Por Alberto Garcia

É engraçado fazer essa pergunta. Parece uma coisa simples demais, não? Saber do que o filho gosta ou não é uma coisa básica do relacionamento com ele. Assim como saber o que um amigo, seus pais ou sua companheira ou companheiro gostam de fazer, comer, ouvir, ver, ler… Mas, acredite, tem gente que não sabe.

image

João gosta de ver desenho na TV. Gosta de comer brócolis e beterraba. Meu filho gosta de ouvir músicas variadas, de infantis até rock. Também gosta de livros e sempre pede para que eu os leia pra ele enquanto vê as ilustrações. João gosta muito de fazer bagunça e se amarra em brincar com os colegas da escola.

13291785484_b6b254fd94_b
Mas eu fui um pouco genérico em alguns itens, né?! Alguns são fáceis de adivinhar. Ver desenho, fazer bagunça e brincar com os colegas da escola são coisas que todas as crianças gostam de fazer. Mas… Será que você sabe o que o seu filho realmente gosta?

João não gosta de séries de TV, ele gosta de desenhos. E, mesmo nos desenhos, tem os seus preferidos. Homem-Aranha, Tom & Jerry, Show da Luna, Jake e os Piratas, Alvin e os Esquilos, Clarêncio… A lista é longa mas ainda assim, não são todos.

E as comidas? Nunca vi um menino da idade dele gostar tanto de brócolis, couve-flor e beterraba feito o João. Aliás, eu odeio beterraba! Não tem gosto de nada! É pior do que chuchu… hehehehe… Mas ele gosta e eu tive que aprender as manhas de cozinhar beterraba pra fazer pra ele na minha casa. Porém, não ofereçam nada de folhas para ele. João não gosta de alface, agrião, espinafre… Nem a folha da couve-flor ele gosta. Se for folha, ele não vai comer.

E você, sabe o que o seu pequeno gosta ou não de comer? E se ele gostar de algo que você não gosta, você aprende a fazer para que ele possa comer junto contigo?
menino-lendoA população brasileira é uma das que menos leem no mundo. Isso não é chute, é fato. Eu trabalho com isso há 16 anos. Acredite no que eu falo. Temos uma visão maquiada de compra de livros pelo governo para as escolas que eleva os números desse mercado mas, tirando isso, não são muitos os brasileiros que efetivamente leem no seu dia a dia.

Começar a vida já gostando de manipular, ver as ilustrações e pedindo (quase implorando em algumas vezes) para que eu leia para ele é mais do que eu poderia sonhar para o meu filho. Afinal, existem tantos ditados para contrariar algumas coisas que imaginamos para a nossa cria que eu ficava pensando se justo o meu filho iria detestar ler. Ainda bem que isso não ocorreu.

5João tem muito interesse em livros. Livros de histórias, de atividades, mistos… Gosta de entrar em livrarias e ficar vendo os livros nas prateleiras. Gosta das histórias clássicas – Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pinóquio, Peter Pan – mas também gosta das novas, como as adaptações para livros dos desenhos que vê na TV e no cinema.
Claro que isso pode mudar no futuro mas não duvido nada de que João cresça gostando muito ler e faça disso um hobby, assim como eu fiz.

E bagunça? João adora fazer uma bagunça!

Sabe qual é a bagunça que ele mais gosta de fazer? Guerra de água durante o banho! Ele tem uns brinquedos que jogam água e morre de rir de usar esses brinquedos para jogar água em mim. Aí, pra contra-atacar, eu ponho as mãos em concha e jogo água nele de volta. Mas a coisa que ele mais gosta é quando eu encho um baldinho dele – que já fica estrategicamente dentro do box – com água e despejo tudo sobre a cabeça dele. A bagunça é enorme! Mas ele gosta de outras bagunças também, obviamente. Quando corremos um atrás do outro pela casa ou brincamos de cantar engraçado as músicas que tocam no rádio do carro…

O mais importante disso tudo é que você tenha sempre em mente aproveitar o tempo (livre ou não) com o seu pequeno, entendendo os gostos e desgostos deles. Passe o tempo de verdade com eles para conhecer, entender, aprender… Sim, aprender. Ou você ainda acha realmente que eles, mesmo pequeninos, não têm nada a nos ensinar?

2011-iphone-pics-549
Mas, principalmente, dedique uma parte do seu tempo para saber do que o seu filho gosta. Ele vai agradecer a você… Agora e no futuro.

Alberto Garcia é jornalista, coautor do blog De Pai para Filho e colaborador do criscardoso.com

Como usar pincel de maquiagem: meu kit de pincéis da Mary Kay
Jeans com aplicação: a volta dos patches

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here