Niacinamida – o que é e para que serve?

0

Mesmo que você não sabia explicar exatamente o que ela é, certamente já leu este nome em vários cosméticos por aí. A Niacinamida é um dos ingredientes mais interessantes para a maioria dos tipos de pele e, por isso, tão usado pelas marcas mais antenadas no mundo todo.

O que é Niacinamida?

A Niacinamida é uma vitamina. Ela é solúvel em água e a gente também pode reconhecê-la nos nomes Nicotinamida e Vitamina B3.

Seu ponto alto é o quesito hidratação. A Niacinamida aumenta a síntese de ácidos graxos, queratina, filagrina e das ceramidas naturais da pele, que são os lipídios da camada mais externa da epiderme (estrato córneo). A função das ceramidas é a de formar um revestimento na pele, o que a protege das diversas agressões externas.

Já dá pra entender porque a Niacinamida está presente em tantos cosméticos, certo?

Benefícios da Niacinamida

Ela é sociável 😉

Enquanto vários ingredientes-estrela são, literalmente, Estrela Dalva e querem brilhar sozinhos em uma fórmula, a Niacinamida gosta de companhia. Aceita numa boa ser combinada com outros ingredientes como o Ácido Hialurônico, Retinol, Peptídeos e antioxidantes. Falei dela com vocês, inclusive, neste post aqui, sobre o Sérum da Botik, lançamento de O Boticário.

Ela é resistente

Moramos em um país tropical e falar de sol e calor no Brasil é, praticamente, uma redundância. A Niacinamida não se degrada com a exposição à luz solar e tampouco ao calor. Também não é fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta.

A Niacinamida hidrata

Ela ajuda a reter água, ou seja, a hidratar nossa pele, o que também leva à melhora de textura.

A Niacinamida é ótima para quem tem pele acneica

Ponto que sempre requer avaliação de especialista, mas, no geral, a Niacinamida ajuda a regular a produção de sebo, tem ação anti-inflamatória, além de melhorar a textura da pele.

A Niacinamida ajuda no aspecto das linhas finas

Um dos pontos mais abordados em quase todos os cosméticos com Niocinamida na fórmula, a melhora no aspecto das linhas é sempre elevado aos status principal da lista de benefícios. Isso porque a Niacinamida ajuda no estímulo à produção de colágeno e elastina, gerando uma aparência de pele com mais viço e firmeza.

Pigmentação reduzida

A pele humana está suscetível às manchas por inúmeros motivos e são nelas que a Niacinamida age, ajudando na prevenção e na atenuação de manchas causadas por hiperpigmentação.

É ótima para peles sensíveis

Ao ajudar a hidratação da pele, a Niacinamida ajuda a reduzir a perda da água o que gera uma barreira com mais saúde e mais forte e é, praticamente, orientada para todos os tipos de pele. Mas, vale lembrar: converse sempre com seu dermatologista.

Leia também:

Botik, nova marca de skincare de O Boticário

Sérum de Alta Potência Ácido Kójico BotikSérum

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here