COLETOR MENSTRUAL: COMO USAR? DÓI? VAZA?

0

Vinte dias de alergia por causa de uma troca de marca de absorventes e 1 caixa de anti-inflamatório depois, cá estou para contar a vocês que comecei meus testes de adaptação com o coletor menstrual da Inciclo, que ganhei de uma amiga.

Se você é nova no assunto, vem comigo porque preparei o guia kkk com todas as informações mais relevantes para você escolher o seu!

Coletor menstrual: O que é

É um tipo de copinho, mais parecido com uma taça, bem maleável (é feito de silicone) e que fica no canal vaginal, coletando o fluxo da menstruação. É uma das alternativas ao tradicional absorvente externo.

O meu é da Inciclo e encontrei nas Americanas.com (AQUI) com preço mais barato do que no site da própria marca. Pesquise sempre os preços, antes de comprar!

Está disponível no mercado em tamanhos variados e cores também:

No site Americanas.com você compara os os preços das principais marcas

Como o coletor fica dentro do corpo:

Img: site da Inciclo

Coletor menstrual é bom para quem?

Para todas as mulheres, mas senti um bem-estar imenso para praticar esporte e para dormir.

Para o esporte porque ele não incomoda, não aumenta a transpiração na virilha e não me deixa preocupada se está desencaixando da calcinha ou fazendo volume na roupa de ginástica.

Para dormir porque, como você bem sabe, tenho insônia muitas noites e sono leve. Se nas outras noites do mês já acordo por qualquer coisa, imagina dormir com a cabeça ligada se vai ou não vazar…

Vantagem do coletor menstrual

Sinceramente, aponto 3:

Economia de dinheiro

Nas pesquisas que fiz, um dos especialistas apontou que uma pessoa que menstrua gasta, em média, 10 mil absorventes. Pensa nisso?!

Coletor menstrual = menos lixo

A gente se preocupa com lixo reciclado, com consumo consciente de roupa, mas vai um absorvente atrás do outro para a lixeira. Então, sim, esses absorventes usados poluem pra caramba.

Mais liberdade de movimento

O gol de placa ao usar o coletor é esquecer que ele está ali. Muitas de nós desistem dele porque não pegam o jeito de colocação e essa fase de adaptação é normal, Gente. Ele foi feito para ser ‘esquecido’ sobre a presença dentro da gente, não pra incomodar. Sabe hóspede que não faz barulho e só sai do quarto para as refeições? É ele! Só sai pra ser limpo e colocado, novamente.

Como escolher o coletor menstrual

Temos várias marcas disponíveis no mercado, o que significa várias cores e tipos.

O que experimentei e tenho aqui (foi presente da Gi) é da marca Inciclo, bem maleável. Tenho o tamanho A. A Inciclo, por exemplo, tem 3 modelos diferentes:

Img site da Inciclo

Como expliquei acima, para comprar, encontrei preços mais vantajosos no site Americanas.com

Já outras marcas podem apresentar variação no formato (altura) da taça (copinho) e no tipo de silicone.

Cada marca explica de um jeito: algumas falam sobre idade, outras consideram a idade x ter tido ou não filhos. Mas, de verdade? Acho que o fator principal é entender a altura do seu colo de útero (se baixo, médio ou alto) porque, assim, você escolhe o tamanho de copo que fica mais confortável dentro de você. Dá uma olhada no meu vídeo do canal porque explico certinho sobre isso, se te ajudar:

Confira o vídeo:
COLETOR MENSTRUAL: COMO USAR? COMECEI A USAR O COLETOR MENSTRUAL DA INCICLO

Como usar o coletor menstrual

Batendo o olho no coletor, a gente vê um copinho com a boca mais larga do que a largura da nossa vagina. Ele não entra aberto direto. A chave do sucesso chama-se DOBRA e achei várias nas pesquisas que fiz.

O que você ter é paciência para testar qual dobra te dá mais conforto.

A gente dobra o coletor para que ele tem o diâmetro reduzido e fique tranquilo introduzi-lo no canal vaginal. Quando você coloca o coletor no canal, por ser maleável, ele abre imediatamente formando o vácuo, ou seja: a bordinha dele que mostro no vídeo, adere às paredes do nosso canal e ele fica bonitinho ali para coletar o sangue.

Img site Inciclo

Problemas na hora de colocar

Excesso ou falta de vácuo. No caso do excesso, a gente fica sentindo o coletor lá dentro e incomoda muito, sim. No caso da falta de vácuo, pode ocorrer vazamento.

Aliás, o vazamento também pode ocorrer por colocação errada.

Cada mulher tem uma formação de corpo e a posição de útero também se altera. Seu útero por ser mais reto ou mais inclinado (não tem defeito nisso, ok? É apenas característica de corpo) e na hora de colocar o coletor, se a gente erra a direção, o copinho fica torto lá dentro. Não que o canal seja imenso de largura, mas qualquer milímetro fora pode dar chance de vazamento.

Quanto tempo pode ficar com o coletor menstrual sem tirar

As marcas afirmam que a gente pode ficar até 10horas com ele, sem tirar.

Como lavar o coletor menstrual

Água corrente, pode ser morninha, e sabonete (de preferência, neutro).

Quando terminar seu ciclo (ou seja, você for guardá-lo por semanas), coloque água para ferver e depois, num potinho só pra ele, deixe-o de molho por uns 5 a 8 minutos com 1 colher de bicarbonato de sódio. Aí, deixe secar (coloco sobre uma toalha) e depois de seco, guardo. Ele fica novinho em folha.

Cuidados de manutenção

O básico: não deixe o coletor na água fervente por muito tempo, não guarde o coletor molhado, não exponha ao calor excessivo, não use nada abrasivo, não corte o coletor (tem gente que corta a pontinha da haste, tudo bem)…

Minha experiência com o coletor menstrual da Inciclo

No contato imediato de primeiro grau, fiquei com a sensação dele o tempo todinho. Incomodou um pouco. No outro dia, usei a lógica que expliquei acima e não insisti. Dei folga para ele e voltei ao absorvente tradicional. Retornei com ele no terceiro dia e não senti a dor.

Todo mundo ama o coletor?

Não. E se você tentar e tentar e não curtir ou não se adaptar, você não é uma pessoa ruim ou pior por causa disso. Sem militância, pense que as alternativas existem mas são ALTERNATIVAS e tudo OK se não rolar.

Caso você realmente prefira alternativas ao tradicional absorvente externo ou interno como o OB ou o Tampax, existem os absorventes reutilizáveis e as calcinhas também. Você vai encontrar (e deve) o que for melhor e mais confortável para você, ok?

Se você quiser contribuir com esse conteúdo, deixe seu comentário! Será excelente.
Obrigada pela presença!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here