Já tem vídeo, já teve até post mostrando o resultado! Faltava mesmo era trazer o passo-a-passo para vocês. Portanto, eis-lo!
Por conta da minha ida à 25 de março e à descoberta do paetê a metro (já no elastano), criei 2 técnicas diferentes para vocês e não apenas a tradicional, dos paetês avulsos.
Assim, tanto a turma que curte a praticidade quanto a turma que não se importa em bordar um paetê por vez podem curtir o tutorial:
DIY: Meia bordada de paetê (técnica do paetê a metro, com elastano)
Materiais:
Meia com cano (de médio a longo, mas não recomendo aquela bem baixinha e que não aparece quando usamos tênis). As que usei no vídeo foram compradas no Armazém São Jorge (25 de março/SP) e custaram menos de R$6, o par.
Linha / agulha de costura / tesoura
Paetês
Algumas dicas importantes
Para começar a costura, é importante fazer a alcinha que evita que o nó escape pela trama da meia:
Como fazer a alcinha: comece pelo lado direito (o lado de fora, que todo mundo vê), espete a agulha, faça um ponto pequeno e volte com ela para o direito, passando por dentro da laçada feita. Alcinha pronta e nó preso!
Sentido dos pontos da costura: A parte que mais exige elasticidade da meia é a área que vai do nosso calcanhar ao peito do pé (por isso, é fundamental que nossa costura não tensione a meia e que exista elasticidade para passar pelo pé). Para isso, basta que sigamos o sentido vertical da costura e só façamos pontos horizontais na hora de mudarmos para os paetês na ‘fileira’ do lado.
Tamanho dos fios: Evite linha quilométrica e borde de pedaço em pedaço. Assim, caso alguma parte do seu bordado arrebente, você não perde uma área maior (lembre-se que as meias são acessórios delicadas e lavadas constantemente), portanto, todo cuidado é pouco.
Sobre lavagem: não recomendo colocar os paetês na água da máquina de lavar. Sugiro lavagem à mão.
TÉCNICA 1 – Paetê com elastano
Use um objeto qualquer por dentro que dê um pouco de elasticidade. Usei um case de óculos. O que realmente importa é que este objeto ‘alargue’ a meia o mais próximo da sua realidade (a medida que vai do calcanhar ao outro lado dele, passando pelo peito do pé).
Marque com alfinetes e estique um pouco o paetê, marque o final também.
Feito isso, prepare a linha com nó na ponta e faça a ‘alça’ como mostrado na imagem, para que o nó não vaze pela trama da meia (as meias são feitas em tricô à máquina, com pontos muito pequenos, porém, vazados).
Não é necessário costurar todos os paetês (esta é a grande vantagem do paetê a metro), mas dê carinho especial às extremidades, porque elas aparecem mais quando nos veem de cima. Opte por costurar nos intervalos do elastano porque ele também precisa ‘esticar’ junto com a meia.
Arremate e pronto!
Amanhã trago para vocês a técnica 2, dos paetês avulsos. Para ver o vídeo completo, é só clicar aqui