É essa palavra com nome difícil que nos ajuda na hora de decorar nossa casa, sabia? Ponha um fim aos armários que não abrem porque ‘não tem espaço’!

Por Margarete Munari

A maioria dos meus clientes me procura na Maxi Interiores quando já comprou algum móvel com um preço excelente, em uma mega promoção e, depois, descobre que: ou o móvel não cabe no espaço ou ocorre o conhecido erro de cálculo, no qual se esquece de deixar um espaço mínimo de passagem para que pessoas não se batam ou portas sejam abertas.

V

Existem medidas mínimas de passagem, confortáveis para altura e para sentar e cabe à ergonomia o trabalho de estudar, estruturar e definir o melhor espaço de forma que tenhamos conforto, com segurança e de forma eficiente. São as noções de ergonomia que nos ajudam a respeitar os espaços mínimos de circulação, nosso deslocamento e limitações, por exemplo.

Para que você tenha uma ideia mais concreta, separei para nossa conversa desta semana aqui no Site da Cris algumas medidas que você pode levar junto quando for escolher móveis. Vamos lá:

Em casa

Na sala – Os estofados confortáveis para salas de TV precisam ter profundidade livre de, pelo menos, 60cm para quando o assento for estendido.

Espaço de circulação em volta da mesa de centro numa sala de estar deve ter no mínimo 50cm. Quanto mais baixa a mesa, maior o espaço vai parecer.

No quarto – A cama deve estar a uma distância mínima de 70 centímetros da parede, ou de qualquer móvel próximo. Dessa forma, você poderá passar sem se acidentar.

Caso opte por colocar um armário perto da cama, tenha em conta que não existam dificuldades em abrir as portas. A medida padrão de uma porta é de 60cm de largura, a qual se deve acrescentar, pelo menos, 10cm quando as portas são abertas.

No corredor – Para corredores compridos, não deixar passagem menor do que 80 cm. Existem alguns imóveis com 60/70 cm, o que dificulta a passagem de móveis.

Na cozinha – A mesa de refeições deve ter de 70 a 75 cm de altura em relação aos pisos, enquanto que para as cadeiras a altura de maior conforto é de 45 cm.

V

O padrão de altura das bancadas das pias de cozinha e das pias de banheiros é de 80 a 90 cm, incluindo o revestimento.

Os armários de cozinha superiores ou aéreos podem ficar de 1,40 a 1,70 m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm.

A circulação mínima entre as bancadas deve ser de 1m de distância para uma melhor circulação.

Dica: Quando o espaço é pequeno, tente colocar peças baixas porque, assim, elas não ocupam muito espaço e não sobrecarregam o ambiente.

No trabalho

Para as cadeiras de trabalho, deixar um espaço atrás de no mínimo 70cm (para afastar a cadeira para se sentar ou se levantar). Quando houver circulação eventual de uma pessoa atrás da sua cadeira, deixar pelo menos 90cm.

Preste atenção na hora de escolher as cadeiras com braço: elas precisam ser mais afastadas do tampo da mesa para permitirem que você sente e levante e, ainda sobre os braços, não deixe de conferir se a altura é menor do que o vão abaixo do tampo!

Entre Coelhadas e Beijos
Dicas de limpeza e organização de armário

Comentários

comments

COMPARTILHE
Artigo anteriorNa remada do Stand Up Paddle
Próximo artigoNa remada do Stand Up Paddle
Cris Cardoso
A Cris é pequenininha, mas adora conversar e escreve de montão. Para falar com ela, comente aqui no post ou mande email pro contato@criscardoso.com porque ela jura que sua mensagem não vai cair no limbo dos emails perdidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here