Roupa para dança do ventre – entrevista com Silvia Casarini

0

A pequena notável modelista, costureira e bordadeira especializada em trajes típicos!silvia-casarini-danca-do-ventre-cris-cardoso

Toda vez que alguém me pergunta o que mais me encanta em São Paulo, respondo sempre a mesma coisa: essa cidade pulsa vida. A cada passeio, a cada saidinha para comprar alguma coisa é possível conhecer gente, lugares e novidades incríveis.

No final de semana, precisei ir ao centro da cidade comprar renda para fazer um arranjo de noiva. Numa das lojas que eu entrei, meus olhinhos paralisaram geral no brilho de um bustiê e, dele, um universo se abriu diante dos meus olhos. E no centro deste universo, toda concentrada na arrumação dos seus lenços no balcão, estava ela, Silvia Casarini, uma das pessoas mais animadas que já conheci, apaixonada por seu ofício e com um dom de vender o próprio peixe que só aqueles que são convictos do que fazem, têm.

Bastou que a gente se olhasse e ela já me convidou para um papo. Pedi autorização a ela e ao dono do espaço em que o trabalho da Silvia fica exposto para gravar esse vídeo pro meu canal do Youtube. Achei que a oportunidade seria única, e foi.

A Silvia foi tão espontânea que sequer fizemos uma conversa prévia do que falaríamos. Não houve pergunta pré-combinada ou textinho ensaiado. Foi tudo ali, no momento, de primeira…

O trabalho da Silvia vem de décadas. Além dos bordados nos trajes de dança do ventre e dança tribal, ela costura e desenvolve projetos sob encomenda para coreógrafos, figurinistas e bailarinos de todas as idades. “Trabalho para pessoas de 8 a 80 anos”. disse ela.

Os trajes mais simples levam, em média, três dias completos para ficarem prontos. Os mais complexos, dependem do tipo de bordado que a cliente escolhe. Todas as peças são bordadas à mão, com materiais importados e mão-de-obra nacional. Só são levadas à máquina para as costuras de junção das partes.

silvia-casparini-cris-cardoso1

silvia-casparini-cris-cardoso3

Os preços variam mas, se você é iniciante, a boa notícia é que com R$150,00 você já tem um traje da Silvia para chamar de seu!

Agradeço demais à Silvia tudo que aprendi sobre a cultura e os trajes e ao Espaço Lux que nos permitiu essa conversa incrível. Para falar diretamente com ela, é só adicionar os contatos:

Silvia Casarini

Email: silvia.casarini2(arroba)hotmail.com

Celular/ WA: (11) 98315-9945

Aperte o play!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here