O que é e como usar sapato de sola tratorada

0

O inverno entra de sola no pneu de trator!

Puxem beeeem a memória e voltem ao ano de 2010. Lá estava Glorinha Kalil apresentando a tal “sola diferente” em seu ‘Chic’: a sola tratorada.

Avancem um pouco mais no tempo, especificamente dois anos, e deem um check nos desfiles de Calvin Klein e da Stella McCartney.

Un poquito más à frente, chegamos a Jeffrey Campbell e suas Litas Boots, até que adentramos o ano de 2015 e, com ele, a edição anual da Couromoda apresentando as promessas para o próximo inverno. E o que vemos, de novo, novamente, outra vez?Sim! Muitos solados parecendo pneus de tratores.

chão que e sola tratorada

É, a moda faz dessas com a gente e todo mundo acaba tendo um dia de Michael J. Fox na vida – “De volta pro futuro”. Aliás, por falar no filme e já que o tema de hoje aqui é sapato, a Nike promete o tal tênis que amarra sozinho para esse ano. Mas isso é assunto para outro dia. Voltando…

Hoje, me inspirei na virada do tempo aqui em São Paulo. Temos chuva! E é neste dia nublado que venho mostrar a vocês alguns modelos que abastecerão nossas vitrines em algumas semanas. O post estava em pauta desde que a Couromoda aconteceu (janeiro), mas quem se anima a falar de ankle boot e sapato com alma de inverno, com calor de 35 graus, Mi Gente? Sem chance.

O tempo abafado deu trégua e já já a turma que até ontem reclamava do suor começa a reclamar do frio (fuééé). Hora de ver o que virá por aí para os nossos pezinhos em sapatos de sola tratorada, os modelos que reinaram no evento e que voltam à cena nos dias mais frios.

O que é sapato de sola tratorada

O nome tratorado (solado tratorado, sola tratorada ou qualquer próximo nome que inventarem para o modelo) vem da semelhança da sola com os pneus de tratores, cheios de ‘dentes’ que formam as ondulações, as responsáveis por criar aderência ao solo em que estiverem.

Algumas grifes criaram modelos de sola tratorada bem discretos, enquanto outras deixaram nitidamente o destaque do sapato para a sola. Independente da sola ser mais larga ou mais estreita, o efeito aparece:

jeffrey campbell Jeffrey Campbell Fabou Platform

jeffrey campbell nirvana boot

cut-out-boot-sola-tratorada

Taquilla e Topshop

O efeito tratorado dá um ar mais pesado aos sapatos independente da altura da sola e do modelo do calçado, mas vale deixar claro: não, necessariamente, menos feminino.

sandalia de salto tratorado jeffrey campbell

jeffrey-campbell-bota-over-knee

sola-tratoradasola-tratorada-inverno-2015

Sola tratorada em versões, na Couromoda

Como usar sapato de sola tratorada

Embora muitos modelos tenham sola mais grossa e alta dando a ideia de looks mais góticos e andróginos, o determinante para o estilo que você fará com a sola tratorada fica na composição peças de roupa + acessórios. Aí, sim, você monta a sua intenção do look e sai arrasando por aí.

como-usar-sapato-com-sola-tratorada

Vamos falar das três propostas acima? A MIKUTA foi de destroyed jeans, em um look super informal. Aliás, trocando o jeans rasgado por qualquer outra calça skinny, ela iria de um extremo a outro, não acham? Também achei bem interessante a proposta da FRANCIS porque, tradicionalmente, usaríamos o vestido com um scarpin e tudo OK, mas a Francis fugiu do lugar comum e preferiu quebrar a delicadeza do look com sapatos mais pesados. Exemplo perfeito para vermos que o look pode estar totalmente feminino, não acham? A Kirsten fez o contraponto que também achei incrível, misturando o aspecto mais pesadão das botas ao vestido super delicado mas cheio de estilo. Percebem como estes sapatos são versáteis?

E aí, Meninas? Vamos encarar? Opções não faltam!

 

Créditos das demais imagens: Couromoda 2015, site do Jeffrey Campbell, Chic, Google Img.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here