Como fazer: Saia bordada de pedrarias

0
178
Rate this post

endência máster, a saia com pedrarias pode ser feita… por você! E a gente te ensina como.saia com bordados de pedrarias é o item #musthave do momento. Paetês, pérolas, botões, miçangas e canutilhos são aplicações sem limite de criação. Tudo depende, apenas, do seu gosto e da sua criatividade.

Vou ensinar hoje o passo-a-passo que eu mesma cliquei (e já peço sorry de antemão pela qualidade das imagens) da técnica de bordar a sua saia de pedrarias! E se por acaso esta for sua primeira incursão pelo mundo das agulhas, recomendo a leitura do Guia de sobrevivência dos iniciantes:

A cola universal: Também conhecida por ‘cola de contato’ é a prima da Super Bonder, também cola dedinhos, mas é mais efetiva e rápida do que a tradicional cola de tecido. Não será usada em todo o trabalho, mas vai ajudar muito aos marinheiros de primeira viagem, creia-me.;)

Cuidado especial: essa cola, quando aplicada, tem alta concentração e forma um fiozinho que fica igual a mussarela quando sai do forno e a gente puxa na colher, sabe? Muito cuidado porque em superfície escura marca mesmo, e a gente não quer sair por aí com roupa feia, né!

O desenho: idealizar que tipo de desenho seu bordado fará é fundamental. Seja um grafismo, linhas retas mais simples, ou até aquele desenho aleatório, é super importante que você crie antes de começar o bordado. Ideia básica de proporção (como, por exemplo, tomar o centro da saia como base) ajuda muito.

Cuidado especial: Se for seu primeiro trabalho, escolha um desenho mais simples. Vai te dar segurança para os próximos.

A peça a ser bordada: Escolha peças ou tecido com trama vertical (observe o sentido dos fios) ou 100% plana para seu primeiro trabalho.

Cuidado especial: Tudo que tem elastano, ESTICA. Por isso, cuidado na hora de bordar com pontos muito justos, senão quando for vestir a roupa, você corre o risco de estourar a costura ou ver sua linha reta se transformar em S (principalmente nas peças de calça ou saia).

Mãos à obra?

Materiais:

Giz de cera;

Saia preta

Agulha de costura, linha preta e tesoura

Cola universal

Alfinetes

Pedrarias diversas e pérolas em tamanhos diferentes

Como fazer o bordado na saia:

Saia com Pedrarias - Como fazer
Saia com Pedrarias – Como fazer
  1. 1. Estique a saiaem superfície lisa e use o giz para traçar os pontos principais do seu desenho. Uma opção é usar o ponto de alinhavo ao invés do giz, mas acho o giz muito mais pratico!
  2. 2. Uma vez decidido o desenho, inicie o bordado. Perceba que comecei pelo meio, porque o desenho que eu fiz tem o centro bem no meio da saia. Comecei pelas carreiras de pérolas e fui expandindo o bordado para os lados. Nesta etapa, não bordei e arrematei de 1 em 1. Usei um fio de linha maior e fui costurando as pérolas em sequência.
  3. 3. A parte daí, usei a cola para fixar as peças exatamente no lugar que eu queria. Isso ajudou muito e evitou que a costura ficasse irregular. O cuidado fundamental esta etapa é o item 1 do Guia de sobrevivência que escrevi acima!
  4. 4, 5 e 6. Segui com as camadas de bordados, sempre colando primeiro e reforçando com costura em seguida. Como queria a barra da saia diferente, deixei a parte debaixo lisa. No final, você verá porque (até aqui, também reforcei tudo com linha e agulha, mesmo tendo colado).
  5. 7. Mais uma olhadinha para checar tudo e tcharããã! A saia mega blaster Power está pronta para desfilar por aí e ahazar neste inverno!

Dúvidas? A Cris responde:

Cris, posso pular a etapa da cola?

Poder, pode. Eu não pulo porque sou perfeccionista ao extremo e quero as aplicações exatamente no lugar certo. Pular a etapa da cola vai exigir mais habilidade, mas persevere porque o resultado compensa.

Cris, e se quiser bordar a peça toda, frente e verso?

Fica a seu gosto, não tem certo ou errado. Eu não fiz assim porque achei desconfortável sentar em cima das peças e evitei trabalhar as laterais porque a saia tem elastano.

Cris, e para lavar? Dá trabalho?

Não recomendo lavar em casa e passe far far faaaaaaar away da máquina de lavar. Puxa, depois de tantos neurônios usados, não custa nada levar na lavanderia, né? É seu suor, Gata! ?

Cris, dá dicas de outras possibilidades para esta técnica?

Opa! Punhos de camisas, golas, mangas de camisetas, alcinhas, detalhes de bolso… gente, dá pra usar essa técnica em tudo! Fiquei super animada para bordar o armário inteiro…

E aí, curtiu? Depois me conta o resultado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui