Lápis, enviesada, godê, evasê, reta… É nome que não acaba mais! Se você tinha dúvidas nesse paranauê todo, vamos clarear a vida?

Principais tipos de saia

tipos-de-saia

Achei a ilustração do livro ABC da Moda super fácil para entendermos, de uma vez, as diferenças entre os principais modelos de saia. Para melhorar mais ainda, fiz um resumão em 3 formas, olhem só:formas-dos-tipos-de-saia

A gente nota, portanto, que:

A saia lápis e a enviesada formam um triângulo invertido, ou seja: afinam do meio do corte da peça para o final. Quem aí lembra da moda que ficou bem forte até o ano passado (vai, até esse ano mesmo porque dinheiro não está dando em árvore) das minissaias de babado na ponta? Vinham justas logo abaixo do bumbum e abriam o babado.

Já os modelos evasê, godê e plissado formam o triângulo simples, ou seja: partem da cintura mais fina e vão armando (abrindo) no comprimento da peça.

A saia reta é a que tem a estrutura mais reta mesmo. E é por ela que vamos começar.

o-que-e-saia-reta

A saia reta é aquele tipo de saia que a gente coordena com tênis, com salto, com blusa estruturada ou camiseta. Diria que ela é o arroz de festa que só traz alegria porque é confortável e tem uma bossa toda dela.

Particularmente, tenho dificuldade com esse modelo, não por questões de certo x errado porque tenho coceira só de imaginar um texto desses para vocês aqui no CCRD kkkkk É que tenho quadril and bumbum e me sinto meio Kim, sem Kaney, sem North e tudo mais da galáxia dela.

Falando sério: acho que fico desproporcional quando me vejo no espelho em relação aos ombros e enfatizo mais ainda o quadril. Mas, fora isso, acho o modelo incrível e tenho visto muitas marcas lançando a saia reta com listras. Verticais? Não, Bem. Horizontais mesmo. E fininhas, tipo essa aí de cima.

Saia lápis

Como-Usar-Saia-Lapis

Vocês devem estar pensando: ‘Putz! Se você, Cris, achava que a vida já estava osso com a saia reta, o que dirá desta lápis?” Bingoooo! Acho liiiinda de viver, mas também não é meu modelo favorito em mim.

A altura da saia lápis vai até o joelho (normalmente) e afina na finalização da barra. Fiz questão de trazer estilos bem variados para vermos como é possível coordenar o modelo com as peças que quisermos! De Victoria super sofisticada, de scarpin e camisa à amiga com uma sandália a lá Melissa, passando por bota e tênis. Democracia, tamos aí!

Saia evasê

o-que-e-saia-evase

Assim como a saia godê (abaixo), a evasê tem aquela pegada mais romântica, o que não significa que fica caretinha. O corte dela não é tão armado como o da godê, mas já tem a atmosfera mais ampla. Adorei a ideia do modelo em jeans, com botões frontais!

Saia godê

o-que-e-saia-gode

Em termos de proporção, vamos lembrar da ilustração lá em cima? Evasê, godê e plissada formam aquele triângulo que abre no comprimento. A diferença é o corte. A saia godê tem mais tecido e faz esse tipo de prega que arma. Aliás, pra quem nunca viu uma mesa de corte da saia godê, é só pensar em uma meia esfera. É quase tudo isso (ou mais) de tecido que vai pro modelo godê!

Saia enviesada com alma de saia lápis

como-usar-saia-enviesada

Toda vez que vejo a saia enviesada, lembro de uma apresentação de ballet em que eu era bailarina de rumba. Tem um Q (ou seria um C?) caribenho, com seus babados e é um charme só! É um modelo que pede um saltão, né?

Aí, separei outros 2 modelos dela para vocês verem. Reparem que a amarela também tem uma leve enviesada, mas é bem mais sutil que as outras (mais justas):

o-que-e-saia-enviesada

Saia plissada

o-que-e-saia-plissadaO modelo plissado é um dos que mais amo. Sou apaixonada por esse mix hi-lo com regatas e sapatos. A-m-e-i as duas inspirações acima! Facilmente, poderíamos substituir (alô, Bela Gil!!!) todos os elementos do modelo nude e usá-los com a saia preta, da esquerda, não?

E quebrando tudo, vem ela:
kim-kardashian-saia-justa

Porque não estamos aqui para apontar o dedinho na cara dazamiga que se bancam! Vou bem colar essa foto na minha geladeira e olhar pra ela todo dia! Kim, I love you!

Pé na bunda também passa
Decote ombro a ombro, off shoulder top ou... ciganinha mesmo!

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here