Aplicador de máscara de cílios: para que serve cada tipo?

0

As marcas tem apostado muito na criação de máscaras de cílios cada vez mais potentes e eficazes e, junto da fórmula, os modelos de aplicadores também cresceram em quantidade. Mas, com tanta oferta prometendo mundos e fundos, a confusão faz parte.

Você sabe quais são os tipos de aplicador de máscara de cílios e para que serve cada tipo?

Tipos de aplicadores de máscaras de cílios

No geral, as máscaras de cílios prometem 3 resultados principais: alongamento, volume e efeito.

Além do tema de hoje, a gente vai falar num próximo artigo sobre a composição das fórmulas porque isso também contribui muito no resultado final. Não adianta ter um mega aplicador se a fórmula ficar rala, aguada demais (similar ao que a gente sente na maioria das máscaras novas que ainda não entraram em contato com o ar e não ‘engrossaram’ para ficar no ponto, sabe?)

Para cada um dos resultados acontecer (alongamento, volume e efeito mais dramático), além de fórmulas cada vez mais hi-tech com ativos eficazes que vão além da ‘pastinha’ de cera, as marcas estão apostando na inovação da tecnologia dos aplicadores.

Observo em todos esses anos uma diferença imensa entre os formatos de aplicador, você também?

Já reparou? A publicidade de anos atrás era enfática em afirmar que quanto mais volumoso o aplicador fosse, mais característica de gerar ‘volume’ ele teria. Aí, as marcas começaram a trabalhar cerdas em tamanhos alternados e com tecnologia mais certeira no mesmo aplicador e essa ‘condição’ começou a concorrer com os aplicadores mais fininhos, porém com tecnologia de cerda mais inteligente, para o mesmo resultado.

No meu ponto de vista, temos aplicadores aparentemente mais ‘finos’ que geram muito mais efeito do que os mais bojudos, com um detalhe: esses mais bojudos nem sempre favorecem a todos os formatos de olho. Tem muita gente que ainda reclama porque ‘carimba’, quando, na verdade, seria só escolher um aplicador mais adequado para o tipo de pálpebra e cílios.

Nessas inúmeras tentativas e, claro, no fomento de mercado, as marcas criaram vários tipos de aplicadores com promessas diferentes e, antigamente, era bem comum blogs e sites segmentarem assim “Esférico, cerdas curtas, cone, cerdas longas etc). Acontece que o mercado evolui constantemente, as marcas misturam características de um com outro para criar produtos cada vez mais completos que os da concorrente e separar desta forma pra mim não faz mais o menor sentido.

Trouxe uma foto dos que tenho aqui para analisamos juntas como as características que antes eram tão singulares hoje já se mesclam:

De cima para baixo:

1.Bad Gal, Benefit AQUI

2.Lash Intensity, Mary Kay AQUI

3.Colossal, Maybelline AQUI

4.Sublime, de Natura Una AQUI

5.Lash Fantasy, Revlon AQUI

6.Alonga e Dá Volume, QDB AQUI

7.Soul, Eudora AQUI

8.Lash Love, Mary Kay AQUI

Fundamentalmente, temos 3 tipos de aplicador:

Aplicador que afina em uma das extremidades

Pouca gente sabe mas, quando o aplicador surgiu neste formato, a ideia era ser mais anatômico para alcançar todos os cílios, já que as cerdas crescem gradativamente até chegar à base dele (a base é a parte que se une ao cabo).

Assim, a parte mais bojuda fica presa ao cabo para preencher os cílios da parte externa do olho e, a mais estreita (a do fim do aplicador), chega mais fácil ao cantinho interno dos olhos.

Foi desse raciocínio que surgiu, inclusive, o aplicador em formato de cone que, tecnicamente, afina muito mais na ponta externa e é bárbaro para quem tem cílios mais curtos e pouco ‘espaço’ de pálpebra (lembra da galera que reclamava que não conseguia aplicar porque carimbava? Pois é, esse ajuda muito no resultado mais feliz).

Variações: Mais volumoso e mais grosso na parte central ou na parte mais próxima ao cabo.

Aplicador reto e suas variações

As marcas entenderam que mais importante do que o formato, seria criar aplicadores com tecnologia de cerdas suficiente para alcançar todos os pelos, desde a raiz e que muitas pessoas não conseguiam resultados satisfatórios porque não conseguiam aplicar a máscara desde a raiz, por exemplo.

Os formatos que aparentam ser mais retos, como a Una de Natura, ou tem essa leve diminuída na altura das cerdas bem no centro, como é o caso da Lash Intensity da Mary Kay, prometem tudo: volume, efeito sem patinha de aranha e alongamento e sustentam o sucesso do efeito no combo tecnologia das cerdas + fórmula do produto.

Aplicador esférico

Ele parece um ouriço, todo redondinho (que não emplacou muito) – Definitivamente, a ideia pode até ter sido muito da boa, mas a praticidade dele é complexa. Esse aplicador é mara para aplicações pontuais. Sabe o vídeo em que mostro para você a dica de intensificar a máscara no canto externo para dar o efeito de lifting sem embolar os cílios no olho todo? Então, para isso, esse esférico seria perfeito! Agora, pensa nele, grupinho por grupinho de cílios e você ali na corrida contra o relógio para sair… Leva 2 anos, sem chance!

Entendendo os 3 tipos, todo o restante (como eu brinco) é variação do mesmo tema com promessas diferentes em função da tecnologia das cerdas.

Variações

Os aplicadores podem variar em tamanho, em concentração de cerdas e em tipo de material:

Aplicador com cerdas longas e concentradas: Favorece o volume porque carrega muito mais produto. Por contra do formato das cerdas, ele distribui o produto de forma que o pelo inteiro receba a máscara, evitando o temido efeito ‘patinha de aranha’, quando os cílios recebem produto em excesso e grudam uns nos outros, exterminando o resultado de ‘cílios de boneca’ e deixando a gente com cara de desenho animado pós-incêndio.

Aplicador curvado: Ele parece um arco, uma meia-lua e promete o efeito do curvex. Para quem se acha desajeitada na hora da máscara, é uma boa opção.

Aplicador em espiral e aplicador com cerdas assimétricas: 2 modelos que surgiram depois, com variações de preenchimento de cílios, promessa de chegar até aos mais curtinhos e definição.

Vale lembrar que nem só de um bom e tecnológico aplicador vivem os cílios. Aplicação correta e limpeza completa na hora de demaquilar fazem diferença e garantem a saúde dos cílios.

Por falar em limpeza, existe aplicador de máscara para cílios descartável, ideal para quem trabalha com maquiagem e com estética atendendo a clientes. Ele é vendido em atacado ou pacotes de várias unidades.

Espero ter ajudado você a encontrar o aplicador perfeito para chamar de seu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here