Hiperlink no Instagram: como colocar, onde usar e como fica melhor? Dicas de instagram para iniciantes

0
Hiperlink no Instagram: como colocar, onde usar e como fica melhor? Dicas de instagram para iniciantes
5 (100%) 1 vote[s]

Se você usava o App Instagram bem timidamente e agora resolveu dar uma turbinada no seu negócio, vem comigo porque este post é salva-vidas e é pra você!

Hiperlink no Instagram

O App

O IG (/ígui/ como o insta é apelidado) foi criado para ser um App (se pronuncia /ép/) de dispositivos móveis, ou seja: basicamente, falamos de celular. Acontece que a demanda cresceu e eles acabaram criando uma versão light para web, com menos features (facilidades) e bem rudimentar. Armazene esta informação porque já já você entenderá a jogada.

No celular, o IG nos dá algumas formas para colocar o hiperlink, olha só:

Hiperlink nos stories

  • Para usuários com mais de 10k (10 mil) seguidores
  • Para linkar pro seu vídeo no IGTV (sem restrição de número mínimo de seguidores, é pra todo mundo! Tá liberado!)

Hiperlink nos anúncios do Instagram

Para quem tem conta comercial, é mole mole inserir hiperlink nos anúncios. Se você tiver dúvidas ou quiser conteúdo disso, deixa no comentário que eu produzo um post só com o passo a passo, ok?

Hiperlink na legenda na bio

Este tema ficou por semi-último e já vou abordá-lo junto com o último: hiperlink na legenda, que é o sambalelê onde muita gente sem familiaridade com a ferramenta, se enrola.

O Instagram até agora (março de 2019) não liberou a função de link habilitado na legenda dos posts. Isto significa que é ‘quase’ inútil colocar a típica frase “Acesse http://nomedodominio.com.br/54%w_964gaheli&_ como a gente, aos montes, por aí. Na real, quando uma marca de produto ou serviço faz isso, só deixa claro para a audiência a falta de jeito para usar o App já que os heavy users sabem que não tem como clicar e ir para a página. E, vendo bem, é um absurdo você lançar um link assim e dizer ACESSE. Quem decora isso, Gente?

Mas aí… vamos voltar lá no tópico 1 deste post: O App. Lembra que falei sobre a versão web? Beleza. Agora, compare 2 situações:

Situação #1 – empreendedor sem muito jeito com comunicação online que resolveu cuidar sozinho da comunicação digital do negócio, publica assim:

(texto da legenda falando do post etc…). Acesse http://nomedodominio.com.br/54%w_964gaheli&_

Situação #2 – empreendedor que usa super bem a ferramenta ou tem algum tipo de consultoria/agência/mentor para orientar, publica assim:

(texto da legenda falando do post etc…). Se você preferir ver no computador, copia e cola o link http://nomedodominio.com.br/54%w_964gaheli&_

Percebe a diferença na condução da comunicação?

Resposta

Na situação 2, estão nítidas: a familiaridade com o App, com a versão web dele e a atenção com a audiência em dizer “sim, eu sei que não rola acesso direto com link habilitado por aqui, mas estou dizendo que se for mais confortável pra você, dá super pra ver tudo via web e ainda passar o cursor por cima da url e abrir numa nova janela”.

O furo na clássica frase LINK NA BIO

Como expliquei para você no vídeo do canal (se não me segue ainda, é só soltar o dedo aqui depois de ler este post) a solução para quase todos os nossos problemas está em direcionar o usuário para a bio, lugar mais básico para encontrar um hiperlink que nos leve ao reino da alegria, certo?

Médio. Se você é uma marca e usa hiperlink em alguns conteúdos, isso é realmente fantástico! O usuário está assistido direitinho e seu planejamento segue às mil maravilhas.

Agora, se você é uma marca que posta muitos conteúdos de produtos e serviços para direcionamento externo, tipo loja virtual, blog, canal e cada post tem uma url (o endereço que a gente vê lá em cima, no navegador), a coisa já fica mais complexa e só piora se você não tem um planejamento (by the way, se este for seu caso, meu programa de mentoria está à sua disposição. Clica aqui depois).

Posts sem ordem cronológica

O IG não entrega mais os conteúdos em ordem cronológica. Ou seja: ele pode continuar entregando um conteúdo relevante dias depois. Caso real: eu fiquei trabalhando direto 1 final de semana e quase não acessei. Na segunda-feira, o algoritmo trouxe para mim posts da 6ª anterior, de pessoas que eu sempre interajo. Tá entendendo o problema?

Suponha que esta pessoa fosse uma marca e que esta marca tenha aproveitado o final de semana para impactar a audiência com uns 8, 10 posts  e com hiperlinks no esquema “link na bio” para cada um destes posts. Suponha mais: suponha que a pessoa que publica estava atenta e foi trocando, direitinho, cada url na bio para que o usuário fosse confortavelmente, direto para o produto escolhido. Ok?

Aí, euzinha, na segunda de manhã, estou vendo um post de lava-roupa. Oba! Clico no link na bio e tcharãããn, vou para a página de uma toalha de mesa porque, depois do post da sexta, já rolaram os outros 8, 10 posts…

Alô, planejamento! É você?

Este é o paranauê que você, marca em início de trabalho e ainda em crescimento exponencial, deve cuidar com muita atenção. É claro que quem estiver muito interessado, se vira dentro do site/ da loja / do canal. Mas, nosso papel como produtor de conteúdo é entregar da melhor forma, o conteúdo para este usuário que a gente quer que seja consumidor e evangelizador da nossa marca, certo?

Quanto aos posts mais antigos com ‘link na bio’ – é lógico que se o usuário está ali no seu feed vendo um post de 2 semanas atrás, ele vai entender – como acontece em qualquer site de notícias da vida, desde que a internet surgiu – que é ‘conteúdo passado’. Este toque que te dou vale pros posts mais recentes, já que a entrega é por relevância e engajamento e não mais por ordem cronológica. Então, vamos considerar alguns pontos:

  • Na internet, a gente deve entregar conteúdo útil, com qualidade e com ENREDO;
  • Faça seu planejamento, que seja semanal, quinzenal ou mensal (ideal);
  • Organize quais destes posts devem receber o link (com a indicação pra bio ou com a url avisando o copia/cola no navegador).

E se você achar que é muita coisa, dá um clique aqui e conheça meu Programa de Mentoria, que aplico desde 2017. Tenho certeza que vai clarear demais a sua vida digital!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here