Chega ao Brasil ‘A Casa de Chá’, livro de Soraya Abud

0

Ler é sonhar pela mão de outrem. A frase de Fernando Pessoa abre uma das resenhas mais queridas que já escrevi. A Casa de Chá é o livro de Soraya Abud, jornalista e amiga de longos anos, e chega ao Brasil este mês, pela Chiado.

Chega, aliás, em perfeita hora neste momento de parada forçada em que os livros, além de nos permitirem sonhar pela mão de outrem, tornam-se amigos fieis capazes de inspirar, trazer harmonia e reduzir nossa ansiedade, nesta situação de espera.

A obra compartilha com o leitor a trajetória de vida da autora. Em linguagem leve, Soraya narra as dificuldades familiares de sua adolescência e o êxito conquistado no sempre concorrido mercado brasileiro de Comunicação. E, quando tudo parecia estável, nos conduz, em detalhes, à decisão que mudaria completamente o jogo de sua vida: a de uma mulher que, no auge do sucesso material e profissional, decide abrir mão de tudo para viver o grande amor, no Canadá.

Conheci a Soraya (perdoem-me, mas, para mim ela é e sempre será a Sossô) já jornalista. Fomos apresentadas por uma amiga em comum. Lembro do dia em que almoçava com a Petrozinha e ela me contava, com os olhos brilhando, que sua amiga Soraya já estava de viagem marcada para visitá-la, aqui, no Brasil. “Vocês precisam se conhecer”, disse. E assim foi.

Decidida, envolvida e tocando uma agência de comunicação na unha. Foi assim que a conheci.

A autora de A Casa de Chá, Soraya Abud

Lembro de nós duas aqui em casa, quando ela veio ao Brasil para participar de um evento mundial de telecomunicações, acompanhando um de seus maiores clientes. Vendo a determinação dela cuidando de absolutamente TUDO por e-mails e telefone, não me espantou nada que este livro tão cheio de lições e exemplos, nascesse tão rápido.

Soraya nunca teve dificuldade em expor suas ideias. Não teve dificuldade para explicar sua vida. E, menos ainda, sua decisão de ir embora daqui. Fácil ou difícil, com ou sem rotina, ela foi.

A história contada no livro foi a mesma que eu ouvi dela, quando a perguntei quando ela e o marido se conheceram e como tinha acontecido tudo.

A ida não foi o único desafio a ser enfrentado. Ela estava lá. Muito bem. Mas, e agora? Ela possuía tudo o que muitos desejam – marido amoroso, casa espaçosa e confortável e a segurança característica de se viver em um país de primeiro mundo.

O entusiasmo dos primeiros momentos foi, dia a dia, abrindo espaço para a observação. As diferenças entre os lugares eram imensas. A diferença de vida era imensa. A Executiva piscou e acordou comandando uma casa, enfrentando a solidão de um lugar tão distante e muito frio.

Foi em uma tentativa de resgatar o entusiasmo que Soraya entrou em uma trilha nas Montanhas Rochosas Canadenses e, lá, encontrou uma casa de chá e, dali, nasceu o livro de mesmo nome.

O prefácio, da também jornalista Ana Paula Ignácio, comenta que esse livro é um convite a uma prazerosa viagem, com reflexões, pitadas de alegria e muito amor. “Pelas lentes da Soraya, olhei para muitas riquezas que não conheci ainda. Também revisitei vilarejos, cavernas e porões do meu íntimo”.

Se você está em busca de uma leitura deliciosa, aproveite seu momento e adquira A Casa de Chá.

Livraria da Travessa [AQUI]
Livraria Cultura [AQUI]
Livraria Martins Fontes [AQUI]
Livraria Saraiva [AQUI]

Sobre a autora

Soraya Benevides nasceu e cresceu em Santos, estado de São Paulo. Após formar-se em jornalismo, pela Universidade Católica de Santos, em 1988, ela mudou para a capital, trabalhando como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2000, fundou a Dríade Comunicação, especializada em serviços de comunicação para o mercado de tecnologia e educação. Desde 2007, vive em Woodstock, Canadá, com seu marido, onde é instrutora de yoga em seu próprio estúdio.

Ficha técnica do livro
título: A CASA DE CHA
isbn: 9789895268030
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 14 x 22 x 1,5
páginas: 268
ano de edição: 2020
edição: 1ª

Informações
Email: soraya.abudb@gmail.com . Siga a Soraya nas redes: Facebook e Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here