Como usar saia longa com sandálias e sapatos

0

Confira alguns looks lindos para combinar saia longa com sandálias e sapatos de salto alto ou baixo.

cris-cardoso-saia-longa-

Todo fim de ano, faço um inventário das peças que comprei nos últimos 12 meses x quantas vezes usei. Nem sempre o resultado é um mar de rosas e, às vezes, termino minha lista meio triste de ver que ao invés de investimento, tive prejuízo.

Meu sorriso volta quando chego na prateleira das saias longas. Elas foram, disparado, as peças que mais me trouxeram retorno financeiro nos últimos 3 anos. A saia longa é versátil, porque vai da feira ao escritório e ainda dá aquele abraço no happy hour. É confortável e só esse aspecto vale por mil outros e pode ser encontrada em vários tecidos, o que nos permite usá-la em qualquer ocasião.

Se eu disser para vocês que tenho uma saia cuja relação custo-benefício foi a maravilha de apenas 20 reais, VINTE REAIS, vocês acreditariam em mim? A peça do milagre foi comprada numa loja de comércio bem popular no centro da cidade, há 3 anos, e eu a uso tanto, mas tanto, que é capaz de ir sozinha a todo e qualquer lugar. Juro!

Sei que a dúvida da maioria (e constato isso pelo Analytics aqui do SC) é sobre o que calçar com a saia longa. Aproveitando os meses mais quentes que já estão aí, a coluna Inspire-se! de hoje traz algumas opções para coordenação de sapatos com a saia longa.

Antes dos looks, observação para Você, que está no meu time (o time dos melhores perfumes que estão nos menores frascos = BAIXINHAS LINDAS DESSE BRASÉÉÉL) não esquente a cabeça com aquela ideia old fashion de que a gente não pode usar saia longa… Como eu tenho preguiça de gente assim!! Pode sim, senhora e senhorita. Pode tudo! Gostou da saia? Faça as adequações para ficar melhor no seu visual e manda bala.

Agora, aos looks:

COMO USAR SAIA LONGA COM FLATS

saia longa com rasteira

saia longa com flat

Flat é um termo em inglês com tantas variáveis de uso que entra quase na mesma categoria do verbo “to get” (que tem aprox. 50 combinações de uso). Brincadeiras à parte, usamos o termo ‘flat’ para designar tudo que é plano: mar flat (reto, sem ondas), tabela de preço flat (sem alteração). Assim, o mundo fashion rapidinho tratou de substituir o popular “rasteirinha” pelo nome ‘novo AND chique’ e assim, é flat para cá, flat pra lá. Entram nessa categoria todas as sandalinhas mais retas, as rasteiras e até algumas gladiadoras de cano curto.

Algumas meninas têm receio de usar as sandálias flats (de sola plana) para ambiente de trabalho. E, olha, não acho a sandália mais adequada para ambiente corporativo (minha opinião). Já sabemos que o dresscode de algumas empresas é mais rígido e, na regra mundial, pés muito ‘pelados’ têm conotação sensual ao extremo. Fora que exigem uma excelência no trato higiênico, com sola do pé em dia e hidratada e unhas bem feitas o tempo todo. Falo a vocês que nada é imperativo, mas quando trabalhamos em empresa com contrato assinado, é fundamental lermos o que o dresscode deste lugar nos pede. “Em Roma, aja como os romanos”. Na empresa, não adianta querer bater de frente e impor uma forma pessoal no ambiente que, para ter ordem, precisa de regras. Afinal, bom senso é relativo e nem sempre o nosso é igual ao dos demais colegas.

SAIA LONGA COM SAPATILHAS

saia longa com sapatilha

Look mais do que consagrado, o combo saia longa + sapatilha já virou casamento indissolúvel Brasil a fora. Nos liberta da saia justa (olha a ironia) que passamos com as sandálias flats e nos leva ao trabalho com sofisticação quando não podemos ou não queremos usar saltos. Não há obrigatoriedade de combinação com outros acessórios e as sapatilhas coloridas ficam lindas com looks monocromáticos.

SAIA LONGA COM PAPETE (Birkenstock)

saia longa com papete

Acho estranho ler que ‘as papetes/ birkens estão de volta’ porque na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, elas nunca saíram de moda… Mas, enfim, posso concordar com a maioria dos blogs e sites de moda e dizer que estão de volta à cena fashionista como item-glamour (melhorou?) e são alternativa para pés que pedem descanso sem deixar a peteca do look cair.

