Vamos adotar outros nomes para os pratos vegetarianos ou veganos, Gente?
Há tempos (mesmo), venho melhorando meu cardápio e tento incluir mais alimentos vivos e menos industrializados.
Venho tentando (e está no gerúndio porque ainda estou no movimento) reduzir ao máximo a ingestão de carne e aumentando a de legumes.
Naturalmente, comecei a buscar referências de cardápios, consultar melhores literaturas a respeito e uma coisa começou a me incomodar muito: a nomenclatura dos pratos vegetarianos ou veganos.
Por que as pessoas que não comem carne reprovam as carnes, mas se referem aos pratos vegetarianos ou veganos pelos nomes dos pratos que são feitos de carne? Fica parecendo adaptação e, via de regra, adaptação está sempre pendurada em outra coisa… Se a ideia é SUBSTITUIR e não ADAPTAR, qual o sentido disso?
Eu não entendo…
Outro dia, uma vegetariana que sigo na internet mostrava um lugar tipo ‘açougue’, mas 100% vegetariano. Lá, havia ‘costelinha’ de não sei o quê (creio que era soja), com cogumelo como ‘osso’. Hoje, li no Face uma matéria cujo título era ‘hamburger’ vegano.
Gente…
Vamos clarear um pouco mais pra ver se a gente desvenda esse segredo de Tostines:
Hamburguer é referencia à carne, não tem mais nem menos. Termo americano, criado para designar a CARNE VERMELHA DA QUAL O SANDUBA É FEITO.
Acho tão mais lindo criarmos os nomes para os pratos sem sequer remeter ao carnívoro, não?
Pelo dicionário, carne refere-se:
1. parte do corpo do homem e dos animais, especialmente os vertebrados, composta esp. de músculos, à exceção de vísceras, ossos e tegumentos.
2. carne (acp. 1) comestível de mamíferos, aves, peixes.
Carne = de bicho, nao de soja.
Portanto, não existe carne de soja, existe prato feito a partir da soja, assim como não existe carne de jaca, embora já tenha lido fornecedores destes dois alimentos referirem-se a eles com esta nomenclatura.
Adoraria saber a opinião de vocês, principalmente, dos amigos que já seguem a linha mais natural de alimentação.
Penso ser BEM desagradável para quem já quer cair fora da carne (vermelha ou branca) ficar lendo os mesmos pratos com reforço à memória da vida dos carnívoros. Entendo que talvez há 10 anos ou mais, a associação tornava mais simples o entendimento direto à opção. Mas também creio que quem não quer abrir mão de ser carnívoro, não o fará apenas porque ‘o nome remete ao prato conhecido’.
O que vocês acham?
Créditos das imagens: Cook & Beyond / Hagah
Boa noite.
Obrigada. Muito obrigada mesmo.
Sou cozinheira. Para mim, não há afronta maior que chamar hambúrguer VEGANO, maionese vegana. Bife de berinjela. Açougue VEGANO.
Cada um com sua liberdade de comer o que quer. Porém, desconstruir a culinária e usar de artifícios para mascarar alimentos. Não.
É simples. Hamburger , qualquer hambúrguer é feito de proteína animal. Maionese é a emulsão de óleo e ovo.
Açougue é um estabelecimento que comercializa proteína animal.
Fato . Então, chama de veganese, hamburgano, de qualquer outra coisa.
Só não me vem falar de carne de soja. É impossível soja ter carne e berinjela ter bife.
Conversando sobre o assunto com uma vagina, tive a resposta : é pra remeter a lembrança afetiva.
Assim, se precisa de lembrança afetiva e na “carne de soja ” é adicionado um componente para dar sabor de proteína animal. Então volta a comer carne e para de fazer propaganda enganosa pro seu cérebro e paladar.
E essa enganação só se faz necessária pois, somos onivoros. Nossa espécie não é somente vegetariana ou carnívora. Milhões de anos de evolução, adaptando nosso corpo para processar diversos alimentos.
Para agora, soja sair do Reino plantea e produzir carne.
Invente seus nomes, só não chama soja de carne .
Exatamente isso!!!!!!!!! Obrigada a você, pelo complemento de explicação tão perfeito!!!