Talvez você ache o termo estranho mas, vai por mim: você já viu váárias composições flat lays em seu feed do Pinterest, Instagram, Tumblr, Facebook, por aí…

Flat Lay (que, na tradução literal significa camada plana) é uma técnica de fotografia em que todos os objetos são clicados de forma super linda, super atrativa e, ufaa, super organizada em, adivinha? Uma superfície plana. Sim.

A técnica Flat Lay é muito usada por Instagrammers (principalmente do segmento fashion e de gastronomia) e, por isso, parece atual, mas surgiu lá em 1987 quando Andrew Kromelow, então faxineiro da loja de móveis Frank Gehry, encontrou vários itens espalhados no local de trabalho e organizou tudo sobre uma mesa. Mais tarde, em 2009, Tom Sachs (escultor) adotou o flat lay como forma de arte e foi aí que a técnica realmente emplacou.

Na técnica Flat Lay, os objetos que compõem a foto são dispostos em superfície plana (flat) e clicados exatamente do alto (ângulo de 90 graus), o que dá muito mais valor à beleza da foto em si quanto aos detalhes.

A técnica também é excelente por questões de fixação, já que nosso cérebro, pela própria natureza, dá atenção ao que vem de forma ordenada e isso tem tudo a ver com as questões de processamento de informações. Ou seja: investir um tempinho para elaborar fotos em Flat Lay pode ser bem próspero ao seu negócio. Pense nisso.

Como usar a Flat Lay de forma efetiva para seu business?

Gastronomia, Moda, Acessórios, Maquiagem, Arte… São muitas as áreas que se beneficiam desta técnica que permite infinitas coordenações de itens para valorizar e destacá-los individualmente, exatamente, pela força do conjunto. E, se você tem um business online, já deve estar imaginando que fotos incríveis te trarão muito mais resultados, certo?

O pulo do gato para um Flat Lay matador

1 – Paciência, criatividade e produção formam a tríade para um flat lay perfeito e, dos 3 itens, vou explorar mais a produção, já que nem todo mundo entende de comunicação digital, design ou colorimetria.

PRODUZIR uma foto em flat lay significa ter proporções e harmonia entre os itens, suas cores e o fundo:

Falando um pouco de CRIATIVIDADE: não pire achando que você precisa baixar na Etna mais próxima ou na Tok&Stok para comprar os itens de decoração. Se você tiver PACIÊNCIA (olha a vez dela aí) e procurar em casa, vai descobrir itens perfeitos para compor suas fotos: desde papel de presente que ficou guardado até cachepôs, revistas, livros potinhos e latinhas que andavam esquecidas por aí!

2 – Iluminação

A não ser que seu flat lay seja artístico, é super importante que você dê atenção absoluta à iluminação. Observe se a luz na qual você posicionou tudo está gerando sombra de um objeto sobre outro. Da mesma forma, evite flashes que estourem sobre as formas (quem nunca viu um objeto refletindo a própria câmera, o flash ou, no pior cenário, o fotógrafo?)

3-Organização dos itens no flat lay

Antes do ‘sim’ definitivo para o clique, volte à infância e construa seu ‘lego’: teste posicionamento, acerte tudo milimetricamente.

Dica de venda usando Flat Lay

Deixei este item por último para valer sua presença até aqui, sim! kkkkk Vamos lá, observe o Flat Lay abaixo e rapidinho, identifique os itens que compõem a coordenação.

Beleza. Agora, me diz: você é capaz de dizer o que é vendido nesta foto?

Jóia. A foto perfeita e linda é uma ação do @fashioncoolture para a Hearts Collection, da Pandora.

Entenderam a ideia? Olhem esse aqui também, que já mostrei lá em cima para vocês:

Aqui, a inspiração é geral com vários elementos, mas o produto em destaque para ‘venda’ é a Clutch.

Percebe como é muito mais belo investir um pouco de tempo criando Flat Lays interessantes? Pode ser uma publicidade, pode ser apenas uma inspiração para seus clientes/ leitores/ seguidores, pode ser uma ação com algum parceiro…

Agora, é colocar a mão na massa (sim, me inspirei neste último e, sim, fiquei com fome).

Créditos das Flat Lays: @fashioncoolture

Maquiagem: prazo de validade dos produtos, depois de abertos - PAO
De olho... na Equal - a marca brasileira de moda inclusiva

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here