Danu Penna a.k.a @donamanteiga ataca de novo com suas gostosuras, por aqui!
Desta vez, a sobremesa vem no pote para carregarmos do jeito que der! O vídeo completo já está no canal te esperando e, aqui, deixamos a receita por escrito para quem preferir.
A Danu separou a receita em 3 fases: a calda que vai no fundo do pote, a massa do pudim e a calda caramelizada que é a cobertura.
Pudim de leite condensado no pote (com calda), por Dona Manteiga
Fase 1 – calda do fundo
Ingredientes:
1/2 xícara de açúcar
Fase 2 – Massa do pudim de leite
Ingredientes: 1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 gema
1 ovo
Fase 3 – a calda caramelizada
1/2 xícara de açúcar (100g)
50 ml de água fria
50 ml de água fervente
1 colher (sopa) de suco de limão
Potes e acessórios para fazer pudim de leite de pote
Esta receita da Danu rende 8 potes pequenos de vidro (no vídeo, perguntei à Danu se havia algum tipo específico por causa do calor do forno. Ela usa os de compotas, antepastos e reaproveitou o que já tinha em casa) mas, se você não tiver quantidade suficiente, outra ideia é fazer uma parte nos potes e a outra numa forma mesmo.
Acessórios: Fouet (aquele batedor aramado), colher de culinária, concha, tabuleiro, papel alumínio e o recipiente para preparo da ‘massa’ do pudim.
Preparo da receita de pudim de leite de pote:
Já deixe o forno pré-aquecido entre 160 e 200ºC. O forno da Danu é o elétrico, mas é absolutamente a mesma coisa se fizermos no nosso normalzinho, de casa.
Em um tabuleiro, já organize os vidros (os potes) onde o pudim ficará. A Danu fez uma recomendação mara: não coloque a água para o banho-maria agora. Depois que levarmos o tabuleiro ao forno, colocamos a água. Isto é puro resguardo para evitar atropelo, caso você não tenha muito jeito.
Leve o açúcar ao fogo numa panela e vá mexendo pouquinho até a consistência dele ficar um caramelo. (Na gravação, em 3 minutos já estava pronto)
Assim que o caramelo estiver pronto, despeje o caramelo no fundo dos vidros limpos e secos. Deixe destampado.
O Pudim
Em um recipiente, coloque o leite condensado, o ovo inteiro mais uma gema, o leite integral e o extrato de baunilha. Mexa delicadamente usando um fouet (batedor de arame) até a mistura ficar homogênea, ou seja: tudo formar uma mistura só.
Use a concha para ir preenchendo os potes.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno. É nesta hora que você despeja a água para o banho-maria. Deixei assando por aproximadamente 1.45h e vá abrindo de 30 em 30 min para ver como está a consistência do pudim. Se você encostar em um pote e ele estiver líquido, é sinal de que precisa de mais tempo no forno.
Pode acontecer (aconteceu na gravação) de alguns assarem antes dos outros, mas isso ocorre, principalmente, pelo tipo de vidro e, claro, a quantidade de massa colocada em cada pote. Conforme estiverem prontos, vá retirando e deixando no forno apenas os que ainda precisam de mais tempo.
Deixe esfriar em um tabuleiro e só depois guarde na geladeira. Nesta hora, você já pode tampar os potes, se quiser.
A calda caramelizada
Pegue 50ml da água, coloque em um potinho e leve ao micro-ondas (ou no fogão mesmo) por 30 segundos, até ficar aquecida. Reserve.
Na mesma panela que você fez a Fase 1, coloque: o açúcar, a água fria e o suco de limão. Misture bem e deixe em fogo baixo até começar a formar bolhas (a aparência é idêntica às bolhinhas de sabão) ligeiramente amareladas. É nesta hora que você acrescenta a água que foi aquecida no microondas. Imediatamente, a consistência desta mistura muda e o caramelo fica pronto, e lindo! Desligue o fogo e coloque em um pote de vidro toda a calda.
A Danu nos orienta a não colocar a calda no pote do pudim, imediatamente. Só colocamos por cima na hora de servir.
Esta calda pode ficar na geladeira por até 7 dias.
O pudim pode ser congelado por até 3 meses.
Para falar com a Danu, fazer encomendas e seguir a Dona Manteiga nas redes: Facebook e Instagram: @donamanteiga