Assistindo a uma live hoje cedo no insta da Fe Ronconi (consultora de imagem das minhas: prática, direta e reta ao ponto), vi que a Fê fez um exercício fantástico sobre o qual já falei com vocês por aqui, algumas vezes: o processo de decupar uma foto como leitura de moda nos auxilia a construir uma identidade mais assertiva em relação ao que buscamos como intenção para o look. Ao mesmo tempo, nos ajuda a realizar o consumo mais eficiente das peças.

A maioria de nós tende a ver (e não a ler) a foto de catálogo ou na revista como venda de serviço, né? Ou seja: a marca X clica a modelo com as peças e isso é vitrine para nós, leitoras. Se gostamos, tentamos reproduzir com as peças possíveis e pronto. Acontece que absorver uma imagem sem pensar em cima dela só gera mais efeito repeteco: compras equivocadas e sem critério, na tentativa de fazer um “tipo Fulana na revista X”.

Quando a gente decupa a foto, ou seja, a corta em fatias para compreendê-la e observa com atenção, entende as intenções que cada peça transmite.

Não tem ilusão, Gente: cada detalhe, cada peça é colocada estrategicamente na modelo. As boas marcas nos brindam verdadeiras aulas de estilo a cada foto, como foi o caso da que a Fernanda usou na live para explicar truques de alongamento de silhueta (ela usou uma foto do catálogo da Canal Concept).

Tomei por causa própria, claaaro, porque tenho tronco curto e qualquer truque de silhueta para um tampa de 1,58m é muito, mas muito bem-vindo mesmo Kkkkkkkkkk!

Separei os pontos que a Fê mencionou e que mais curti e juntei com os meus (espalhados em alguns posts aqui do criscard) para compartilhar com vocês. A modelo da foto já é alta mas, independente da altura dela, queria muito que vocês focassem nos truques porque eles se adaptam a qualquer pessoa, estatura e peso. Bora lá:

Decote V para alongar pescoço

Se a gola careca (a redonda, mais próxima ao pescoço) ‘tampa’ mais e mostra menos pele, o decote V espaço e alonga o pescoço, e isto vale para qualquer tipo de corpo. Ao contrário do que algumas meninas pensam, para dar o efeito alongador, o decote V não precisa ser muito profundo. O truque é a soma do V levando o ponto de visão para o centro formando o alongamento em relação ao nosso pescoço e à cabeça.

Penteado para alongar silhueta

A modelo tem um penteado afro e ele foi modelado para cima, o que tira o volume do pescoço e alonga mais a silhueta. Percebam como isso fez diferença. Vamos supor, entretanto, que seu cabelo esteja longo como o meu: um super coque lá no topo ou um rabo de cabelo da altura média para cima já resolveria. Um outro penteado qualquer para trás, ajudaria se a ideia fosse deixar a aparência do rosto mais limpa (ou menos confusa, sem excesso de informação).

Acessórios compridos também alongam

Na foto, a Fê mencionou os brincos da modelo. Reparem que mesmo em formato de argola, pelo shape ser mais fino, compuseram super bem a ideia do alongamento verticalizando a ilusão óptica. A mesma tática vale para colares.

Looks monocromáticos alongam a silhueta

Looks monocromáticos são um super truque alongador. Eliminam a visão de blocos diferentes de cores, quando nosso cérebro capta a imagem de uma outra pessoa e geram um efeito óptico mais uniforme, inteiriço. Nesta intenção, você não precisa torcer o nariz se não curtir os ‘conjuntinhos’. Valem os monocromáticos tipo branco com off-white, off-white com areia, e por aí vai. Dentro da mesma cor, tons irmãos geram o mesmo efeito visual.

Sapatos nude (cor da ‘pele’) da perna alongam a silhueta

Este truque já é mais conhecido, né? Temos duas opções bacanudas: uma é seguir a cor da parte de baixo, quando usamos calça ou saia longa. A outra, como no caso da foto, é seguir a cor da pele da perna.

Manga longa puxada também alonga silhueta

Para dar mais efeito de alongamento, aproveite a manga da blusa ou, no caso da foto, da terceira peça, e dê uma retraída na manga, deixando punhos (pulsos) e um pedaço do antebraço aparentes. São partes finas do nosso corpo e o cérebro, automaticamente, entende um braço mais magro e esguio. E, particularmente, penso que dá um ar mais despojado para a produção, concordam?

Já tínhamos falado do assunto aqui e agora reforço a ideia com as dicas da Fê: comecem a fazer o exercício de ler as imagens de moda. É divertido, instrutivo e vai ajudar demais na hora de compor os looks aí, em casa!

 

Calça clochard com alma de saruel
Mas, afinal, o que é Estilo?

Comentários

comments

COMPARTILHE
Artigo anteriorMas, afinal, o que é Estilo?
Próximo artigoCalça clochard com alma de saruel
Cris Cardoso
A Cris é pequenininha, mas adora conversar e escreve de montão. Para falar com ela, comente aqui no post ou mande email pro contato@criscardoso.com porque ela jura que sua mensagem não vai cair no limbo dos emails perdidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.