Diferenças entre Setting Powder e Fininshing Powder

0

Setting Powder e Fininshing Powder [ou Pó Fixador e Pó Finalizador]: mesma coisa? Não.

No post em que a Isa Bassi deu 5 dicas de pó solto para ‘selar’ sem craquelar as linhas de expressão (aqui), prometi que voltaria (lembrei da música “Eu volteeeiii, agora pra ficar…”) para falar com vocês sobre a diferença entre 2 tipos de pó: Setting Powder e Fininshing Powder

É mais do mesmo? No, no, no (tô musical hoje…)

A questão é que aqui no Brasil, as marcas ainda não segmentam muito bem o que é um e o que é outro. Mas, vamos lá:

O que é Setting Powder

É o pó que tem como função fixar e segurar a maquiagem no lugar. O setting powder evita que a maquiagem ‘sambe’ com o passar das horas e diminui muito o efeito craquelado dos olhos por causa do corretivo e da base (geralmente líquidos) que se acumulam nos vincos e nas linhas de expressão.

É a alternativa perfeita no combate ao acúmulo de óleo, dá um acabamento mais puro e leve. O setting powder pode ser translúcido ou levemente colorido para combinar com o tom da pele e tem uma textura mais fina.

Leia também Linhas de expressão: 5 dicas de pó solto para ‘selar’ sem craquelar 

O setting powder traz uma aparência mais duradoura e, normalmente, está disponível em 2 formas: a de pó solto e a de pó compacto (prensado na caixinha de metal). Qual deles é mais incrível? Depende do seu gosto.

Os soltos que tenho aqui não conseguem sair da minha gaveta na embalagem de origem. As tampas são lindas, mas para enfeitar penteadeira. Não arrisco levar a versão solta na bolsa. Por outro lado, o setting powder solto oferecem uma cobertura leve, funcionam muito bem em peles com tendência à oleosidade e que usam tanto a base quanto o corretivo em forma líquida.

Os compactos, por sua vez, são mais seguros e a chance de uma catástrofe na bolsa é bem menor, sem dúvida.

PÓ FIXADOR ALL NIGHTER SETTING POWDER

Urban Decay – aqui

PÓ SOLTO TRANSPARENTE BORN THIS WAY ETHEREAL SETTING POWDER

Too Faced – aqui

PÓ LOCK IT SETTING POWDER TRANSLUCENT

Kat Von D – aqui

O que é Finishing Powder

O Finishing Powder (Pó finalizador) é o pó que tem função de finalizar a maquiagem. Terminou tudo? Pega um pincel bem do fofo e pincela um pouco em todo o rosto.

Ele dá acabamento, mesmo. Não garante durabilidade, por exemplo, como o setting powder faz. É usado como o passo final da maquiagem para eliminar as imperfeições, minimizar a aparência de poros e linhas finas que estejam aparentes e, como consequência, proporciona um acabamento aerodinâmico.

Ele não é muito recomendado para o uso diário, mas é uma excelente opção para ocasiões com muita luz artificial como festa com flashes, vídeos, porque ele dá um belo efeito blur. Só tome cuidado para espalhar bem e evitar aquele acúmulo esbranquiçado em alguma parte do rosto.

PÓ FINALIZADOR PREP + PRIME TRANSPARENT FINISHING POWDER

Pó Finalizador da MAC – aqui

PÓ FINALIZADOR SOFT LIGHT BLURRING POWDER

Pó da Becca (a marca tem 2 versões, uma mais rosada e a outra mais bege) – Aqui

PÓ FINALIZADOR NAKED SKIN THE ILLUMINIZER

Urban Decay – Aqui

Em linhas gerais, a diferença entre ambos está mesmo na função que a marca informa (e é isso que mais confunde o consumidor destes dois produtos já que muitas fórmulas trazem ambos em textura muito fina).

Alguns fabricantes, na tentativa de apelo de marketing diferenciado, já têm o setting powder com benefícios que seriam característica do finishing, como o próprio efeito o blur, mas a função deles tirando todos os apelos, segue a mais pura como o nome desiga: um sela e outro finaliza.

Leia também: Linhas de expressão: 5 dicas de pó solto para ‘selar’ sem craquelar

gif Amy: Giphy.com

* Este post não é patrocinado. Alguns links são afiliados de marcas e lojas parceiras, ou seja; comprando algum produto por estes links, o blog recebe uma pequena comissão. Você contribui com a continuidade dos nossos conteúdos gratuitos e te agradeço demais por isso! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here