SAIA LONGA COM SALTO – O dilema

saia longa e sapato de salto

saia longa e sapato de salto alto

Entre todas as possibilidades de uso da saia longa, a coordenação com as sandálias ou os sapatos de salto seja a que mais gera dúvida. Repito a vocês: eu não sou a pessoa que dirá PODE ou NÃO PODE, mas quero ser a pessoa que abre a mente criativa de vocês para análises e escolhas que mais favorecem ao visual de cada uma de vocês.

Um evento mais formal ou sofisticado pode pedir salto alto e, nele, você talvez sinta a necessidade de um salto mais fino e não tão grosso como o dia a dia propõe. Neste caso, a saia longa precisa de um suporte que não precisa ser a sandália em si, mas o próprio tecido e o corte dela. Minha ‘cola’ para você decidir se usa saia longa com salto alto ou não é:

Qual é a estrutura da minha saia?

De que tecido é feita?

Qual é a modelagem?

Isso será determinante para você se sentir linda e não vulgar, “in” e não “out” ao coordenar a saia com os sapatos.

Uma saia longa plissada, em tecido nobre, fluido pode atender a um evento noturno e mais formal. Pode, facilmente, ser coordenada com uma bela sandália de salto.

saia longa para festa

Uma saia mais rodada, de malha, menos fluida, já tem carinha de informal. Não combina tanto com uma sandália de festa e pede um salto mais grosso, que deixa a sandália com uma pegada mais pesada e fica super atual.

SAIA LONGA COM SANDÁLIAS ANABELA OU PLATAFORMA

Embora haja diferença no estilo de ambas, seja qual for sua escolha será uma escolha feliz. Anabelas e plataformas alongam a silhueta e deixam o look bem atual porque é uma tendência em alta para os pés. Além dos modelos que já conhecemos, um terceiro volta à cena: as espadrilles:

saia longa espadrille

SAIA LONGA NO TRABALHO

saia longa para trabalhar

Algumas observações para a saia longa no trabalho:

Os modelos em tricô, crochet e renda já estão em todos os looks do dia, vitrines e lojas virtuais. Para o dia-a-dia, finais de semana e férias, sucesso garantido mas para trabalhar, precisamos ter cuidado na escolha. Os modelos mais abertos e com transparência aparente não funcionam no dresscode corporativo. Recebo várias perguntas das leitoras aqui do SC sobre isso. “Pode usar transparência para trabalhar?” “Pode usar renda para escritório?” “Saia com forro curto, tipo minissaia, fica sensual demais?”

Eu defendo a palavra DEPENDE. Vejam só:

Esses modelos mais atuais ou têm forro inteiro (o forro acompanha a peça até o final) ou forro curto, como a leitora acima colocou (minissaia). A saia longa de renda/ tricô/crochet com 75% da perna aparecendo pode não ser bem vista no ambiente de trabalho. Isso não é regra fashionista, é um fato. A renda por si já é um material muito sensual, tanto que é a eleita de qualquer fábrica de lingerie para acompanhar lycra, algodão ou microfibra, certo? Mesmo que haja forro, se ele não acompanha o comprimento da saia de fora, evite a peça para trabalhar antes de checar com a área de RH da empresa se o dresscode permite.

Espero ter respondido as principais dúvidas de vocês sobre o tema Saia Longa mas se ficar alguma questão em aberto, me avisem que a gente expande o tema, ok?
Pesquisa de imagens:

Lydia Rose – Fashioninflux.uk

Ana Soares – Hoje Vou Assim Off

Joyce – www.gosteieagora.com

Paula Martins – Look do Dia

Nati Vozza – glam4you.com

Thassia Naves – blogdathassia.com.br

Isa – fashionless.wordpress.com

VANESSA VASCONCELOS – decoresaltoalto.com

Nath – odiariodanath.fashionblog.com.br

Suliane – biscoitofashion.blogspot.com

Taquilla – www.taquilla.com.br

Gostei e agora – http://www.gosteieagora.com/

Google – divulgação

Algumas imagens foram selecionadas em banco de imagens, sem fonte exata detentora das imagens. Caso seja sua, por favor, pedimos que nos mande uma mensagem contendo seu nome e url do blog/site para que possamos inserir seu crédito nesta matéria. Muito obrigada.

Some pictures were captured without the information of the real source. If you are the authorized owner, please, we kindly ask you to send an email notifying name and blog/site url so that we can give you the right credits. Thank you.

Algunas de las imágenes seleccionadas no contenian la fuente exata. Si por ventura alguna es tuya, por favor, envíanos tu nombre y la dirección de tu blog/sitio de internet para que incluyamos tus infos en el contenido. Muchas gracias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here