A avalanche de novidades nacionais e importadas para o setor de skincare só aumenta e, no meio de tanta oferta – boa parte similar em termos de promessas e objetivos, diga-se de passagem – a dúvida bate real: como é que fica a ordem certa de aplicação dos produtos de pele?
Do mais leve para o mais denso
A fórmula é bem simples e você nunca mais vai esquecer, independente de quantos passos tenha a sua rotina: comece sempre do veículo mais leve ao mais denso. Isso quer dizer, na prática, que uma rotina básica diurna poderia ser feita na seguinte ordem:
#1 Sabonete/ gel facial
#2 Tônico
#3 Essence
#4 Sérum
#5 Creme para área dos olhos
#6 Hidratante
#7 Filtro solar
Eu, atualmente, não estou usando tônico nem essence e vou do sabonete direto para o sérum. Meu hidratante diurno já tem filtro solar 30 nele, então, fico com uma rotina bem mais ágil.
Os itens periféricos como as máscaras entram logo após a limpeza da face (e normalmente não usamos todos os dias, né).
Já a rotina noturna varia um pouquinho só: sai o filtro solar e entra um medicamento (Vitanol-A 2 vezes por semana) antes do hidratante e depois do sérum.
Uma dica muito segura é levar os produtos que você está usando para o seu dermato dar uma avaliada e ver, inclusive, se não tem coisas a mais aí que por conta de nomenclatura você até se empolgou e comprou mas que fazem a mesma função de outras que você já usa.
Se você quiser conferir, o vídeo já está no canal: https://youtu.be/EiAYupKEgmY