Dentre tantas palavras usadas à exaustão e de formas tão usuais, está a palavra Estilo. Já reparou?

No último final de semana, eu e a Paula fizemos um workshop ‘estilo’ (ó aí a palavrinha!) encontrinho, petit comite mesmo: 3 pessoas, amigas, para 4h de consultoria. Postei no stories do IG, quem viu?

A turma no exercício de identificação:

No final do workshop, as meninas perceberam que o que elas ACHAVAM que era o estilo delas, não era exatamente a realidade de cada uma… Voltei para casa pensando no quanto nos equivocamos com a nossa própria imagem e o quanto desse equívoco vai para fora, pro mundo ao nosso redor sem que percebamos…

O  termo ‘estilo’ deriva do latim stilus que, por sua vez, deriva do idioma grego. A palavra pode ser utilizada em diversos âmbitos. Exemplo: em referência ao desenho, à forma ou à aparência (aspecto) de algo. A palavra ainda é aplicada na arte (referindo-se a um determinado movimento artístico – ‘estilo barroco’), na música (quando nos referimos aos gêneros musicais). Também pode dizer respeito ao gosto, à elegância ou à distinção de uma pessoa ou coisa (“O João tem um estilo informal pela forma como se veste”).

“Se vestir ‘de acordo com a sua idade’ é estúpido”, diz Iris Apfel | Elle

Afinal, o que é Estilo aplicado à moda?

O Estilo diz quem você é sem que você tenha que falar.

É sobre moda que falamos aqui, hoje. Quantas vezes você já disse “Ah, isso não faz parte do meu estilo?” ou “Isto não faz meu estilo!”? Mas, você realmente SABE qual é seu estilo? Tem vontade de entender se a forma com que se expressa na sua vida está super dentro dos seus objetivos?

Usamos o termo de qualquer jeito, para definir tantas coisas… O fato é que, quando falamos de Moda e Expressão, Estilo tem sentido catedrático.

Estilo é a forma de expressão por cores e formas e, sem choro nem vela, cada um de nós tem um predominante e algum outro (ou alguns outros) em variações.

A Teoria Universal do estilo foi desenvolvida por Alyce Parsons e Diane Parente. Pelos estudos de décadas, concluíram que cada pessoa apresenta de 2 a 3 estilos, dentre os 7 estilos básicos. Porém, um é predominante e, para se chegar nele, o Consultor de Imagem considera personalidade e estilo de vida, bem como as prioridades que regem o vestir de cada um. Não existe estilo melhor ou pior e sim, o que te representa.

O estilo individual pode se modificar no decorrer da vida e pode passar por alterações em função de idade, estado civil, cultura, lugar de moradia, profissão, religião ou clima. E é por estas mudanças que você pode se ver diante de dúvidas. E é pra isso, também, que a consultoria profissional pode te ajudar muito. Quer exemplos bem claros?

Quando estamos em busca do primeiro emprego

Sair da zona de conforto dos uniformes e encarar um dresscode nem sempre tão suave é tarefa, viu…

Quando mudamos de carreira ou de trabalho

Situação mais típica da vida! Saímos de uma empresa em que o dresscode é sussa e vamos para outra, muito mais tradicional (ou o oposto), ou ainda, decidimos dar aquele duplo carpado de 180º graus e mudamos radicalmente de profissão, olhamos nosso armário e sequer nos enxergamos ali. Quem nunca?

Quando nos tornamos mães

Roupas cheias de detalhe, roupas pouco práticas para o vapt-vupt da amamentação, saltos altíssimos x flats para correr atrás de criança que começa a andar…

(Verdade que não tenho filho, mas passei por essa situação com a Daphne – minha perna – após o acidente. Nada cabia. Tudo apertava as cicatrizes e eu nem conseguia me enxergar nas minhas roupas de tão inchada que estava com tudo aqui mais a cortisona que levou meses para ser expelida completamente do meu corpo.

Entendem que falar de estilo é bem mais profundo? Estou super feliz com esse ‘braço’ que a minha marca Cris Cardoso tem agora, em parceria com a Paula Machado. Demos o nome de Look 2 You para o trabalho com a consultoria (já temos insta também, segue aí) porque assim temos como atender a todo mundo com um pacote de serviços bem mais completo. A Paula é formada em Consultoria de Imagem pela Santa Marcelina, aqui de SP e juntou o know-how dela ao meu, com maquiagem e o trabalho com moda e comunicação e treinamentos corporativos há mais de 15 anos.

Se você quiser saber mais sobre como trabalhar seu Estilo, fala com a gente! Não é bicho de 7 cabeças e o valor vai caber no bolso.;) Tem email de contato aqui no blog e, se preferir, é só escrever direto pro contato@criscardoso.com

6 truques no look para alongar a silhueta
Calça jeans com barra de babados e outras ideias para a barra

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here