Olheiras aparentes são tormento para a maioria das meninas. Seja por genética, stress, insônia, manchinhas na área, queremos disfarçá-las, sempre. A gente te conta como.
Olheiras aparentes são tormento para a maioria das meninas. Seja por genética, stress, insônia, manchinhas na área, o cuidado com na hora de corrigir as olheiras com make-up é fundamental. E aqui é que mora o perigo: sem informação correta, podemos gerar o efeito inverso ao desejado. Na tentativa de disfarçar ou sumir com as famigeradas, aplicamos excesso de produtos ou cor inadequada de corretivo e aí, o resultado fica um desastre: o temido efeito-panda que forma aquele círculo esbranquiçado em volta dos olhos.
Guia de corretivos para os tipos de olheiras
Separamos para você os principais tipos de olheira e as novas cores de corretivos, já disponíveis no mercado. E, antes que você levante a sobrancelha e ache o tema complexo para saber qual a cor que resolverá tooooooodos os seus problemas olheirísticos, rápido passar de olhos nessa linda imagem abajo.
Círculo cromático: aprendemos muito sobre corretivos com ele
Uma das melhores ferramentas para nós que trabalhamos com cores é o círculo cromático. Ele traz todas as cores e, desta forma, sabemos quais são as cores opostas, as que neutralizam ou complementam umas às outras. E o que isso tem a ver com o pesadeloassunto da matéria? Tudo! Compreendendo o círculo cromático, fica fácil saber qual o tom-base do corretivo favorece mais a cobertura para o seu tipo de olheira. Sim, por incrível que pareça, é uma forma muito prática de entender que cor resolve sua olheira:
O que se percebe? Que se você tem olheiras em tom mais azulado, por exemplo, a cor ideal de corretivo (ou seja: o pigmento do corretivo) para você não é o bege vendido aos borbotões por aí. Nem aquele bege quase branco. O tom ideal para este caso de olheiras azuladas (olha aí o círculo cromático) é um corretivo de tom mais quente. Ele vai primeiro e, por cima, a base de sua preferência ou um corretivo que aproxime a área do tom da sua pele.
Tipos de olheiras e respectivos corretivos

Olheiras: fundas e acastanhadas deixam os olhos mais profundos dão o efeito de sombra na cavidade. São chamadas dermatologicamente de Olheiras Constitucionais.
Corretivo: lilás neutraliza marrons, como manchas e marcas.
Olheiras: de coloração acastanhada causadas pelo pigmento que dá o tom à pele, a melanina.
Corretivo: amarelo é ideal para manchas amarronzadas. Sobre ele, use um corretivo no tom da sua pele para dar aparência mais natural.
Obs: a melanina é desencadeada pelo excesso de sol ou estímulo hormonal.
Olheiras: arroxeadas pelo acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo), ferro, bilirrubina e biliverdina.
Corretivo: de tom mais quente, como o alaranjado, é ideal para as olheiras mais arroxeadas.
Olheiras: vasculares, as azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. É a mais comum, que se agrava quando estamos em stress, insônia ou cansaço e a circulação dessa área do nosso rosto fica comprometida.
Corretivo: bege/rosado/coral.
Agora, olhando a mesma situação sob a ótica dos corretivos:
Lilás: corrige manchas amarronzadas, como as que são causadas pelo sol ou pela gravidez.
Amarelo: disfarça as manchas arroxeadas, como as de olheiras, pequenos hematomas e varizes.
Vermelho: indicado para manchas brancas e mais claras que a pele (como vitiligo).
Laranja: é indicado para as manchas azuladas.
Rosa: disfarça espinhas inflamadas, manchas amareladas e amarronzadas.
Verde: para manchas avermelhadas (como espinha), vasinhos e sinais. Pode ser usado para corrigir a parte avermelhada, nas laterais do nariz, também.
Facilitou, Moçada? Todo mundo linda, hein! E sem olho-pandinha!