Minha veia inábil para gastronomia não é um grande mistério para a maioria de vocês, sabemos… Embora me esforce demais para acertar o basicão, confesso que quase sempre saio exausta a cada tentativa de pilotar o fogão ou gravação de vídeo pro nosso canal no YT (aqui). Deve ser por isso que toda vez que algum amigo encontra uma ajuda extra, me marca ou avisa.

Dia desses, foi a vez da Rebecca que, além de BFF há milhões de anos, é a minha assessora de imprensa no RJ. “Amiga, olha essa pauta! Lembrei tanto de você!”

O “essa pauta” à qual se referia é o relançamento do livro “Como impressionar sem fazer esforço”, do Pedro Asbeg. O Pedro é cineasta/ documentarista formado pela Westminster University, de Londres, mas é também apaixonado declarado por gastronomia. Lançou a primeira versão do “Como impressionar sem fazer esforço” em 2000 e, trouxe, nesta edição, novas receitas.

dica-de-livro-de-culinaria-como-impressionar-sem-esforco

O livro chega ao mercado no momento mais perfeito de todos: festas de final de ano. Os encontros são inevitáveis, já sabemos, e sempre dividem claramente duas turmas: a dos que recebem a tropa em casa ou a que se lança na casa de alguém. Anyway, ou temos que fazer ou temos que comprar alguma coisa para levar, sem escapatória.

Seja qual for seu lado da força, a saia-justa de colocar a mão na massa pode acontecer a qualquer instante. Como dizem as palavras bem-humoradas do próprio Pedro: “Existem momentos em que a pessoa vai precisar mostrar algum talento culinário e entrar em contato com o mundo misterioso do fogão”. Adorei isso…

pedro-asberg-cineasta-e-apaixonado-por-gastronomia

É pra todo mundo que curte gastronomia, tem vontade de aprender a fazer alguma coisa ou quer dar um presente bacana que o “Como impressionar sem esforço” foi escrito, vem comigo:

Minha impressão sobre o “Como impressionar sem esforço”

O Pedro reuniu 34 receitas e conseguiu a façanha de fugir completamente do ‘mais do mesmo” dos livros de gastronomia, começando pelos nomes das receitas, passando pelas explicações e chegando ao que realmente interessa: o sabor!

receita-com-linguica-do-livro-como-impressionar-sem-esforco

O que a gente encontra na nova edição do livro

São 6 capítulos temáticos que a gente lê sem sentir o tempo passar. No meu humilde ponto de vista, achei muito pratico o raciocínio porque é só escolher a receita mais apropriada para cada ocasião.

Me diz aqui: quem não vai achar no mínimo divertido, provar uma receita que se chama Sambarilove? Quem adivinhar o que é ganha um bombom virtual zero-caloria!

Trata-se de um risoto de arroz negro com camarão e endro. Pegou o espírito leve e divertido do Pedro? Até eu que quase explodi a cozinha mês passado me empolguei, gente…

As receitas são simples e bem rápidas de serem preparadas.

O mais incrível deste livro? Ele desconstrói o mito de que cozinhar é uma arte para poucos, traz dicas e conselhos valiosos que nos livram das roubadas clássicas na cozinha. “Como impressionar sem fazer esforço” é livro salva-vidas e presente dos melhores.

Um tiquinho a mais sobre Pedro Asbeg:

Documentarista, formado pela Westminster University, em Londres. Entre os longas-metragens que editou estão os premiados Cidadão Boilesen e Vou rifar meu coração e Democracia em preto e branco. Estreou no Festival do Rio como diretor com seu primeiro longa, Mentiras Sinceras. Desde a adolescência, Pedro tem como hobby a culinária e por conta disso já escreveu outros três livros:

Beber, comer sobreviver – Cozinhando de ressaca (2012).
Bonito, barato e gostoso, livro com receitas que reaproveitam alimentos (2006)
Como impressionar sem fazer esforço (1ª edição, lançada em 2000)

Cabelo crespo infantil? "Alisa não, mãe!"
Como lidar com o ciúme?

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here