotes – Eng. Química Daniela E. B. Lopes

* Este post não é patrocinado. Alguns links são afiliados de marcas e lojas parceiras, ou seja; comprando algum produto por estes links, o blog recebe uma pequena comissão. Você contribui com a continuidade dos nossos conteúdos gratuitos e te agradeço demais por isso! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here