Bonitos e criativos, eles ainda evitam o quebra-quebra em casa!

ch-adesivos-na-decoracao-cris-cardosoQuem não sonha em mudar a cara da casa, de vez em quando? Mas é só pensarmos na dor de cabeça que a obra dará e, principalmente, nos custos, que a vontade passa em quase todo mundo.

É nessa hora que o adesivo entra em cena. Antes restrito ao conhecido ‘Contact’ para encapar pequenos objetos, agora os adesivos possuem amplas funções. Empresas especializadas se encarregam da venda e, dependendo do caso, da aplicação na casa dos clientes. Adesivar banheiros e cozinhas tornou-se alternativa perfeita para quem quer beleza atrelada a baixo custo.

A consultora de treinamentos Flávia Albuquerque optou pela adesivação da cozinha quando mudou de casa, em São Paulo. Com orçamento limitado para deixar a casa com seu jeito, ela partiu para os adesivos na cozinha. “Fui morar em uma casa nova e a grana era curta. A cozinha era super sem graça e, como a casa é alugada, optei pelos adesivos para não fazer obra”.

A Flávia traçou a estratégia sozinha. Pesquisou na internet e optou pelo adesivo de vinílico, que é o mais indicado para ambientes como cozinha e banheiros que lidam bastante com a água. Perguntei a ela se foi difícil aplicar o adesivo sozinha. “A aplicação foi fácil. É só ter paciência e um rodinho de pia ou cartão para não deixar criar bolhas”.

adesivo-na-cozinha-flavia-albuquerquer-cris-cardoso

O antes e o depois da cozinha da Flávia

Como trabalhou sozinha no projeto de adesivação, a Flávia levou menos de 1h para concluir o projeto. “Foram 25 adesivos de 20cm x 20cm na cozinha e demorei em torno de 30 minutos. Na área, foram 23 adesivos também de 20cm x 20cm e demorei uns 20 minutos. Apesar de ter dado um pouco mais de trabalho por ter uma prateleira e precisar fazer os recortes, já estava com mais prática”. E põe prática nisso! A Flávia deixou um recadinho para a nossa turma aqui no SC. “Antes de comprar, tirem a medida do local desejado. Comprar adesivos a menos será frustrante. Geralmente os de 20cm x 20cm valem mais a pena. Você poderá preencher um espaço maior com menos quantidade”. Se alguém quiser falar comigo, meu email é flaviamalbuquerque(arroba)gmail.com.

A Vania Lima, de Niterói (RJ) também partiu para um DIY na hora de dar uma cor a mais na cozinha. Contou com a ajuda da filha, a cantora e artista plástica Adriana Ninsk, para escolher o tema e o formato dos adesivos que decorariam as paredes.

“Já faz um ano que mudamos a decoração e aplicamos os adesivos. Lembro que, na época, fiz uma pesquisa entre os sites que vendiam e é uma pena que não lembre o nome, mas lembro que a relação custo x benefício foi excelente. Nós mesmas cuidados da aplicação e achei bem fácil. Curti demais o resultado e minha mãe nem se fala!”, diz a Adriana. Na cozinha da Vania, os adesivos foram aplicados em faixa nas paredes, numa altura perfeita para serem vistos e apreciados!

adesivo-na-cozinha-azulejos-adriana-ninsk-cris-cardoso

Adesivos aplicados em formato de faixa

A fisioterapeuta Nathally Bernardo mora em Teresópolis (região serrana do Rio de Janeiro) e viveu o dilema da escolha de materiais para a decoração quando comprou o seu apartamento. “Comprei um apartamento novo e queria colocar ele do meu jeito… Fazer algo mais moderno e prático ao mesmo tempo e, como a suíte era totalmente branca e a cozinha também, imaginei fazer algo diferente nesses cômodos”. Mas esbarrou no problema que muita gente enfrenta na hora de decorar a casa: os custos. Assim que comprou o apartamento, ela começou a pesquisar na internet opções porque sempre teve vontade de ter um banheiro com pastilhas e adorava azulejos antigos, mas, viu que o custo ficaria altíssimo. “Até que, um dia, achei uma página na internet sobre os adesivos. Meu maior cuidado foi escolher um que não me cansasse muito ou enjoasse rápido”.

adesivo-no-box-nathally-cris-cardoso

A cozinha e o box da Nathally: material resistente à água!

Ao contrário da Flávia e da Vania, a Nath preferiu contratar o serviço com uma empresa especializada. “Solicitei a visita deles para fazer a medida e mostrar como eu queria. Uns 3 dias depois, me mandaram uma foto com a simulação de como ficaria, eu aprovei e levou umas duas ou três semanas para que tudo ficasse pronto e eles viessem instalar. A aplicação foi realizada pela empresa, muito rápido, prático, sem fazer sujeira. Isso foi o melhor!!”

Uma informação que a Nath me deu é a seguinte: Um dos adesivos que ela escolheu fica dentro do box, molha direto e segue intacto. Ou seja: se você tem intenção de aplicar o adesivo em locais que convivam muito com a água, vale entrar em contato com o fornecedor ANTES e verificar se o tipo de material do adesivo permite isso. Sobre os custos, a Nath contou que no rolo da cozinha, ela pagou R$190 e, no da suíte, R$130.

Inspirações de decoração com adesivos

ideias-de-adesivo-na-sala

Ideias para a sala de estar

ideias-de-adesivo-no-quarto

Ideias para as paredes do quarto: desde temas mais românticos aos mais modernos e divertidos

ideias-de-adesivo-na-casa

Halls, cozinhas e banheiros com cara nova!

BOA SAÍDA. PARA QUEM?

Para todo mundo. Quem tem imóvel alugado não entra em furada de obra que possa dar problema quando o contrato terminar e quem tem casa própria, já faz a
decoração a seu modo.

APLICAR SOZINHO OU CONTRATAR EMPRESA?

Depende muito da sua habilidade manual. A Nath preferiu contratar a empresa. A Flavia e a Vania fizeram a aplicação por conta própria. Minha recomendação

para você que não tem familiaridade com trabalho manual e artesanato é de contratar a empresa e seguir os passos que a Nath fez: o profissional vai até a sua
casa, tira as medidas e retorna para aplicar. Agora, se você leva numa boa tirar medidas e aplicar os adesivos, é só seguir os passos da Flavia e da Vania.

MANUTENÇÃO DOS ADESIVOS

Quem tem adesivos em casa não reclama e a turma com quem conversei para esta matéria foi unânime: um paninho e tudo resolvido. Aqui, deixo uma dica para

quem for contratar a colocação com empresa: verifique se eles têm algum plano de manutenção. Assim, você evita gastos desnecessários no futuro.

CUSTOS

Pelas pesquisas que fiz aqui pro SC, os valores variam muito em função de metragem e estilo do adesivo. Os custos com mão-de-obra são à parte e fica a dica para você: se comprar pela internet, certifique-se de que a loja tem serviço de aplicação ANTES de fechar a compra, para evitar dor de cabeça.

E aí, vamos lá? Agora, é só escolher o seu tema e colocar a criatividade em prática!

Receita: lasanha da Cris
100 anos de moda em 2 minutos | Vídeo

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here