A esponja de maquiagem: o que é, pra que serve, principais tipos e como usar

0

Vamos a mais um “atendendo a pedido” que rolou lá no canal (não me segue? Aqui) sobre a ESPONJA na maquiagem, conteúdo para iniciantes e quem ainda está nos primeiros passos da maquiagem.

A esponja é um acessório que ganhou o mundo poucos anos atrás, parceira super fiel dos pincéis.

Para que serve

A esponja de maquiagem serve para aplicar, principalmente, produtos líquidos como a base e o corretivo. É excelente para dar aquela finalizada que deixa a maquiagem muito mais sofisticada e elimina o aspecto das listras que os pincéis, às vezes, deixam.

Depois da Real Techniques e sua Beauty Blender, o mercado viu uma enxurrada de lançamentos e releituras da esponja original.

Por ser constituída fundamentalmente de borracha, ela absorve mais produtos e é por isso que, particularmente, prefiro espalhar o produto com o pincel e só fazer os acabamentos com ela.

Na maioria dos modelos, um dos lados é perfeito para os cantinhos (canto lacrimal, nariz e boca, por exemplo) e o outro (achatado ou uniforme) fica perfeito para áreas maiores da face.

Confira os diversos formatos que já estão disponíveis no mercado – também estão no vídeo – e o que eles prometem:

ESPONJA MIRACLE PONTA DUPLA

A esponja da Real Techniques, Miracle Ponta Dupla, tem efeito 2 em 1: cobertura e contorno. Foi projetada, segundo a marca, para garantir aplicação de cobertura média a alta. A RT orienta que a gente use o lado laranja para aplicar base e corretivo e o lado rosa para contornar, iluminar e aplicar blush.

A marca diz que este modelo deve ser usado SECO (e não úmido, como a maioria) e pode ser utilizada com produtos em pó, em creme, ou líquidos.

Aqui

ESPONJA LAURA MERCIER FLAWLESS FINISH MAKEUP SPONGE

É projetada com contorno em “S” para facilitar a aplicação das bases e corretivos mesmo nos pontos mais angulosos do rosto. Com tecnologia “zero cell“, a esponja foi desenvolvida com micro células que absorvem menos produto e minimizam o desperdício:

Aqui

Esponja Real Techniques

É ideal para um acabamento natural e segue os padrões das demais da marca, gota cortada:

Aqui

ESPONJA PARA MAQUIAGEM OCÉANE – FLOWER SPONGE

É quase o formato ‘queijinho’ – triangular – e foi produzida para aplicar produtos líquidos e cremosos com acabamento uniforme:

Aqui

Esponja Miracle RK By Kiss – Preto e Laranja

3 em 1: Base reta: ótima para finalizar os contornos da face, áreas inferiores aos olhos e nariz. Base ponta: excelente para harmonizar os contornos da face e cobrir imperfeições ou manchas em áreas menores. Base circular: ideal para aplicação de maquiagem nas áreas maiores do rosto com perfeição.

Aqui

Esponjas para Maquiagem Micro e Mini Belliz Makeup 360°

Aqui

Esponja Para Base RK By Kiss Air Cushion c/ Alça

Quem é do tempo em que a internet era mato, lembra dessa mais tradicional, agora em releitura. Ela vem lá dos tempos do talco da vovó, com a alcinha para passar os dedos. Basta colocar uma quantidade pequena de base líquida ou usá-la para finalizar. Aliás, esse modelo também é usado como apoio de mãos por maquiadores que preferem a esponja para não ‘carimbar’ o rosto dos clientes.

Aqui

Como conservar a esponja

Evite guardá-la molhada, porque isso pode ser cenário perfeito para muitos fungos e bactérias.

Embora muita gente use a esponja umedecida, prefiro a versão seca. Mas isso depende do material da sua esponja e, claro, do quão líquido é o produto que você usa com ela.

Como lavar sua esponja

Você pode colocar em pote com água e detergente e levar por alguns segundos ao microondas. Eu lavo a minha em água corrente ou morna (não coloco no micro, demora mais, mas prefiro assim), deixo de molho uns minutos para que o sabão líquido neutro penetre bastante nela e depois vou passando em água corrente e espremendo, até sair todo sabão e os produtos dela.

Tem mais dúvidas sobre esponjas? Manda pra cá!

* Este post não é patrocinado. Alguns links são afiliados de marcas e lojas parceiras, ou seja; comprando algum produto por estes links, o blog recebe uma pequena comissão. Você contribui com a continuidade dos nossos conteúdos gratuitos e te agradeço demais por isso! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here