Tudo sobre Skin Analyzer – App Mary Kay com Inteligência Artificial

0

O novo App da Mary Kay auxilia consultores e clientes na identificação do tipo de pele, para compras mais assertivas. Melhor parte? É gratuito!

A Mary Kay lança novidade, a Alê (minha consultora) me avisa e venho correndo compartilhar com vocês!

O mais recente lançamento é uma ferramenta super tecnológica, desenvolvida a partir da tecnologia de IA (Inteligência Artificial): a Skin Analyzer que, literalmente, escaneia a nossa face para fornecer 6 parâmetros do estado da nossa pele, além de dar uma estimativa de idade para nós, pela análise da qualidade da pele.

Me pareceu que o Skin Analyzer veio em um revival do Mary Kay Virtual Makeover, lançado em 2013. Na época, o objetivo era fornecer testes de diferentes combinações de maquiagem, penteados, cortes de cabelo e acessórios para a cartela de clientes do corpo consultivo.

O Skin Analyzer vem mais repaginado e mirando em cheio ao carro-chefe da marca, dentro do portfólio de produtos: os sistemas de pele.

Como o App Skin Analyzer funciona – versão cliente

  1. Ao receber a mensagem que sua Consultora mandar por WhatsApp, DM no Instagram, Facebook ou email, abra o link para entrar direto no App pelo celular ou computador (fiz o teste no vídeo que já está no canal para você conferir pelo computador)

versão computador

versão celular

Confira o vídeo no canal ao final deste post ou clique aqui

  1. O App pedirá que você carregue uma foto de rosto, tipo selfie, de cara limpa e sem filtro. Ao clicar para fazer upload da foto, uma tela intermediária aparece com o pedido de consentimento para seguir no teste.

Carregue a foto:

2. É só seguir as orientações do App quanto às perguntas e respostas que deve preencher:

3. O App faz a análise na mesma hora (questão de segundos) e além da avaliação na tela e da idade aproximada que seu rosto tem, pede sua permissão para enviar o relatório à sua consultora.

Informação da nota para a qualidade da pele

Avaliação sobre o tipo e as características de pele (acima e abaixo)

No rodapé da tela, além das orientações gerais, o App apresenta o nome da sua consultora e informa o envio a ela.

Como o App Skin Analyzer funciona – versão consultor(a)

O App funciona com um link exclusivo. Isso é transparente, mas tecnicamente, funciona da seguinte forma:

  1. Cada diretoria avisa ao grupo de vendas dela sobre o App
  2. Você acessa a área de consultores com seus dados
  3. O sistema identifica você e fornece seu link exclusivo
  4. Você compartilha com sua carteira de clientes o link
  5. Cliente faz a análise
  6. Você recebe uma cópia do resultado
  7. Estuda as melhores opções de produtos
  8. Estreita o relacionamento comercial com seus clientes, novamente

Skin Analyzer é bom para quem?

Para todo mundo. A Mary Kay teve uma dupla sacada ao criar a ferramenta: além de agregar valor de branding à marca pela inovação tecnológica perante a concorrência, quebrou um entrave seríssimo em relação ao modelo de vendas adotado há décadas: preferencialmente presencial e consultivo. Não à toa, o App foi lançado no auge da pandemia. Explico:

O diamante de branding sustentado desde sempre pela marca e replicado disciplinarmente pelas diretorias a todos os grupos consultivos defendia a consultoria presencial com a demonstração das sessões de pele como o melhor caminho para prestar um atendimento mais eficaz.

Como aconteceu com praticamente todos os segmentos em todo o mundo, a regra preferida da marca rachou ao meio com lockdowns e isolamentos sociais rígidos. Se não dava para sustentar a mensagem principal das sessões presenciais, como fazer para segurar a barra das vendas e o contato entre consultores e clientes?

A marca acertou em cheio e em tempo perfeito. Tecnologias (para quem não sabe, sou jornalista e gerenciei equipes de Comunicação e MKT em empresas startups de tecnologia por 18 anos) muitas vezes são complexas e algo que a gente, como consumidor, olha e acha ‘bobinho’ leva meses para ser desenvolvido e testado até chegar ao ideal de lançamento. A marca foi ágil e isso tem mérito imenso.

Meu teste com o Skin Analyzer

A Mary Kay acertou em cheio. O aplicativo é preciso e, o melhor, responde rapidamente à inclusão das informações e traz a resposta com o resultado em segundos.

A cliente consegue avaliar os resultados sozinha? Sim, mas é aí que a chave-mestra da Mary Kay volta a funcionar com excelência: ao finalizar a inserção das informações, o App pede para enviar o resultado à respectiva consultora.

Com a análise em mãos, é dela o papel de verificar quais produtos e sistemas de pele melhor atendem à cliente que enviou a análise.

E, aí, é o faro comercial de cada consultor: com a análise em mãos e produtos verificados, a Consultora entra em contato com a cliente e estreita ainda mais (ou mantém) os laços de aproximação, aquecendo novamente as vendas.

Não se sabe se o App ficará disponível para sempre ou se foi um mix de aquecimento comercial com aquecimento de branding apenas para tampar o rombo dos contatos presenciais na pandemia (porque sim, gerou burburinho geral pela novidade).

Também precisamos lembrar que foi um baita levante moral em todos os grupos de consultores.

Parte dos consultores ficou bem perdida principalmente no começo da pandemia, com buracos de produtos e sem conseguir fazer pedido (a produção de todos os segmentos no mundo ficou comprometida, insumos em falta e muita coisa importada sem data de previsão para ser reposta).

Além disso, tem a galera – que não é pouca gente – sem muita tarimba tecnológica para criar ações alternativas quanto aos formatos de abordagem, vendas e manutenção da carteira de clientes.

Manter o App rodando não significa suspender as sessões tradicionais, já que a marca preza pelo contato pessoal desde a fundação. Significa que a Mary Kay, de fato, segue o discurso que prega de adaptação aos novos tempos, integrando os mundos físico e digital para respaldar o bem mais valioso – o consultor de vendas – que, no meu ponto de vista é o verdadeiro cliente da marca.

Se você é cliente, converse com sua Consultora e se você é Consultora e andava meio afastada da marca, bata um papo com sua diretoria para conhecer o Skin Analyzer.

Achei excelente, como avaliação final e no vídeo, mostro tudo pra vocês na tela do meu computador, é só dar play aqui:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here