Dicas de limpeza e organização de armário

“Não encontro nada que combine com essa blusa aqui”.

“Nooossa... Tinha esquecido completamente que comprei essa peça!”

“Jurava que não tinha cinto fino”

Quem nunca?

Pois é.. A gente até sente alegria quando ‘descobre’ que tem no armário aquela peça que tanto queria, não é mesmo? Mas isso também demonstra que nossos espaços de guarda-roupa ou closet não andam lá muito felizes com a gente...

O guarda-roupa ideal é aquele que tem as peças certas e fáceis de serem encontradas. Como nem sempre é possível ter aquele closet digno de revista, um dos passos para que seu guarda-roupa seja amigo é a organização do espaço e a limpeza. Portanto, olho nas dicas:

STEP #1: ORGANIZANDO A LIMPEZA

A poeira

Não se iluda. Mesmo com as portas fechadas na maior parte do tempo, armários guardam poeira, sim. Passe uma flanela seca nas prateleiras e nas paredes também. Se quiser, umedeça outra (limpa) e repita o procedimento para garantir que tudo fique bem limpinho. Espere secar completamente antes de começar a guardar as peças.

NUNCA use produtos (aqueles como a cera ou o lustra-móveis) porque a variação de temperatura pode fazer o produto passar para suas roupas.

Parede de armário x banheiro

Quando a parede do armário fica encostada na parede do banheiro, a umidade pode aparecer e danificar as peças mais próximas, no seu armário. Duas ideias: molde a parede do armário com isopor, ou encape a primeira peça do cabide (ou a que ficar grudadinha na parede do armário) em um saquinho de TNT para proteger e, ao mesmo, a peça respirar. NUNCA escolha a capa de plástico, porque ele veda a passagem de temperatura e pode gerar bolor e umidade à roupa.

Armário perfumadinho? Uhm... que probleminha....

O perfume do armário deve ser exclusivamente do amaciante que você usar. Nada de naftalina (sair com roupa cheirando, nem pensar) ou qualquer outro perfume que brigue com o seu! Sabonetes em gavetas também estão vetados: o sabonete foi desenvolvido para interagir com a água e, depois de um tempo, ele dá umidade e, se for de ervas, o problema é maior porque atrai traças.

Sachês: bonitinhos, mas...

São alimento para traças, baratas e formigas. Para evitar umidade no armário, uma opção baratinha é fazer saquinho de tule com giz dentro porque o giz é à base de cal e combate a umidade (dica de ouro para quem mora em área úmida). Pendure os saquinhos nos cabides e não os deixe em gavetas para não encostarem na roupa.

Outra dica para evitar traças, cupim ou insetos é livrar-se de todo e qualquer tipo de papel: caixas de sapato, rolinho de papelão (aqueles que vem dentro da caixa de sapato). A única caixa amiga é aquela que é forrada com tecido ou impermeabilizada.

Cedro: o milagre da proteção

1. O cedro é a única madeira que resiste ao cupim e você pode espalhar pedacinhos por todo o armário ou pendurar em ganchinhos, por exemplo.

2. O cedro perde o perfume com o passar do tempo, mas é só lixar que tudo fica lindo de novo!

3. Cabides de madeira que não forem de cedro, devem ser envernizados.

STEP #2: DICAS PARA ACESSÓRIOS E ROUPAS

Cintos

A melhor forma de guardá-los não é nem enrolar nem dobrar: é pendurá-los pela fivela. Existem alguns cabides especiais, mas se você não encontrar em sua cidade, sem crise: coloque ganchichos dentro do armário que está tudo certo. Outra ideia é aproveitar o cabide para gravatas e pendurar os cintos nele.

Cores que desbotam

Vermelho, azul-marinho, preto e branco desbotam com a luz. Proteja as peças nestas cores com saquinhos de TNT. As capinhas para cabide ideais são que têm aquele visor lateral para que sejam localizadas mais facilmente.

Roupas de couro

No caso das roupas de couro, o bolor vem de dentro para fora (eu não sabia disso). Quando se torna visível, é sinal de que a roupa já está danificada (!) e, provavelmente, a culpada é a embalagem de plástico.

O truque do feltro

Saias e calças que ficarem penduradas em cabides com garrinha normalmente ficam marcadas. Para que isso não ocorra, coloque pedacinho de feltro entre a peça e a garrinha.

Gavetas forradas

Escolha manta acrílica revestida com tecido de algodão. Caso alguma traça apareça, ela vai primeiro neste forro do que na sua roupa. Aliás, traças no meio da lingerie podem causa alergia. Esqueça, portanto, forrar gavetas com papel.

Resumindo: Case-se com um rolo de TNT, viva em uma casa toda feita de cedro e seja muito, muito feliz! Sua paz na vida está garantida, suas roupas agradecem e, de hoje em diante, com todas essas dicas de conservação, a preocupação será tão somente com a balança, para conseguir usar tudo isso, por muitos e muitos anos! :)

Se você tem mais dicas e quer compartilhar com a gente, é só mandar!

Créditos: Dicas da Cris, Guia para Consultores Titta Aguiar

Avalie este item
(244 votos)
Cris Cardoso

Cris Cardoso é jornalista, editora-chefe do criscardoso.com e designer de acessórios da marca Cris Cardoso

Google+

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

 

Facebook

A Cris Cardoso

Sou jornalista de profissão, comando a Additi Consultoria de Comunicação que cuida das marcas de Profissionais Liberais, SoHo´s e Corporações e sou diretora criativa da minha grife de acessórios, a Cris Cardoso.

Sou apaixonada por tudo que tem a ver com movimento desde pequena. Ingressei na dança aos 5 anos e, profissionalmente, fui bailarina clássica por 18 anos, professora e coreógrafa.

Comentários