Desde que escrevi o post sobre o POA, algumas leitoras me questionaram sobre um hábito muito comum que a mulherada tem: o de ‘ir usando’ os cosméticos e as maquiagens até o produto pedir arrego, na real.

Acontece que nem todos os perigos estão visíveis, né, Gente Linda? Sombra mofada dá para ver só de batermos o olho, mas, e quando a bactéria está ali, brincando de pique-tá num misto de pique-esconde, simultaneamente? Nóis faz como?

Além das informações que expliquei a vocês no post do POA, temos outras pistas mais simples que podemos adotar na nossa rotina de beleza para identificar se um produto está fora da validade:

– Mudança de textura

Era uma vez um Primer. Na verdade, o ÚNICO que tinha. Foi presente de aniversário que, por minha resistência em aceitar que este produto era muito necessário, ficou na caixinha seus 6 primeiros meses (já contei que era a cética do Primer e virei fervorosa? Pois é, amigas. Teimosia, a gente vê por aqui!).  Testei, fiz uhmmm, usei de novo, gamei, garrei apego… até que da noite pro dia (literalmente), fui aplicar e FUEEEN. Aguado total. Não estava fora da validade, mas ficou guardado por meses seguidos no local menos indicado para ele. Deu defeito, como disse minha amiga Rebecca.

– Coloração diferente

Outro problema bem comum para vermos que o produto já foi dessa para melhor: sombra que apresenta um tipo de esbranquiçado. Isso é fungo ou mofo. Agradeça pelo tempo que passaram juntas, por todas as expectativas pré-noitada que dividiram, todos os esfumados compartilhados, e LIXO!

– Cheiro

Ahhh aquele batom… A marca nem fabrica mais, as lojas e consultoras do coração não tem mais a raspa do tacho no estoque e você, ali, na tentação de usar só mais uma vezinha… Tá com cheiro diferente? Lixo!

Se você caiu de paraquedas neste post, recomendo demais a leitura deste outro, assim que terminar aqui, ó: http://criscardoso.com/maquiagem-prazo-de-validade-dos-produtos-depois-de-abertos-pao/

Agora, temos também os produtos que não estão exatamente vencidos mas, recorrentemente, parecem estragar antes do tempo. O problema pode ser local em que ficam guardados, sabia?

Como evitar que um produto estrague antes do tempo

Maquiagem no banheiro

Evite deixar sua maquiagem exposta às diferenças de temperatura (banho quente x ar frio) e à umidade que se forma dentro do banheiro. A quebra de temperatura é péssima para cosméticos e maquiagens, em geral e é prato cheio para formação de fungos e bactérias que tanto estragam os produtos quanto nossa saúde.

“Cris, beleza. Só que nem todo mundo pode ter o closet dos sonhos com a penteadeira dos sonhos, na casa dos sonhos”.

Concordo e sei bem que muitas de nós não só não tem nada disso aí acima (ainda) como ainda precisa dividir espaço com outras pessoas. Pesquisei sobre isso também:

Jeito menos amigo

O jeito menos amigo de deixar as maquiagens no banheiro é expor tudo, deixando produtos sobre a pia/bancada (abertos então, nem pensar). O cuidado vale para os pincéis, também, tá?

Jeito mais amigo

Guarde seus produtos nas gavetas ou nos armários, de preferência, em caixas de madeira ou bem vedadas, e só traga para a pia ou bancada na hora de usar, lembrando de guardar tudo (sim, Amigas. Sim) após o uso.

Caso seja necessário umedecer esponja ou pincel, devemos esperar que sequem, antes de guardar. Tenho lencinhos que não são umedecidos para apoiar os pincéis, após a lavagem. A vantagem é que são finos e absorvem bem rápido a umidade.

Outra dica mara: para produtos cuja marcação de validade sai facilmente do rótulo (e caso você já dispense a embalagem rápido), vale fazer uma lista de deixar à vista (olhem a porta da direita) como o exemplo abaixo.

Podemos colocar os itens que temos (isso vale demais para quem tem muita coisa e acaba esquecendo), a data de validade da embalagem e a data que colocamos o produto para uso.

Organizando os produtos em estoque

Este hábito eu tenho: como trabalho com vários fabricantes do mesmo item, é comum ter produtos que uso menos do que outros, assim como ter itens repetidos que aguardam o que está aberto chegar ao fim.

Arrumo tudo em fila, colocando o que tiver validade mais próxima, bem na frente. É uma dica que muita gente já usa na dispensa da cozinha, inclusive. Isto evita desperdício.

Maquiagens e cosméticos – cuidados

Até este parágrafo, você pode ter respirado aliviada (o) por não guardar nada no banheiro. Saíste ilesa (o)? \o/

Mas, tome cuidado dobrado com móveis que ficam colados ou muito próximos às paredes. Paredes com excesso de umidade ou mofo ‘passam’ as bactérias e os fungos para seus produtos.

Outra coisa que a gente está cansado de saber é que maquiagem e sol não se conversam muito. Minha mesa de trabalho, a redonda que vocês já viram em gravações do canal e que faz as vezes de penteadeira também, fica pertinho da janela. Mesmo chegando tudo pro canto, vira e mexe dou aquele confere para checar se não deixei alguma coisa na mira direta do sol. E quem já encontrou batom deterrido sabe bem do que falo…

Curtiram as dicas?

Vamos falar um pouco sobre cartela de cores? Primavera Brilhante
S.O.S. MARY KAY: comparativo de bases, pó, CC Cream e corretivos Mary Kay (tabela atualizada / out 2017)

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here