Pri Couto traz uma deliciosa receita de Ceviche de Linguado, fácil fácil!

mdemulher-receita-ceviche-linguadoNossa receita de hoje é Ceviche de Linguado e, antes de irmos direto ao ponto, algumas diquinhas preciosas que aprendi a seguir ao longo do percurso:

A etapa do mise en place

Está aqui algo essencial para a vida de qualquer cozinheiro iniciante, aquilo que nos auxilia a não nos enrolarmos ao longo do preparo da receita ou mesmo esquecer algum ingrediente. Mise en place é a etapa inicial de preparação de um prato, onde separamos todos os utensílios e ingredientes (de acordo com as suas quantidades) que serão necessários para execução da nossa receita. Desta forma facilitamos nossa vida ao longo desta preparação, pois não precisamos ficar correndo como loucas até a geladeira ou armário para pegar algo que esquecemos – o que muitas vezes acaba nos levando a distração, queimando o que já está panela ou simplesmente esquecendo algum ingrediente fundamental para o preparo. E só percebemos o estrago na primeira garfada.
Não queremos criar traumas, agonia, desespero ou coisas do tipo com nossas experiências na cozinha. Cozinhar é uma diversão, terapia, tem que ser relaxante e agradável! Por isso a mise en place é essencial.
Alguns pensarão que a mis en place é uma besteira, pura necessidade de controle na cozinha ou, como diriam meus amigos, mania de virginiana louca por organização. Mas, acreditem, não é! Vocês perceberão – e me dirão no futuro – como essa coisa de organizar tudo antes de iniciar a preparação é importante e facilita a vida enquanto estamos cozinhando.
Quanto ao filé de linguado aqui temos uma dica muito relevante: ele é vendido em diferentes tamanhos nas feiras livres. Como nesta receita o filé será cortado em pequenos quadrados, a minha “dica” é que você compre um filé menor que terá um excelente custo x benefício e o mesmo sabor, sem que isso coloque o resultado final da receita em risco.
As pimentas que serão utilizadas devem ter causado calafrios naquelas que não gostam de comida apimentada, não é? Mas não se preocupem, para não termos o risco de uma ardência excessiva das pimentas, a dica é simples: façam um corte longitudinal nas pimentas (pegando de uma ponta a outra) e retirem as sementes brancas. São as sementes que multiplicam a sensação de ardência. IMPORTANTE, não esfreguem as mãos nos olhos ou no rosto quando estiverem fazendo esta preparação das pimentas. Acreditem, vocês vão sentir uma ardência horrenda! Agora, vamos aos ingredientes para o preparo do Ceviche de linguado. Tenho certeza de que vocês que apreciam frutos do mar, vão adorar!

Ingredientes para Ceviche de linguado

(para 3 porções generosas ou 4 porções se vocês servirem um pouco menos)

500g de filé de linguado
1 pimenta dedo de moça
1 pimenta malagueta
1 cebola roxa pequena
Suco de 1 limão siciliano
Suco de 2 limões Taiti
Sal (quantidade necessária)
Pimenta do reino moída (quantidade necessária)

Modo de Preparo

Verifique se os filés de linguado não têm espinhas – o peixeiro limpa os filés retirando todas as espinhas, mas é bom verificar antes de iniciar a preparação. Corte os filés em quadrados pequenos e reserve em uma tigela que tenha tampa e, posteriormente, possa ser levada a geladeira.
Fatie finamente a cebola roxa. Eu prefiro fatiar em rodelas finas e depois cortar ao meio. Reserve.
Pegue a pimenta dedo de moça e a pimenta malagueta e depois de tirar suas sementes (lembrem-se da dica no início deste post) pique bem pequeninas. Reserve.
Pegue a tigela onde temos os filés de linguado cortados, adicione a cebola fatiada, as pimentas picadas e os sucos de limão siciliano e Taiti. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Leve a tigela a geladeira devidamente tampada por 3h e o ceviche estará pronto.
Esta é uma excelente opção de entrada para dias mais quentes ou petisco para uma tarde de TV com os amigos.

E, agora, meu clique:
ceviche-linguado

Cuidados Nutricionais no inverno - dra Gabriela Junqueira
Cintos: como usar

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here