De 24 e 30 de abril de 2017, mais de 90 países celebram a Fashion Revolution Week. Por aqui, estão rolando eventos e ações do segmento de moda em diversos estados.

O nome do evento veio da campanha Fashion Revolution Day, o movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh (24 de abril/ 2013) e que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo e, assim, mostrar ao mundo que a mudança necessária é possível e pode gerar um futuro mais sustentável com transparência.

“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido.

Orsola de Castro, co-fundadora do movimento, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Lendo o HVAO, da queridíssima Aninha, soube da programação que rola em Salvador. Então, se você estiver por aí, mozamô, dá um chego! Também pesquisei a agenda do Rio (no site, ainda dizia que estava para ser confirmada, então, achei melhor não publicar para evitar atropelos) e de Sampa:

FASHION REVOLUTION WEEK EM SALVADOR

No dia 28 de abril, das 9h às 12h, no Lalá Multiespaço, vai rolar um encontro com blogueiras de moda para discutir o papel de propagadores de informações.

No dia 29 de abril, sábado, no Lalá, das 9h às 12h, estarei ao lado de Marina Colerato (Modefica / SP), Kiko Kislanky e Zé Pimenta (Euzaria) e André Campos (ONG Repórter Brasil / SP), para o Bate papo Faça Algo! Caminhos para uma moda diferente, que será aberto ao público.

FASHION REVOLUTION WEEK EM SÃO PAULO // Rua Oscar Freire, 2500, 05409-012

PREVIEW DA PROGRAMAÇÃO

24/04 – ABERTURA

Mesa de debate
19H – Money Fashion Power

Exposição
19H- Fashion Power

25/04 a 29/04 – EXPOSIÇÃO
10H às 21H – Fashion Power

29/04 – EVENTO OFICIAL
11H – Educação para um Futuro Sustentável
13H- Design para a Sustentabilidade
15H – Jornalismo e Comunicação Conscientes
18H – Moda nas Novas Economias

11H às 20H – Espaço Rede

14H/ 16:30H/ 18:30H – Talk Rede

Oficinas
10:30H – Coletivo.NaLã
13H e 16:30H – Costura Mirim (11-97466-6443/ contato@costuramirim.com.br)
14:30H – Upcycling de Roupas (https://goo.gl/PZu9Sk)
15H – Tricô de Braço (http://www.cinese.me/encontros/trico-de-braco-fashion-revolution-week)
16:30H – Oficina Indigo Natural + Shibori (http://www.cinese.me/encontros/oficina-indigo-natural-shibori)

11H às 18H – Bazar de Trocas Trocaria

A partir das 12:30H
– Live Painting
– Perfomance

Para conferir toda a programação, consulte o site http://fashionrevolution.org/country/brazil/  e curta a página no Facebook https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil/

Fontes: FR.ORG // HVAO

Loved Clothes Last – Vídeo do movimento Fashion Revolution
Look: vestido + jeans + bota cano curto

Comentários

comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here