Receber o convite para qualquer evento é sempre emocionante, mas muita gente ainda se confunde na parte em que o traje pedido é citado no convite.

diferenca-tipos-de-traje-social-black-tie-esporte

Do mais casual ao mais sofisticado, é importante entendermos as diferenças entre os trajes para fazermos bonito no evento, já que a ideia de sugerir o tipo de roupa é uma forma de padronizar a estética dos convidados e evitar qualquer desconforto. Além do mais, a gente precisa lembrar: ir vestido de forma adequada é um carinho com os anfitriões, certo? Vamos lá:

Traje Esporte

É o traje mais comum e casual de todos. Para termos uma ideia bem simples, é a roupa que usamos quando saímos com amigos, quando vamos a um churrasco ou qualquer evento mais simples. Não requer produções muito sofisticadas. Para as meninas, fazem parte do traje Esporte vestidos (curtos ou midi), saias, jeans, bermudas e qualquer tipo de sapato. Já para os meninos, jeans, sarja, camisas esportivas ou polo estão super dentro do traje Esporte.

Traje Passeio ou Esporte Fino

Aqui, a questão ‘sofisticação’ já fica um pouquinho mais enfatizada e a maneira mais fácil de entender o Esporte Fino é: esqueça jeans, sarja, sapatênis ou sapatilhas. É o traje mais adequado para almoços, reuniões de trabalho e eventos diurnos. Para as meninas, entram neste tipo de traje vestidos, terninos, túnicas e batas e saltos já são bem-vindos. Para meninos, se o evento for noturno, paletó escuro (ou em tom médio) pode ser usado com gravata.

Traje Social ou Passeio Completo

Aqui, já falamos de trajes mais elegantes, ideias para festas, cerimônias (casamentos, por exemplo), coquetéis ou um jantar especial. Para as meninas, o comprimento longo não é item obrigatório e pode facilmente ser substituído pelo antigo ‘longuete’ que hoje é rebatizado de ‘midi’ (a altura que fica entre o joelho e o meio da canela). Decotes e fendas são permitidos, assim como tailleurs, saia com blusa, bolero… O traje Social pede salto alto e bolsas menores (clutch ou carteira é o ideal). Para os meninos, terno ou costume escuro (a dupla formada pela calça com paletó) , camisa social com gravata, sapato social e cinto.

Traje a Rigor / Black tie

É a categoria mais exigente de traje. Pede bastante sofisticação e é normalmente o traje exigido para os bailes de formatura ou premiações corporativas. Para as meninas, o longo é sempre o look mais certeiro e se a escolha for um curto, que seja com tecido de excelente qualidade e corte sofisticado. Para os meninos, o smoking é regra.

Agora ficou mais fácil acertar! Ah, o que não pode faltar é a sua alegria, em qualquer ocasião. Sempre!

Carmen Dell´Orefice: sem tempo para envelhecer
Linha Cats - O Boticário

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here