Parece louco falar em semana de Alta Costura – a chamada haute couture – em Paris, com o mundo do jeito que está e, trazendo para nossa realidade, o Brasil do jeito que está.

Mas, é fato: a seara em que estilistas transitam para dar asas à criatividade sem medo de serem felizes ou de preocuparem-se com os zeros à direita na tag das peças continua atraindo holofotes do mundo todo.

COMO SURGIU A HAUTE COUTURE

O desfile da Alta Costura é como arte: requer menos lógica e mais apreciação. Cada peça é criada em escala artesanal, um modelo exclusivo, cujo valor estratosférico atende a um seleto grupo de clientes. O termo Alta Costura foi aplicado ao trabalho da Maison de Charles Frederick Worth, o inglês que produziu em Paris, em 1858, o 1º desfile de moda conhecido com modelos substituindo os tradicionais cabides, o que foi outra novidade na época..

Volumes, texturas, bordados e maquiagens que jamais (ou quase nunca) seriam usados na rua, nas passarelas da Alta Costura, fazem pleno sentido.

Todos sonham, muitos desejam, alguns consomem.

Mesmo com a excentricidade e o excesso que muitas vezes rouba o lugar do ‘usável’, é a semana de moda que atrai olhares do mundo todo e, sim, inspira tantas mentes criativas em suas labels para coleções diversas.

Ainda assim, nota-se que algumas marcas trabalham seu glamour de Couture sob uma nova óptica, digamos… mais usável, talvez? Creio que essa palavra exprima bem o que senti. Também não dá pra desconsiderar que os movimentos de libertação de símbolos, antes restritos a determinados segmentos, hoje, mescla-se ao street style. Então, aquilo que anos atrás era motivo de queixo caído, hoje pode (ou não) ser.

Reparem nas franjas de Zuhair, nos brilhos da Versace (com calça, by the way) e na estola da Proenza.

Capturei algumas imagens de um dos sites que mais curto, o FFW, para vocês verem o que rolou por lá (temporada Inverno 2018 já):

Zuhair Murad
Paris – Alta Costura – Inverno 2017
foto: FOTOSITE

Atelie Versace

Proenza Schouler
Paris – Verão 2018
foto: FOTOSITE
Giambattista Valli
Paris – Alta Costura – Inverno 2017
foto: FOTOSITE
Chanel
Paris – Alta Costura – Inverno 2017
foto: FOTOSITE

Sobre o FFW: portal exclusivo, que agora está no UOL e que recomendo demais para todo mundo que curte moda. Acesse aqui

É isso. 😉

O job de sábado e a opção da noiva em alugar a locação para se arrumar, pelo Airbnb
Ele voltou! Glowing Finish – iluminador em bastão da Mary Kay

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here