Com a forte influência asiática, a faixa toma o lugar do cinto e vem para as ruas com força total!
A influência asiática – principalmente – a japonesa, anda fortíssima na moda global.
Decotes, transpassados e os obi belts são vistos em diversas leituras, há algumas estações, nas passarelas das semanas de moda e no street style.
Obi Belt é uma faixa, usada como cinto que, na cultura japonesa, prende tanto os quimonos masculinos quanto os trajes femininos. A grande sacada deste acessório é a variedade de materiais com os quais pode ser produzido.
Postei para vocês recentemente dois looks meus com faixas substituindo o cinto tradicional, lembram? Em ambos, o próprio tecido da blusa foi usado para compor o acessório:
Post completo, aqui
No street style internacional e em vários desfiles, o Obi (também chamado de sash que, em inglês, significa faixa) veio com força: em modelos que remetem ao tradicional oriental, em outros que afinam para as amarrações e ficam quase como fios e em modelos mais simples, feitos com tiras e fitas e finalizados em um laço.
Tendência: Obi Belt – a faixa no lugar do cinto



Como usar: Obi Belt
O mais interessante neste acessório é a praticidade. Se você tiver por aí uma tira mais comprida seja de couro ou tecido, já está com a situação todinha resolvida.
Os modelos que levam a tendência ao pé-da-letra, podem ser em couro, seda ou tecido comum.
Quanto às possibilidades, alguns Obis têm a parte mais larga (que é a primeira a ser posicionada no corpo) e a finalização em tiras fininhas que são transpassadas por cima da parte mais larga, a base. Outros modelos têm a mesma largura por todo o comprimento e o nó é dado na frente para que as pontas apareçam. Confiram a galeria de exemplos:
Você pode usar o Obi com todos os tipos de looks e peças. Inclusive, a escolha pela peça mais estreita e menos volumosa ou a mais larga e m,ais chamativa em termos de volume, depende muito mais do seu estilo.
Por questões estéticas, as meninas de baixa estatura são favorecidas por detalhes mais delicados e que não evidenciem tanto a ‘quebra’ das duas partes do corpo: a superior, no tronco e a inferior, nas pernas. Quanto mais harmônico o bloco de informação for, mais longilíneo nosso visual fica, o que não faz diferença alguma para as meninas mais altas. Agora, como sempre digo aqui no site, ideal é aquilo que a gente veste e sente conforto e bem-estar, né não?!
Achei esse modelo acima bem interessante, inclusive pela Pantacourt (pantalona curta) e as sandálias de tiras largas, formando um look mega oriental. Talvez, todos os elementos juntos não tragam tanta graça ao look, mas quis apresentá-lo a vocês para fazermos aquele exercício de separar os elementos e identificar a estética de cada um, individualmente.
Para fazer já!
Vale DIY no meio do post de acessório? Então, lá vai a ideia para você ter o seu Obi Belt agora mesmo: corte uma fita mais larga que houver por aí, na sua casa, e pronto! Vale couro ou um pedaço de tecido!
Um pouquinho de história sobre o Obi Belt
Obi, que significa “faixa”, em japonês, foi tradicionalmente usado por homens e mulheres, a partir do século 16. Enquanto as faixas masculinas são tipicamente estreitas e de tecido, as das mulheres podem variar muito mais de largura.
A forma de usar também varia muito. Alguns Obis podem ser longos, e usados com as pontas caídas ou, como mostrei nos meus looks acima, amarrados em várias voltas. Tradicionalmente, um obi é feito de seda, algodão, ou brocado, e pode ser liso ou apresentar um padrão decorativo em um ou ambos os lados, como bordados.
Curto bastante a ideia. E vocês?
Beijinho!