Com a forte influência asiática, a faixa toma o lugar do cinto e vem para as ruas com força total!

A influência asiática – principalmente – a japonesa, anda fortíssima na moda global.

Decotes, transpassados e os obi belts são vistos em diversas leituras, há algumas estações, nas passarelas das semanas de moda e no street style.

Obi Belt é uma faixa, usada como cinto que, na cultura japonesa, prende tanto os quimonos masculinos quanto os trajes femininos. A grande sacada deste acessório é a variedade de materiais com os quais pode ser produzido.

Postei para vocês recentemente dois looks meus com faixas substituindo o cinto tradicional, lembram? Em ambos, o próprio tecido da blusa foi usado para compor o acessório:

como usar faixa cinto obi belt

faixa e tendencia animal

Post completo, aqui

look faixa cinto e brincos tassel

Post completo, aqui

No street style internacional e em vários desfiles, o Obi (também chamado de sash que, em inglês, significa faixa) veio com força: em modelos que remetem ao tradicional oriental, em outros que afinam para as amarrações e ficam quase como fios e em modelos mais simples, feitos com tiras e fitas e finalizados em um laço.

Tendência: Obi Belt – a faixa no lugar do cinto

como usar obi belt animale spfw inverno 2015
A leitura da Animale (inverno 2015) para a faixa no lugar do cinto
como usar obi belt kendall jenner dvf 2015
Kendal Jenne, para Diane Von Furstenberg

 

como usar faixa cinto kendall jenner dvf 2015 j crew saia blusa amarela
J. Crew desfilou na semana de moda em NY sua leitura hiper lady like, com laço

Como usar: Obi Belt

O mais interessante neste acessório é a praticidade. Se você tiver por aí uma tira mais comprida seja de couro ou tecido, já está com a situação todinha resolvida.

Os modelos que levam a tendência ao pé-da-letra, podem ser em couro, seda ou tecido comum.

Quanto às possibilidades, alguns Obis têm a parte mais larga (que é a primeira a ser posicionada no corpo) e a finalização em tiras fininhas que são transpassadas por cima da parte mais larga, a base. Outros modelos têm a mesma largura por todo o comprimento e o nó é dado na frente para que as pontas apareçam. Confiram a galeria de exemplos:

como usar obi-belt faixas

 

como usar obi-belt faixas em couro, tecido ou fita

Você pode usar o Obi com todos os tipos de looks e peças. Inclusive, a escolha pela peça mais estreita e menos volumosa ou a mais larga e m,ais chamativa em termos de volume, depende muito mais do seu estilo.

Por questões estéticas, as meninas de baixa estatura são favorecidas por detalhes mais delicados e que não evidenciem tanto a ‘quebra’ das duas partes do corpo: a superior, no tronco e a inferior, nas pernas. Quanto mais harmônico o bloco de informação for, mais longilíneo nosso visual fica, o que não faz diferença alguma para as meninas mais altas. Agora, como sempre digo aqui no site, ideal é aquilo que a gente veste e sente conforto e bem-estar, né não?!

como usar obi-belt faixas combinação preto e branco

Achei esse modelo acima bem interessante, inclusive pela Pantacourt (pantalona curta) e as sandálias de tiras largas, formando um look mega oriental. Talvez, todos os elementos juntos não tragam tanta graça ao look, mas quis apresentá-lo a vocês para fazermos aquele exercício de separar os elementos e identificar a estética de cada um, individualmente.

Para fazer já!

Vale DIY no meio do post de acessório? Então, lá vai a ideia para você ter o seu Obi Belt agora mesmo: corte uma fita mais larga que houver por aí, na sua casa, e pronto! Vale couro ou um pedaço de tecido!

Looks Clássicos com cinto faixa Cinto faixa combinação preto com bege

Um pouquinho de história sobre o Obi Belt

Obi, que significa “faixa”, em japonês, foi tradicionalmente usado por homens e mulheres, a partir do século 16. Enquanto as faixas masculinas são tipicamente estreitas e de tecido, as das mulheres podem variar muito mais de largura.

A forma de usar também varia muito. Alguns Obis podem ser longos, e usados com as pontas caídas ou, como mostrei nos meus looks acima, amarrados em várias voltas. Tradicionalmente, um obi é feito de seda, algodão, ou brocado, e pode ser liso ou apresentar um padrão decorativo em um ou ambos os lados, como bordados.

Curto bastante a ideia. E vocês?

Beijinho!

Roupa para dança do ventre - entrevista com Silvia Casarini
Meu look: mood anos 60 no vestido formato A

Comentários

comments

2 COMENTÁRIOS

  1. Cris

    Eu amei esse último cinto obi com o vestido preto. Tenho um vestido igual a esse e fiquei muita interessada em achar um igual. Pelas suas pesquisas, onde você acha que posso encontrá-lo? Pensei em pedir para alguém fazer

    Bjos

    • Deborah, tudo bem? Escrevi uma resposta imensa mas vejo agora que não foi! Vamos lá: esse de tecido não tenho visto em lugar algum. Vi na Loja 18 aqui em SP (vi na do Center 3, na Paulista), o de couro que finaliza na tira fininha. Por sorte, acho que sua ideia é a melhor! Pedir para uma costureira fazer, até porque, além de mais acessível será sob medida! Depois me conta! Beijão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.