Estampas Florais, xadrez e listras: afinal, qual o tipo de estampa que favorece e qual o que detona a nossa silhueta?

Tudo sobre estampas. Quais ENGORDAM e quais EMAGRECEMAs estampas estão aí e com o Verão reinam quase absolutas. Geometrias, xadrez e florais misturados às frutas (hello, Isolda) ganham as ruas e as cores pelo Brasil todo. Naturalmente, é de se esperar que as dúvidas também pipoquem por aí. Estampas maiores engordam? Emagrecem? Achatam? Para dar um reforço nas ideias e abrir nosso leque de escolhas, a coluna Você Pergunta de hoje fala delas: as estampas!

VOCÊ PERGUNTA: ESTAMPAS QUE ‘ENGORDAM’ E QUE ‘EMAGRECEM’

Para começar a nossa conversa, vou repetir dinovu, mais uma vez o que vocês já sabem que penso: não existe regra que supere nosso gosto individual e instransferível. A nossa análise aqui é a proporção estética da forma por ela mesma, não é certo x errado, in ou out. Não aprovo e não incentivo aqui no SdC, ok? O que vamos ver abaixo é o efeito prático das formas e das cores independente do corpo, pela análise óptica e o efeito disso. Não é análise de ‘se você está magra demais, não use’. É: se você QUER um efeito mais alongado, ISTO funciona’.

LISTRAS: dão efeito óptico de engordar ou emagrecer?

O dilema das listras é antigo e tenho uma opinião a respeito. Assim como já falei para vocês em outros posts, somos um bloco de informação formada por cores e formas quando somos vistas por outros olhos além dos nossos. Sendo assim, o raciocínio das listras não foge à regra.

Listras largas marcam mais a informação das formas. Listras finas (tanto as verticais quanto as horizontais) disfarçam mais nossa forma porque, com a distância com que somos vistas, o efeito fininho da estampa forma praticamente uma cor sólida (quando visto de longe) que é produzida pela junção das listras.

Tenho visto por aí muitos macacões listrados. Alguns fazem a jogadinha das listras horizontais na parte de cima e verticais na parte de baixo. Esse efeito é excelente para quem tem pouco busto e muito quadril / bumbum porque aumenta o volume da parte de cima e disfarça o da parte de baixo do corpo.

Saias com volume – elas já tem volume naturalmente porque pregas são danadinhas, mas é exatamente esse efeito armado que podemos usar como aliado quando estamos queremos disfarçar o quadril mais largo ou bumbum. É bem diferente de uma saia plissada ou com pregas sem volume (que aumentam a gente opticamente).

Estampas com listras finas horizontais

Estampas com listras largas horizontais

vestido de listras largas engordam emagrecem

LISTRAS VERTICAIS

As listras verticais alongam a silhueta, sejam elas mais largas ou mais finas. Consequentemente, dão o aspecto de um corpo mais ‘magro’. Evite, entretanto, peças muito justas porque tendem a deformar a listra e, aí, o efeito não fica tão bacana quanto poderia.

LISTRAS HORIZONTAIS

As listras mais largas tendem a causar a ilusão óptica de achatamento e alargam a silhueta. Já as mais finas e estreitas são inofensivas. Já li em alguns blogs que as listras horizontais largas não engordam mas, analisando as fotos que vi, TODAS as meninas eram esquálidas. Assim, até eu… Na dúvida, escolha as listras horizontais mais estreitas se seu intuito for o de afinar o visual, ok?

ESTAMPAS FLORAIS ENGORDAM OU EMAGRECEM?

Vivemos um tempo em que o efeito ‘colagem’ (o que mistura estampas) está em alta. A Isolda veio com seus cajus e abacaxis misturados às flores e às formas geométricas e dali pra frente, todos se renderam à tendência.

O critério de escolha de estampas florais pede dois pontos de atenção:

#1: A cor do fundo

Fundo claro: amplia (ou seja, engorda).

Fundo escuro: afasta (ou seja, emagrece/ afina).

#2: O tamanho das estampas

Flores/folhagens/frutas/ geometrias grandes: engordam porque dão ideia de expansão da área do corpo onde estão.

Flores/folhagens/frutas/ geometrias miúdas: emagrecem porque dão ideia de distanciamento da área do corpo onde estão.

No resultado da equação, portanto, se a ideia é parecer mais magra mesmo usando florais, os de fundo escuro e com estampa menor são mais apropriados.

Estampas florais grandes

Calças com Estampas florais

Estampa floral fundo escuro emagrece

ESTAMPA XADREZ

Xadrez maior (o que usamos mais no inverno) aumenta – e bem – nosso volume óptico. Sendo assim, se sua intenção é dar mais volume aos quadris, por exemplo, saia e calças com estampa xadrez farão o efeito que você quer. Se sua intenção é dar uma enxugada no visual, o xadrez maior não é a melhor opção.

Xadrez menor reduz nosso volume óptico. É a opção perfeita para quem se sente fora do peso ideal e quer dar uma intenção óptica de mais magrinha.

estampas xadrez engorda ou emagrece

Dúvidas esclarecidas? Arrasem!

Beijos

Tendência: Como usar macaquinho
Como usar: Saia de cintura alta

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here